Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um crente pode ir a shows?!?

Jônatas escreveu:

Pastor, gostaria de saber: Qual sua opinião a respeito de shows? Qual deve ser os critérios básicos adotados pelo crente ao se decidir assistir a um show?

Abraço!

Resposta:

Caro irmão Jônatas,

Sempre que tivermos alguma dúvida e antes mesmo de formar opinião, precisamos saber o que a Bíblia diz a respeito.



Há diversos textos nas Escrituras que mencionam as músicas e as danças como expressão de intensa alegria diante Deus, sendo bastante freqüentes em festividades religiosas. Todavia, enquanto a instituição e preservação do ministério dos cantores esteja bem atestada no Antigo Testamento, não há nenhuma referência bíblica sobre a prática de danças no templo. Quanto ao uso de músicas e danças tanto nas comemorações como nas brincadeiras infantis, a Bíblia trata como algo natural e aceitável.

É preciso que se diga que Deus não condena manifestações de arte e alegria, mas apenas quando elas estão a serviço da maldade, imoralidade ou qualquer outro pecado.

Como exemplo tomo esta história narrada por Mateus (14. 3- 10):



3 Porque Herodes, havendo prendido e atado a João, o metera no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão;

4 pois João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la.

5 E, querendo matá-lo, temia o povo, porque o tinham como profeta.

6 Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes.

7 Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe o que pedisse.

8 Então, ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista.

9 Entristeceu-se o rei, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, determinou que lha dessem;

10 e deu ordens e decapitou a João no cárcere.



O evangelho revela que a performance daquela moça foi a motivação à prática de um terrível pecado.

Creio que também hoje em dia muitos shows têm servido de incitação à prática de coisas proibidas por Deus, como imoralidade, vícios, violência, linguagem obscena, etc.

É preciso que percebamos que tais artistas são, na verdade, “pregadores” de um estilo de vida ofensivo a Deus, e não nos deixarmos envolver ingenuamente pela beleza de sua arte. Assim, se um crente sabe de antemão que uma apresentação irá enveredar por estes lados, convém nem ir, e se acaso se surpreender com algo assim no meio do show, é melhor sair, como forma de protesto. Todavia, acredito que, como resultado da graça comum de Deus aos homens, ainda existe na terra muita coisa bonita e diversas músicas seculares que elogiam o amor entre o homem e a mulher, e a boa convivência entre as pessoas. Tais expressões artísticas são válidas e merecem nossa apreciação. Além disso, nunca é demais alertar quanto às tristes conseqüências das más companhias, que invariavelmente nos trazem transtornos por seus erros. Concluo dizendo que, para estas e outras situações, três coisas são imprescindíveis: conhecimento bíblico, oração e bom senso.

Um forte abraço,
Pr. Sandro Márcio