Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Bíblia ensina que Noé pregou durante 120 anos?

Em 29/08/2010
Eliel Lago escreveu:
Pastor Sandro meu amigo. 
Gostaria de saber como eu provo a luz da bíblia que Noé pregou por 120 anos.
Um grande abraço. Shalom.

Resposta:

Querido pastor Eliel,
Na verdade não há na Bíblia a afirmação de que Noé tenha pregado durante 120 anos.
Todavia, embora não se possa afirmar, é possível inferir. Vejamos:

Em Gênesis 6. 1-7 lemos:
Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade. Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Neste texto vemos o profundo sentimento de Deus, devido à maldade humana, estipulando um tempo para a aplicação do castigo do Dilúvio, que é de cento e vinte anos, a partir daquela data (1).
 
Continue a leitura: Gênesis 6: 8 - 22
Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinqüenta, a largura; e a altura, de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo. Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles. Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.

Repare que Deus ordena que Noé faça a arca para si, sua esposa, seus filhos, as suas esposas e também para os animais; logo, a arca começou a ser construída quando os filhos de Noé já eram adultos e casados e não no início dos cento e vinte anos de tolerância.

Noé foi um pregador?
Sim, confira:

2 Pedro 2. 5 lemos: “[Deus] não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios”.
E
1 Pedro 3: 18-20 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água.

Note que, na sua segunda carta o apóstolo Pedro chama Noé de “pregador da justiça” e na primeira carta nos informa da longanimidade de Deus, cujo Espírito de seu Filho, antes de sua encarnação, através de Noé, pregou aos homens rebeldes que, então, no tempo de Pedro, eram espíritos aprisionados no inferno(2).

Isto nos autoriza a pensar que Noé pregou sim aos seus contemporâneos, provavelmente por todos aqueles longos 120 anos, mesmo antes do início da construção da arca.

Qual o conteúdo da pregação de Noé?
Certamente, a mesma pregação acerca do futuro juízo de Deus, como já havia pregado o seu bisavô Enoque:
Judas 1:14, 15  Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades,  para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.

O historiador Flávio Josefo (37-103 AD) opina: "Noé, entristecido pela dor de vê-los imersos em seus crimes, exortava-os a mudar de vida"(3).

Noé chamava as pessoas para que entrassem na arca?
Não há nenhum texto bíblico que diga isto, pelo contrário, diante da maldade do mundo, Deus ordena a arca para a salvação de Noé e de sua família.

Hebreus 11:7  Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

Mas, sendo assim, então para que servia a pregação de Noé?
Para conclamar os homens à fé e ao arrependimento, que sempre foi o instrumento de Deus para a salvação, assim como a justiça de Deus sobre os impenitentes!
Através do Novo Testamento vemos um paralelo entre o juízo de Deus no Dilúvio e a destruição de Sodoma e Gomorra:

Lucas 17:26-29  Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.

E
2 Pedro 2: 5-8  e [Deus] não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; e condenou à subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas).

Lembremos que Abraão tentou interceder por aquelas cidades:
Gênesis 18:23-32 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se, porventura, houver cinqüenta justos na cidade, destruí-los-ás também e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? Então, disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei todo o lugar por amor deles. E respondeu Abraão, dizendo: Eis que, agora, me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. Se, porventura, faltarem de cinqüenta justos cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco. E continuou ainda a falar-lhe e disse: Se, porventura, acharem ali quarenta? E disse: Não o farei, por amor dos quarenta. Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: se, porventura, se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta. E disse: Eis que, agora, me atrevi a falar ao Senhor: se, porventura, se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei, por amor dos vinte. Disse mais: Ora, não se ire o Senhor que ainda só mais esta vez falo: se, porventura, se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei, por amor dos dez.

E o resultado:
Gênesis 19:15, 16;24, 25 E, ao amanhecer, os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.  Então, o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra. E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.

Usando do paralelo destes textos com os outros já estudados podemos entender que a presença de um certo número de pessoas tementes a Deus, chamadas de “justos” nestas ocasiões seria suficiente para que Deus, por amor a elas, cancelasse a destruição; todavia, este número de pessoas nessas mínimas condições de temor a Deus não chegou a dez em cada caso. Deste modo, tanto os anjos enviados à casa de Ló, como a arca de Noé foram instrumentos de Deus para a salvação dos poucos que criam nEle.
Assim, a pregação de Noé não visava que mais pessoas entrassem na arca, e sim que o povo se arrependesse de seus pecados para que Deus os perdoasse (lembre-se do arrependimento dos ninivitas do livro de Jonas).
   
Contudo, assim que Noé iniciou a construção da arca, podemos assegurar que o esforço seu e de sua família tenha se concentrado no trabalho árduo; e que as marteladas na madeira se tornaram a sua pregação mais eloqüente, indicando o juízo que fatalmente se cumpriria.

Entretanto, estes acontecimentos não podem ser circunscritos à mera história, pois, servem de alerta para o materialismo e vaidade de nossos dias. Jesus Cristo nos alerta:

Mateus 24.37-39  Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.

REFLEXÃO
Volte ao início da resposta e me diga:
Qual foi a gota d'àgua que despertou a ira de Deus sobre aquelas pessoas?
No tempo de Noé, quem se casava com quem?
Os filhos de Deus casando-se com as filhas dos homens; não é? 
Pois é, também em nossos dias, quando um enorme contingente de servos de Deus já não se preocupa com a formação de famílias verdadeiramente cristãs, reconhecemos que o juízo de Deus fatalmente se aproxima!

NOTAS
(1) Alguns estudiosos entendem que esses cento e vinte anos sejam, na verdade, a delimitação do tempo de vida dos homens desde então; todavia, vemos relatos bíblicos posteriores que mencionam diversas pessoas que viveram muito mais que isso:
Por exemplo:
Gênesis 9:29  Todos os dias de Noé foram novecentos e cinqüenta anos; e morreu.
Gênesis 11.10 - 16 São estas as gerações de Sem. Ora, ele era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio; e, depois que gerou a Arfaxade, viveu Sem quinhentos anos; e gerou filhos e filhas. Viveu Arfaxade trinta e cinco anos e gerou a Salá; e, depois que gerou a Salá, viveu Arfaxade quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas. Viveu Salá trinta anos e gerou a Héber; e, depois que gerou a Héber, viveu Salá quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas. Viveu Héber trinta e quatro anos e gerou a Pelegue.

(2) Há autores que defendem a idéia de que, após a crucificação, o espírito de Jesus desceu ao inferno e pregou aos espíritos dos homens mortos no Dilúvio. Contudo, deixam de perceber que tal pensamento levanta dúvidas quanto à longanimidade de Deus em aguardar 120 anos  para executar o julgamento no tempo de Noé, como também impõe suspeitas sobre a justiça de Deus na aplicação do castigo do Dilúvio e do inferno sobre aquelas pessoas, bem como minimiza o pecado e a responsabilidade do homem contra Deus, mesmo diante da vida e do testemunho de Noé.

(3) Josefo, Flávio "História dos Hebreus". Livro Primeiro, 3.11. Editora CPAD. São Paulo, 1990. 

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

E todo o joelho se dobrará...

Em de 24/08/2010
Adailton escreveu:

Boa noite Pastor.
“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra” Filipenses 2.10

Quando o Apóstolo Paulo diz essa frase ele se refere aos mortos?
Um abraço,
Adailton

Resposta:
Caro Adailton,

O texto referido é este:
Filipenses 2. 1-11
1 ¶ Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Destaque no vers.10 “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra”

Note que o assunto do parágrafo bíblico é a recomendação para que sigamos o bom exemplo da humildade de Cristo. Ele, que desde sempre é o Eterno Filho de Deus manifesta tamanha humildade em sua trajetória salvífica, desde o afastamento de sua posição de plena soberania, passando pela humilhante encarnação, obediência e morte substitutiva, ascensão e exaltação até a completa glorificação com o reconhecimento submisso de todas as criaturas do Universo.

Adailton, sua questão específica nos leva a um ponto do qual a Bíblia não trata com muita freqüência, daí certa dificuldade em dizer o significado exato de todas as palavras, especialmente a expressão “debaixo da terra”. Por isso, vou, humildemente dizer o que julgo mais coerente com a totalidade do ensino bíblico, recurso conhecido na teologia como “Analogia das Escrituras”. Parto do princípio de interpretação que entende que textos difíceis devem ser explicados a partir dos textos mais claros.   

Creio que a expressão “nos céus” se refira aos seres angelicais juntamente com os que foram mortos e, então, ressuscitados em Cristo, que desde o momento da morte já gozam das virtudes celestiais.

Lucas 16:22  Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
Lucas 23:42, 43  E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

“Na terra”, penso que se trate dos vivos que estiverem na terra, por ocasião da volta de Jesus.

1 Coríntios 15:51, 52  Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

E “debaixo da terra” se refira aos ímpios, trazidos do inferno, juntamente com alguns anjos maus que já se encontram em algemas eternas, bem como o diabo e seus anjos (demônios) que serão lançados na “versão completa” do inferno, que então será chamada de Lago de Fogo, ou segunda morte.

Judas 1:6  e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;
Mateus 25:41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Apocalipse 20:12-15  Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
E finalmente:

2 Timóteo 4:1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino.

Romanos 14:11, 12  Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.


Entendo que o texto consultado, especialmente a parte final “toda a língua e todo o joelho”, de acordo com os demais textos apresentados, só pode se referir ao momento da Volta de Cristo e do estabelecimento do Juízo Final, com a nomeação de todas as classes de seres inteligentes, para que todos, mesmo aqueles que forem condenados, prestem glórias a Jesus Cristo. 

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CONSIDERAÇÕES ACERCA DE MARIA, MÃE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, BASEADAS NA BÍBLIA SAGRADA.


Respondendo a pergunta de Eliel Lago Sobre as "Marias" do Novo Testamento,  Vi por bem analisar mais detalhadamente o que a Bíblia nos ensina sobre a mãe do Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria de Nazaré: 

- Jovem noiva de José da família de Davi, era ela ainda virgem quando teve seu primeiro filho, por obra do Espírito Santo.
Mateus 1:18 ¶ Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

Lucas 1:27  a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.

Mateus 1:20  Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

Lucas 2.7  e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

- Recebeu do Anjo Gabriel o título de “muito favorecida” e de Isabel, sua parenta, cheia do Espírito Santo, os adjetivos “Bendita entre as mulheres”, “mãe do meu senhor” e “Bem-aventurada”.
Lucas 1. 28  E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.

Lucas 1. 42  E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!

Lucas 1. 43 E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?

Lucas 1. 45  Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.

- Maria, com humildade e alegria, aceitou sua bem-aventurada missão, e a salvação vinda de Deus.

Lucas 1. 46-50  Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,  porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.

- O anjo instou com José que ele recebesse Maria por mulher, e ele assim o fez, sendo que não coabitaram, até que o menino nascesse. Porque José não haveria de obedecer ao anjo, receber a esposa como sua? Não é tudo o que um marido mais deseja? Acaso José e Maria não se amavam?
Mateus 1. 20-25  Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.

- A prática sexual no matrimônio nada tem de pecaminosa, pelo contrário, é incentivada por Deus. Deus condena o adultério, e Paulo ensina que os casais não devem ficar muito tempo afastados para não ficarem expostos à tentação.
Hebreus 13.4  Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.

Eclesiastes 9.9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.

Provérbios 5. 18-21  Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias. Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra? Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele considera todas as suas veredas.

I Coríntios 7. 3-5  O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.

- EM QUE MARIA TERIA PECADO SE APÓS O NASCIMENTO DE JESUS ELA SE ENTREGASSE TOTALMENTE AO SEU MARIDO? NÃO É EXATAMENTE ISTO QUE A BÍBLIA ORDENA QUE OS CASAIS FAÇAM?
- Temos claras indicações de que José e Maria cumpriram bem seu “dever matrimonial”.

 Mateus 1.25  Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus. (grifo meu)

Lucas 2.7  e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura,  (grifo meu)

Mateus 13:55  Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? (grifos meus)

- Há muitas referências específicas a irmãos legítimos no Novo Testamento, e está bem claro quando o termo irmão é usado de forma generalizada.
Mateus 1:11  Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

Mateus 4:18 ¶ Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.

Mateus 4:21  Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os.

Mateus 23:8  Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.

Mateus 25:40  O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Mateus 28:10  Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e lá me verão.

Atos 1:15 ¶ Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a assembléia de umas 120 pessoas) e disse:

Atos 11:29  Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia;

- O grego do Novo Testamento tem palavra apropriada para primo, parente e parenta
Colossenses 4.10  Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o).

Lucas 1.36  E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.

João 18.26  Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha decepado a orelha, perguntou: Não te vi eu no jardim com ele?

Romanos 16.11  Saudai meu parente Herodião. Saudai os da casa de Narciso, que estão no Senhor.

- A Bíblia menciona, em mais de um lugar Maria, José, Jesus e seus irmãos; e embora mencione uma única vez uma irmã de Maria (João 19.25), na Bíblia nada é falado  sobre primos de Jesus, exceto João Batista, filho de Isabel, parenta de Maria), e não há menção alguma  a uma segunda esposa de José.  Mas,

Mateus 2:13 ¶ Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

Mateus 2:14  Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito;

Mateus 2:20  Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino.

Mateus 2:21  Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel.

Mateus 12:46 ¶ Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.

Marcos 3:31 ¶ Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo.

Mateus 13:55  Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?

Marcos 6:3  Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.

Atos 1:14  Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

Em suma, exceto pelo preconceito que a doutrina romana tem contra o sexo, mesmo dentro do casamento, não há nenhuma outra razão para sequer imaginar que Maria não pudesse ter tido, por meios naturais filhos com seu marido José. E a Bíblia, sem preconceito algum, revela normalidade na família terrena de Jesus.

- Quanto ao primeiro milagre de Jesus em Caná da Galiléia.
João 2. 1-12  Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

A resposta ríspida de Jesus, deixa claro que Maria, embora fosse sua amada mãe, não tinha direito de interferir em sua missão.

A falta de resposta da parte de Maria às palavras de Cristo, nos mostra que ela se submeteu à autoridade de seu filho.

As palavras de Maria aos serventes nos deixam claro que ela jamais quis ser mediadora, pois preferiu que eles falassem diretamente com o Senhor.

Maria dá o exemplo do comportamento correto de não nos colocarmos entre Deus e as pessoas, mas apenas apontar o caminho direto para o Pai: Jesus.

João 14.6  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

I Timóteo 2. 5,6  Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.

- Quanto à rejeição de Jesus em sair de casa para encontrar-se com sua mãe e seus irmãos.
Marcos 3. 31-35 Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura. Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

Este momento curioso da história de Jesus, põe em dúvida até a sua educação, pois o que justificaria tal resposta por parte de um bom filho? Os versículos anteriores no evangelho de Marcos nos dão melhor clareza deste fato.

Marcos 3. 20, 21  Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.

Com este texto compreendemos porque Jesus não atendeu ao pedido de sua família. E vemos também que nem sempre Maria reagiu bem à missão de seu filho. A atitude de Maria é bastante compreensível, afinal, qual mãe não deseja proteger o filho dele mesmo? Mas isso não muda o fato de que naquele momento Jesus não podia aceitar a intromissão de sua família terrena, pois a vontade de Deus sempre deve estar em primeiro lugar.

- Jesus foi um bom filho! Quando criança, obedecia seus pais terrenos, e em seus últimos momentos na cruz se lembrou de providenciar abrigo para sua mãe junto de seu discípulo João. Porém, é digno de observação que a Bíblia jamais menciona Jesus chamando sua mãe de mãe, ou mesmo de senhora. O que levaria o Nosso Senhor a evitar lhe dar estes títulos? Por outro lado, vemos Jesus Cristo sempre desestimulando destacá-la dos demais cristãos.

Lucas 2.51  E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.

João 19. 25-27  E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.

Lucas 2.49  Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?

João 2. 4  Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo?

Lucas 11. 28  Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

Marcos 3.35  Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

REFERÊNCIAS DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA MÃE DE JESUS
Mateus 1:16  E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.

Mateus 1:18 ¶ Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

Mateus 1:20  Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

Mateus 2:11  Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.

Mateus 2:13 ¶ Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

Mateus 2:14  Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito;

Mateus 2:20,21  Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel.

Mateus 12:46 ¶ Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.

Mateus 13:55  Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?

Mateus 28:1 ¶ No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Marcos 3:31 ¶ Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo.

Marcos 6:3  Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.

Lucas 1:27  a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.

Lucas 1:30  Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.

Lucas 1:34  Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?

Lucas 1:38  Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.

Lucas 1:39 ¶ Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,

Lucas 1:41  Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.

Lucas 1:46  Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,

Lucas 1:56  Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.

Lucas 2:5  a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

Lucas 2:16  Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.

Lucas 2:19  Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.

Lucas 2:34  Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição

Lucas 2:48  Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura.

Lucas 2:51  E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.

Lucas 8:19  Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência de povo.

João 2:1 ¶ Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.

João 2:3  Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.

João 2:12 ¶ Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

João 19:25  E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.

João 19:26  Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.

Atos 1:14  Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

Romanos 16:6  Saudai Maria, que muito trabalhou por vós. (Talvez se refira a mãe de Jesus, ou a alguma outra Maria que colaborava com os discípulos.

NÃO HÁ NENHUMA REFERÊNCIA BÍBLICA SOBRE MARIA E :

·                     SUA IMACULADA CONCEIÇÃO  e IMPECABILIDADE (Dogma declarado pelo papa Pio IX em 1854)

·                     IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

·                     ETERNA VIRGINDADE (Aceita no quarto século)

·                     ASSUNÇÃO AOS CÉUS (Dogma declarado pelo papa Pio XII em 1950)

·                     MEDIAÇÃO ENTRE DEUS E OS HOMENS

·                     MILAGRES DE NOSSA SENHORA

IMPLICAÇÕES DIRETAS DA EXALTAÇÃO (HIPERDULIA) QUE O CATOLICISMO PRESTA À FIGURA DA MÃE DO SALVADOR

- A doutrina romana da Imaculada Conceição de Maria coloca em dúvida a completa natureza humana de Jesus, pois ele não teria nascido de uma mulher comum;
- Impõe a idéia de pecado à união conjugal ordenada por Deus;
- Contradiz o princípio bíblico de que todos, com exceção de Jesus, já nascem pecadores;
Romanos 5.12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Salmos 143:2  Não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não há justo nenhum vivente.

Romanos 3:10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer,

Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

Hebreus 4.15  Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

Gálatas 4.4, 5  vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.

I Coríntios 7.28  Mas, se te casares, com isto não pecas;

- A hiperdulia contraria o próprio Jesus, que queria que sua mãe fosse mais uma entre os demais obedientes filhos de Deus;
Lucas 11.27, 28 ¶ Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

Lucas 8. 19-21  Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência de povo. E lhe comunicaram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam.

- A busca pela intercessão de Maria põe em dúvida o amor de Deus pela humanidade, que deste modo parece desinteressado pelos pecadores, não fosse olhar maternal de Maria.
João 3. 16-18 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

- A busca pela intercessão de Maria nos faz duvidar da amizade de Jesus, que mesmo depois de ter morrido pelos fiéis agora só nos ouve através de sua mãe.
João 15.13, 14  Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.

Mateus 28.20 E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

- A busca pela intercessão de Maria enreda os cristãos à prática da busca pelos aos mortos, proibida nas Escrituras Sagradas;
Levítico 19:28  Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.

Levítico 20:27  O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles.

Deuteronômio 18:11  nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

I Crônicas 10.13  Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

- A busca da intercessão de Maria leva muitos à falsa idéia de que Jesus faria qualquer coisa que sua mãe pedisse.
Salomão, o homem mais sábio do mundo, também tinha disposição de agradar sua mãe, mas vejamos o que aconteceu:

I Reis 2.19-25  Foi, pois, Bate-Seba ter com o rei Salomão, para falar-lhe por Adonias. O rei se levantou a encontrar-se com ela e se inclinou diante dela; então, se assentou no seu trono e mandou pôr uma cadeira para sua mãe, e ela se assentou à sua mão direita. Então, disse ela: Só um pequeno pedido te faço; não mo rejeites. E o rei lhe disse: Pede, minha mãe, porque to não recusarei. Disse ela: Dê-se Abisague, a sunamita, a Adonias, teu irmão, por mulher. Então, respondeu o rei Salomão e disse a sua mãe: Por que pedes Abisague, a sunamita, para Adonias? Pede também para ele o reino (porque é meu irmão maior), para ele, digo, e também para Abiatar, o sacerdote, e para Joabe, filho de Zeruia. E jurou o rei Salomão pelo SENHOR, dizendo: Deus me faça o que lhe aprouver, se não falou Adonias esta palavra contra a sua vida. Agora, pois, tão certo como vive o SENHOR, que me estabeleceu e me fez assentar no trono de Davi, meu pai, e me edificou casa, como tinha dito, hoje, morrerá Adonias.  Enviou o rei Salomão a Benaia, filho de Joiada, o qual arremeteu contra ele, de sorte que morreu.

Salomão percebeu que sua mãe fora iludida por Adonias, que casando com a viúva do rei Davi procurava futuramente reclamar o trono do pai, e por isso não atendeu sua mãe.

Jesus seria mais facilmente convencido por sua mãe do que Salomão?

Mateus 12.42  A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.

Jesus, certa vez, tal como Salomão, também rejeitou um pedido de sua mãe:

Marcos 3.31-34 ¶ Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura.  Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.

Vimos anteriormente o porquê de Jesus não ter aceitado o pedido de sua mãe:

Com excesso de preocupação Maria e os irmãos de Jesus, pensando protegê-lo queriam levá-lo para longe de sua missão; que bom que Jesus não os atendeu.

- A busca da intercessão de Maria põe em dúvida a justiça divina:
Já ouvi um padre pregando que Maria é o nosso “pistolão” diante de Deus. Sem perceber ele estava atribuindo à justiça divina a mesma corrupção que vemos na justiça exercida pelos homens na terra.

Na justiça divina não há exceção:

João 3. 16-18 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

- Atribui à mãe de Jesus, adjetivos que jamais recebeu na Bíblia Sagrada, nome atribuídos apenas ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. (Ex. Rainha dos Céus e dos Anjos, Mediadora, Advogada, Intercessora, Santíssima, etc.)

I João 1,2 ¶ Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Hebreus 1.7,8  Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.

Hebreus 8.6 Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.

Apocalipse 17:14 ¶ Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.

I Timóteo 6. 13-16 ¶ Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

Atos 4:12  E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Romanos 8:26,27 ¶ Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

Romanos 8:34  É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

João 14.6  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Podemos, honestamente dizer que a hiperdulia prestada à figura da mãe de Jesus não tem nada a ver com adoração?
O catolicismo

Se dobra diante da imagem atribuída a Maria, faz preces e promessas em seu nome e chama-a de “Nossa Senhora”

Mas,

Quando Satanás pediu que Jesus tão somente se prostrasse diante dele, teve como resposta:

Mateus 4.10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.

Quando o apóstolo Pedro teve o novo crente Cornélio vindo em sua direção para prostrar-se diante dele, acudiu:

Atos 10. 26  Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.

E nas duas vezes que o anjo do Apocalipse teve o apóstolo João disposto a se ajoelhar diante dele repreendeu:

Apocalipse 19.10 Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

Apocalipse 22.9  Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

- Apenas Jesus recebeu adoração sem se ofender, pois Ele é Deus.

Mateus 20.20 ¶ Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.

Lucas 24.52 Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo;

Efésios 4.5,6  há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

I Coríntios 8.6  todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

Filipenses 2. 10, 11 10  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,

11  e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Com este estudo podemos compreender que Maria, escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, era uma autêntica serva de Deus, que não podia ser em sua essência, em nada diferente dos demais seres humanos, para que o filho de Deus herdasse dela a verdadeira humanidade, com todas as suas limitações, exceto pelo pecado, por ser ele primeiramente divino.

Cabe aqui a pergunta:

- Se nem Maria, nem Jesus, nem os apóstolos jamais tencionaram fazer dela algum tipo de mediadora ou senhora dos cristãos. Então de onde vem a extremada devoção à sua figura?
Essa idéia surgiu como represália de Satanás, após Jesus haver denunciado seus planos malignos.

CONFIRA:
Lucas 11. 14 ¶ De outra feita, estava Jesus expelindo um demônio que era mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo passou a falar; e as multidões se admiravam.

15  Mas alguns dentre eles diziam: Ora, ele expele os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios.

16  E outros, tentando-o, pediam dele um sinal do céu.

17  E, sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e casa sobre casa cairá.

18  Se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Isto, porque dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.

19  E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.

20  Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.

21  Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens.

22  Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.

23  Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

24  Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí.

25  E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada.

26  Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro.

27 ¶ Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram!

28  Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! (grifo meu)

Perguntas previstas:

1. Qualquer mulher poderia ter recebido a missão de ser mãe de Jesus?
É importante observar que era imprescindível que Maria fosse uma mulher comum, isto é, sem poderes ou natureza especiais, para que pudesse transmitir ao Filho de Deus a sua simples natureza humana, que é comum a todos nós. Também é bom lembrar que, como vimos no início do estudo, a Bíblia concede à Maria legítimos elogios (bendita, bem-aventurada, humilde, serva, crente, etc); e é natural que Deus tenha sido criterioso na escolha dos pais terrenos de seu Filho. Não podemos e nem queremos tirar de Maria o reconhecimento de ter sido uma valorosa serva de Deus. Observando sempre que todo o bem feito na terra pelos homens e mulheres de Deus só podem ser praticados pela força que o próprio Deus nos dá. É Deus que em Sua graça nos ampara.

Disse Jesus: (João 15.5)  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Disse o apóstolo Paulo: (I Coríntios 15.10)  Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2. De onde vem o nome mãe de Deus? É correto?
Theotokos (do grego: portadora de Deus), mal traduzido como mãe de Deus, é um antigo nome atribuído à mãe de Jesus. No natal de 428 d.C Nestório, bispo de Constantinopla pregou contra chamar Maria de portadora de Deus, pois, segundo ele, “era errado dar o nome de Deus a quem tem dois ou três meses de idade”. Por isso Nestório optou por chamá-la Christotokos (do Grego: Portadora de Cristo). A Igreja Cristã se reuniu em concílio universal na cidade de Éfeso em 431 e acabou por julgar Nestório como herege e a afirmar as Duas Naturezas de Jesus (Humana e Divina) em uma única pessoa. E deste modo, sem dar a Maria nenhuma atenção indevida, é possível dizer que o que saiu de seu ventre era o eterno Deus Filho, manifesto em sua verdadeira humanidade.  Maria só pode ser chamada Mãe de Deus, se com isso quisermos dizer que Jesus, o eterno Deus Filho é Deus-Homem, desde o seu nascimento.

3. Qual a participação de Maria na concepção de Jesus? Ela contribuiu com o seu óvulo? Ou o ser completo de Jesus foi colocado em seu útero?
A Bíblia não busca esclarecer questões científicas atuais, como óvulo e espermatozóide, contudo ela nos mostra que Jesus é verdadeiramente Filho de Deus e de Maria, por ação do Espírito Santo. Maria não foi mera “barriga de aluguel”, ela foi mãe de fato da natureza humana de Jesus. Todavia, como não houve participação de homem nesta concepção, podemos inferir que toda a natureza humana de Jesus descende de sua mãe Maria, e de Deus a sua completa divindade. O milagre de trazer à vida a partir de um só gênero já foi visto na história da Criação, quando Deus de um só, Adão, fez Eva. A concepção do Filho de Deus não pode jamais ser comparada às mitologias de deuses coabitando com mulheres, dando origem a titãs. Não houve relação sexual entre Deus e Maria, não houve mistura ou confusão, dela Cristo recebeu sua humanidade e de Deus a sua Divindade. Convém parar aqui! Não posso ir além nesta explanação, pois este mistério vai além do nosso entendimento; e, parafraseando o pastor João Calvino: “Onde a Bíblia fala, falamos; e onde ela se cala, convém que nos calemos!”

As Marias do Novo Testamento


Em 12 de agosto
Eliel Lago escreveu:
A paz do Senhor Pastor Sandro. Minha questão é sobre a Maria que ungiu os pés de Jesus. São quantas Marias e quais são? Maria Madalena era prostituta ou apenas endemoninhada? Shalom.

Resposta
Caríssimo Eliel:

No Novo Testamento temos referência a oito “Marias”, que provavelmente tratam de cinco ou seis pessoas distintas: 1. Maria, mãe de Jesus; 2. Maria Madalena; 3. Maria, mãe de Tiago, Maria, esposa de Cleopas, a outra Maria; 4. Maria, irmã de Marta e Lázaro;  5. Maria, mãe de João Marcos; e finalmente 6. Maria, saudada pelo apóstolo Paulo.

1.                  Maria, mãe de Jesus.
Reconhecida como serva de Deus, foi obediente e fiel na tarefa de conceber e dar a luz, e, juntamente com seu marido José, criar o menino Jesus, o Filho Unigênito de Deus encarnado. Contudo, a Bíblia menciona tanto a virtude como os momentos de fraqueza e de confusão da bem aventurada Maria. Isto de modo algum permite que nos esqueçamos do seu importante papel na vida de Jesus e de sua fiel participação na igreja do Novo Testamento. Todavia devemos lembrar que a Igreja do Novo Testamento jamais reconheceu outro senhor ou senhora, além de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Mateus 1:16  E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.
Lucas 1:38  Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.
Mateus 1:18 ¶ Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Mateus 1:20  Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
Mateus 2:11  Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
Lucas 2: 48-50 Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?
Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera.
Marcos 3. 20, 21  Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.
Marcos 3. 31-35 Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura. Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
João 19:25  E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Atos 1:14  Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
Efésios 4:5  Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
1 Coríntios 8:6  todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

2.                  Maria Madalena - Maria de Magdala (uma aldeia da Galiléia em Israel).
Esta Maria é aquela da qual se diz em Lucas 8:32 de quem Jesus expulsou sete demônios. Não é adequado identificá-la com a mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus, de Lucas 7:36-50, pois daquela apenas se menciona que era pecadora (não lhe mencionando o pecado), mas, com certeza não estava possessa, pois se põe conscientemente a adorar a Jesus. Era a primeira vez que se encontrava com Jesus (é o que podemos depreender da descoberta de Jesus acerca do passado dela, que o fariseu julgava como necessário para provar que Ele era um profeta de Deus), e já saiu de sua presença com a sentença de salvação. Maria Madalena foi testemunha da morte e ressurreição de Jesus.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Lucas 8:2  e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
João 19:25  E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Marcos 15:47  Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto.
Marcos 16:1 ¶ Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.
João 20:1 ¶ No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.
João 20:11 ¶ Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo,
João 20:16  Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!
Marcos 16:9 ¶ Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.
João 20:18  Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.
Lucas 24:10  Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos.

Lucas 7: 37-39, 50  E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.


3.                  Maria, mãe de Tiago; Maria, esposa de Cleopas; A outra Maria.
Das referências bíblicas abaixo é possível depreender com segurança que essas três “Marias” são a mesma pessoa. Segundo, Eusébio de Cesaréia (270-340 d.C), citando Hegesipo, ela era cunhada de Maria, mãe de Jesus. Ela fazia parte do grupo de mulheres que presenciou a morte e a ressurreição de Jesus.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Mateus 27:56  entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu.
Marcos 15:40  Estavam também ali algumas mulheres, observando de longe; entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;
Marcos 15:47  Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto.
Marcos 16:1 ¶ Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.
Lucas 24:10  Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos.
João 19:25  E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Mateus 27:61  Achavam-se ali, sentadas em frente da sepultura, Maria Madalena e a outra Maria.
Mateus 28:1 ¶ No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
“Depois do martírio de Tiago e da tomada de Jerusalém, que se seguiu ime­diatamente, é tradição que os apóstolos e discípulos do Senhor que ainda viviam reuniram-se de todas as partes num mesmo lugar, junto com os que eram da família do Senhor segundo a carne (pois muitos deles ainda viviam), e todos celebraram um conselho sobre quem seria considerado digno de suceder a Tiago, e todos, por unanimidade, decidiram que Simeão, o filho de Clopas - mencionado também pelo texto do Evangelho, era digno do trono daquela igreja, por ser primo do Salvador, ao menos segundo se diz, pois Hegesipo refere que Clopas era irmão de José... ... Com um pouco de cálculo pode-se dizer que tam­bém Simeão viu e ouviu pessoalmente o Senhor, baseando-se na longa duração de sua vida e na menção que o texto dos evangelhos faz de Maria de Clopas, de quem já se demonstrou que Simeão era filho”. [“História Eclesiástica”  de  Eusébio de Cesaréia. pp. 60, 69,70. Editora Novo Século. São Paulo, 1999].


4.                  Maria, irmã de Marta e Lázaro
Maria, irmã de Marta e Lázaro é a mulher mencionada em João 12:3, Mt 26:6-13 e Mc 14:3-9, que ungiu a Jesus próximo ao tempo em que Ele havia de morrer na cruz. Ela estava tremendamente agradecida por Jesus ter ressuscitado seu irmão. Há pouquíssimas diferenças nestes relatos; enquanto Mateus e Marcos dizem que a mulher ungiu a cabeça de Jesus, João nos conta que Maria, irmã de Lázaro lhe ungiu os pés. Isto não é um verdadeiro problema, pois uma coisa não exclui a outra. Entretanto, é importante diferenciar esta unção em Betânia daquela de Lucas 7, que ocorreu na Galiléia. Enquanto naquela, os presentes se achavam importantes demais para que a mulher de vida duvidosa viesse à sua presença, lhes causando estranheza a aceitação de Jesus; nesta os presentes achavam o perfume caro demais para ser “desperdiçado” em Jesus. Por outro lado, Maria sempre valorizava a presença do Senhor Jesus; nada lhe parecia mais importante do que estar junto dEle e ouvir Seus ensinos; esta atitude foi elogiada por Cristo.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
João 11:2  Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.
João 11:19  Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão.
João 11:32  Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
João 11:45 ¶ Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.
Lucas 10:39  Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
Lucas 10:42  Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

João 12:3-9  Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes. Soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali, e lá foram não só por causa dele, mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.
Lucas 7:36-50 Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinqüenta.  Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?  Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés. Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.


5.                  Maria, mãe de Marcos
Existe apenas uma referência direta acerca desta Maria, mãe de João Marcos, autor do Evangelho de Marcos, primo de Barnabé. Especula-se que a instituição da Santa Ceia, por Jesus, tenha acontecido na casa dela e que o jovem do lençol (que fugiu desnudo), tenha sido o seu filho João Marcos.

REFERÊNCIA BÍBLICA

Atos 12:12  Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
Colossenses 4:10  Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o)
Marcos 14:51, 52  Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu desnudo.

6.                  Maria, saudada pelo apóstolo Paulo
O apóstolo não dá nenhuma outra informação acerca desta virtuosa mulher, que poderia ser qualquer uma das anteriores, ou ainda outra, visto que este nome era muito comum na igreja, pois era a forma helenizada de Miriã, irmã de Moisés e importante personagem bíblica.
 
REFERÊNCIA BÍBLICA
Romanos 16:6  Saudai Maria, que muito trabalhou por vós.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O espírito do Profeta Samuel, numa Sessão Espírita?


Em 08/08/2010

Jônatas escreveu:
Pastor, tenho uma dúvida. Gostaria que o senhor falasse sobre a medium em En-Dor a quem Saul consulta em 1 Samuel 28. O profeta Samuel foi, de fato, evocado de sua morte naquele momento? De que maneira explicaria essa passagem a um espírita?

Resposta:


Eis o texto bíblico: 1 Samuel 28:3-25
3  Já Samuel era morto, e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos.
4  Ajuntaram-se os filisteus e vieram acampar-se em Suném; ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.
5  Vendo Saul o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração.
6  Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
7 ¶ Então, disse Saul aos seus servos: Apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Há uma mulher em En-Dor que é médium.
8  Saul disfarçou-se, vestiu outras roupas e se foi, e com ele, dois homens, e, de noite, chegaram à mulher; e lhe disse: Peço-te que me adivinhes pela necromancia e me faças subir aquele que eu te disser.
9  Respondeu-lhe a mulher: Bem sabes o que fez Saul, como eliminou da terra os médiuns e adivinhos; por que, pois, me armas cilada à minha vida, para me matares?
10  Então, Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Tão certo como vive o SENHOR, nenhum castigo te sobrevirá por isso.
11  Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.
12  Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.
13  Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês? Então, a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que sobe da terra.
14  Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.
15 ¶ Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então, disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se desviou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei para que me reveles o que devo fazer.
16  Então, disse Samuel: Por que, pois, a mim me perguntas, visto que o SENHOR te desamparou e se fez teu inimigo?
17  Porque o SENHOR fez para contigo como, por meu intermédio, ele te dissera; tirou o reino da tua mão e o deu ao teu companheiro Davi.
18  Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR e não executaste o que ele, no furor da sua ira, ordenou contra Amaleque, por isso, o SENHOR te fez, hoje, isto.
19  O SENHOR entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus, e, amanhã, tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o SENHOR entregará nas mãos dos filisteus.
20 ¶ De súbito, caiu Saul estendido por terra e foi tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e faltavam-lhe as forças, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite.
21  Aproximou-se de Saul a mulher e, vendo-o assaz perturbado, disse-lhe: Eis que a tua serva deu ouvidos à tua voz, e, arriscando a minha vida, atendi às palavras que me falaste.
22  Agora, pois, ouve também tu as palavras da tua serva e permite que eu ponha um bocado de pão diante de ti; come, para que tenhas forças e te ponhas a caminho.
23  Porém ele o recusou e disse: Não comerei. Mas os seus servos e a mulher o constrangeram; e atendeu. Levantou-se do chão e se assentou no leito.
24  Tinha a mulher em casa um bezerro cevado; apressou-se e matou-o, e, tomando farinha, a amassou, e a cozeu em bolos asmos.
25  E os trouxe diante de Saul e de seus servos, e comeram. Depois, se levantaram e se foram naquela mesma noite.

Caro Jônatas,

Quanto a esta passagem bíblica, podemos afirmar que trata de um ardil da mulher enganando Saul ou do diabo enganando os dois.
Considere:
a)      Se Deus não quis falar com Saul por meios lícitos, não seria por meio de algo condenado pelo próprio Deus, que o Senhor o atenderia, ainda mais com a participação do profeta Samuel que, fiel a Deus, sempre fora contra a feitiçaria.  “Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas” (1 Samuel 28. 6).Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus” Levítico 19:31. “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (I Sm 15.23).  
b)     O rei Saul não viu nem ouviu nada além da performance da mulher adivinha. Este detalhe abre a possibilidade de uma fraude por parte da médium. “Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou” (1 Samuel 28. 14).
c)     A “mensagem” dada pelo “Samuel” da sessão espírita, naquilo em que estava certa, só fez repetir as palavras que o verdadeiro Samuel já havia falado quando vivo; e naquilo que foi “predito” pelo espírito, como a entrega de Saul aos filisteus, o próprio Saul fez questão de contrariar, suicidando-se antes que os inimigos o alcançassem. Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele” (1 Samuel 29:4, 5).
d)      Saul foi condenado por seus crimes, dentre eles o fato de ter buscado a pitonisa. Fazer o mesmo que ele fez é atrair para si a mesma condenação.  “Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante" (1 Crônicas 10:13); Apocalipse 21:8  "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte".

Se Samuel não apareceu para Saul, então quem foi?

Aceitando-se que a médium não estivesse encenando tudo, resta a presença de espíritos enganadores. Neste ponto, Allan Kardec nos daria razão, pois ele escreveu:
Um fato demonstrado pela observação e confirmado pelos próprios Espíritos é que os Espíritos inferiores apresentam-se muitas vezes com nomes conhecidos e respeitados. Quem pode, portanto, assegurar que aqueles que dizem ter sido Sócrates, Júlio César, Carlos Magno, Fénelon, Napoleão, Washington, etc. tenham realmente animado esses personagens? Essa dúvida existe entre alguns adeptos bastante fervorosos da Doutrina Espírita. Admitem a intervenção e a manifestação dos Espíritos, mas perguntam que controle podemos ter da sua identidade. Esse controle é de fato bastante difícil de realizar, mas se não pode ser feito de maneira tão autêntica como por uma certidão de registro civil, pode sê-lo por presunção, através de certos indícios.” (“O Livro dos Espíritos” – p. 41. Editora Opus Ltda. 2ª edição especial, 1985).
E ainda:
“Devemos igualmente desconfiar dos Espíritos que se apresentam com muita facilidade usando nomes bastante venerados, e só com muita reserva aceitar o que dizem. Nesses casos, sobretudo, é que um controle se torna indispensável. Porque é freqüentemente a máscara que usam para levar-nos a crer em pretensas relações íntimas com Espíritos excelsos. Dessa maneira eles lisonjeiam a vaidade do médium e se aproveitam dela para o induzirem a atos lamentáveis e ridículos”. (“O Livro dos Médiuns” – p. 402. Editora Opus Ltda. 2ª edição especial, 1985).
Como vemos até Kardec sabia da fragilidade da identificação destes espíritos; todavia, o seu erro maior foi pensar se tratar de espíritos mentirosos de pessoas mortas, quando na verdade trata-se de demônios que se aproveitam da saudade dos parentes dos falecidos, da impossibilidade da volta dos verdadeiros parentes mortos, que estão no céu ou no inferno e, principalmente, da doutrina espírita, que lhes possibilitam acesso aos seres humanos que, sensibilizados, se deixam enganar.


Um outro erro do tal "espírito de Samuel" que talvez nos ajude a desmascará-lo foi o de afirmar que o profeta Samuel teria dito antes ao rei Saul que Davi reinaria em seu lugar:


I Samuel 28.17 Porque o SENHOR fez para contigo como, por meu intermédio, ele te dissera; tirou o reino da tua mão e o deu ao teu companheiro Davi.

Contudo, a Bíblia nos conta que o verdadeiro Samuel apenas predisse que o reino seria dado ao companheiro de Saul, mas não revela o nome dele ao rei.

Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu. I Samuel 15. 28

1) Samuel não poderia ter dito isso antes ao rei Saul porque se dissesse, até o próprio Samuel correria risco de morte se Saul soubesse que Samuel haveria de ungir a Davi em seu lugar:

Confira:

I Samuel 16.
1 Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei.

2 Disse Samuel: Como irei eu? Pois Saul o saberá e me matará. Então, disse o SENHOR: Toma contigo um novilho e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.

3 Convidarás Jessé para o sacrifício; eu te mostrarei o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te designar.

2) Samuel não poderia ter dito isso antes ao rei Saul porque até a última vez que Saul e Samuel se viram e se falaram (Cap. 15 de I Samuel) Samuel não sabia ainda quem deveria ser ungido como novo rei (o que só lhe foi revelado no Cap. 16).

Confira:

I Samuel 15. 35
Nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porém tinha pena de Saul. O SENHOR se arrependeu de haver constituído Saul rei sobre Israel.

I Samuel 16
6. Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido.
7. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.
11 Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.
12 Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele.

3) Como ficou demonstrado, não foi Samuel quem despertou a inveja e o ódio do rei Saul contra Davi, pois   nunca fora a intenção de Samuel, denunciar a Saul o nome do futuro rei, quem atiçou o rei contra Davi foram as músicas maldosas das mulheres do povo e a incitação de um espírito maligno!

Confira:
I Samuel 18.
6 Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música.
7 As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares.
8 Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino?
9 Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos.
10 No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança,
11 que arrojou, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.

Observe mais uma vez a palavras registradas em I Samuel 28.17:

Porque o SENHOR fez para contigo como, por meu intermédio, ele te dissera; tirou o reino da tua mão e o deu ao teu companheiro Davi.

Não seria aqui uma mal-disfarçada confissão do próprio espírito maligno que naquele momento zombava do monarca desesperado, o mesmo que no seu passado recente iludira o rei, incitando o seu ódio mortal contra Davi, o novo ungido do Senhor?

Contudo, julgo que o maior erro e perversidade do falso Samuel está justamente nesta fala:

1 Samuel 28:19 O SENHOR entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus, e, amanhã, tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o SENHOR entregará nas mãos dos filisteus.

Aqui, divulga-se a mentira de que todos os espíritos dos mortos, tanto de justos como de incrédulos vão para o mesmo lugar. Ora, se fosse mesmo o espírito de Samuel, jamais se poderia esperar que Saul, uma vez falecido seria contemplado com a mesma sorte, indo parar no mesmo lugar que o finado profeta fiel.

Veja o que Jesus, ensinou sobre a diferença entre o destino imediato da alma dos justos e dos injustos:

Lucas 16.
22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

Chamo isto de o maior erro da fala do espírito, pois, lança dúvidas sobre a execução da justiça de Deus na existência após a morte.


Diz a Bíblia Sagrada:
Isaías 8:19  Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?
Daniel 12:2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
Zacarias 10:2  Porque os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos vêem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor.
Malaquias 3:5  Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.
Lucas 16: 22, 23, 26 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.
Atos 24:15  tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos.
1 Timóteo 4:1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios...
Hebreus 9:27,28 “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação”.

Creio que restam ainda algumas considerações:
I - Muito embora tenhamos demonstrado biblicamente a impossibilidade do retorno dos mortos a este mundo, senão pela ressurreição, bem como o risco daqueles que insistem nesta busca, de serem vítimas de demônios ou de charlatães, o maior motivo para não se buscar contato com os mortos é que Deus condena toda a tentativa de comunicação com eles!
É importante que se diga que qualquer tentativa de contato com os mortos é em si mesma uma ofensa contra Deus! Por isso, antes mesmo de perguntar se é possível a comunicação com os mortos, ou se o finado profeta Samuel de fato falou com o rei Saul, devemos ter como seguro que, por amor e obediência a Deus, o verdadeiro cristão jamais deve buscar estas coisas, independente das vantagens oferecidas. A mesma proibição se dá em relação às orações que muitos fazem aos falecidos, sejam parentes ou “santos” do catolicismo.

II - Todavia, para o espiritismo não há valor algum em provar biblicamente seus desvios.
O espiritismo jamais se submeteu ao ensinamento bíblico, e nunca se propôs a isto. Ele usa os textos bíblicos apenas como um modo de aproximação aos cristãos. O uso de textos como o da médium de En-dor, a identificação de Elias com João Batista, a pregação de Jesus acerca do novo nascimento, entre outros, só tem valor para eles na medida em que possa gerar alguma dúvida ao cristão; quando provamos que a Bíblia condena a consulta aos mortos, isto não lhes causa nenhuma preocupação, pois para eles, a Bíblia não é a Palavra de Deus.

III - A maior diferença entre o Cristianismo e qualquer seita está na importância que é dada a Jesus Cristo. Cremos que Jesus é o Filho de Deus, nosso único e suficiente salvador, que morreu para nos perdoar os pecados. Para o espiritismo ele é apenas um espírito iluminado; em matéria de perdão o que vale é a lei do carma, que crê que cada um reencarna para expiar seus próprios erros, não existe perdão de pecados!

Lembremo-nos que na Bíblia Sagrada, o perdão que damos ao nosso próximo é a conseqüência do perdão que recebemos de Deus, através de Jesus.
Colossenses 3:13  Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
2 Coríntios 2: 10, 11 A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.