Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

sábado, 31 de dezembro de 2011

Qual o destino daqueles que morrem na Infância?




Em 25 de novembro de 2011, Catiúscia -GO escreveu:
Rev. Sandro:
Sei que ninguém tem direito a salvação e que já nascemos pecadores.
Então se uma criança nasce e não for eleita ela será condenada?
Se um bebê acaba de nascer e por uma fatalidade morre, se não for eleito ele vai pro inferno?
Mas é isso que me incuca... Mesmo sendo uma criança? Que não tem discernimento de nada?
Se for eleito vai pro céu?
Entende minha dúvida?
Reverendo, minha dúvida aumentou quando o pastor, que estava aqui, disse que todas as crianças, morrendo enquanto crianças iriam para o céu...
Minha irmã e eu estávamos conversando sobre esse assunto, e queríamos referências bíblicas sobre tal, por isso recorri ao senhor!

Resposta:
Caty, este assunto é cercado de uma carga emocional muito grande! Por um lado vemos pessoas,  pastores e mesmo igrejas inteiras, afirmando que todas as crianças que falecem são salvas, enquanto tantos outros asseguram que os que morrem na infância só são salvos se forem filhos de salvos; há também aqueles que pensam que só são salvos os que tem condições mentais para aceitar a Cristo como seu senhor e salvador e o fazem de fato; e por último há aqueles que defendem que Deus, pela graça de Cristo, salva a quem Ele quiser! Nem sequer falamos daqueles que adotam a posição de que o sacramento do batismo confere salvação, por sua total falta de coerência com o ensinamento bíblico!

É fácil constatar que, na maioria das vezes, as convicções pessoais se mostram mais fortes do que as próprias evidências disponíveis. Entretanto, devemos sempre lembrar que a Bíblia Sagrada é a nossa única infalível regra de fé e prática, e que fora dela o que temos são apenas opiniões!

Pois bem, de início, temos que reconhecer que não há texto bíblico que afirme, sem sombra de dúvida, que todas as crianças que morrem serão salvas, e nem que ensine claramente que alguma criança foi para o inferno!

O que vemos na Bíblia é a presença do pecado no mundo, após a queda de Adão e Eva e a condição de pecadores herdada por seus filhos, o pecado não é apenas aquilo que fazemos conscientemente, é na verdade uma disposição de espírito contrária a Deus. A Bíblia diz que éramos por natureza filhos da ira! Não pecamos porque pensamos de forma errada, mas pensamos e agimos erradamente porque somos pecadores, desde o nascimento! Assim, a despeito da “carinha de anjo”, toda criança é também um pecador! O que quero dizer é que ninguém tem direito à salvação. Ao nascer, a criança não está isenta do pecado, que faz parte de sua natureza decaída, ela só não é capaz de agir como um adulto o faz, mas, se olharmos com atenção, já podemos perceber manifestações da sua raiva. Tão logo ela possa, vai demonstrar o seu pecado através de ações; pois, assim que cresce um pouquinho, a criança, também mente, engana e até odeia; talvez não com a mesma “habilidade” dos adultos, mas o pecado já está ali!

Romanos 5:12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Salmo 51.5  Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Salmos 14:3  Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Eclesiastes 7:20  Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque.
Romanos 3:10  como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
Romanos 3:12  todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Romanos 3:23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

 Ué?!? Mas, e as palavras de Jesus em Lucas 18:17: “Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele” e  Mateus 19.14 “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus” ?
Quando Jesus diz que devemos nos tornar como crianças, não quer dizer puros como crianças, pois elas não são puras, e sim que devemos ser confiantes, humildes e aprendizes, como elas são!

E o outro texto mencionado acima, acerca de Jesus e as crianças, trata apenas da bênção do Senhor aos filhos daqueles que nEle crêem, e não estou certo se pode ser extensivo a todas as crianças. Não podemos afirmar com certeza. Creio que chamar uma criança de inocente não seja adequado pois então não seriam pecadoras desde o nascimento como a Bíblia diz e não precisariam de Jesus como seu Salvador!

Não estou afirmando que alguma criança se perde, e sim que, se uma criança é salva, assim o é, tão somente, pelo sacrifício de Cristo em seu favor, e não por alguma virtude que possua! Crianças ou adultos só são salvos pela graça de Cristo, mediante o Seu sacrifício na cruz!

Em João 1. 12 e 13, lemos:   Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Mas, se a fé e a aceitação consciente é um requisito para a salvação, poderia Deus salvar aqueles que são incapazes de crer?

Creio que sim, pois lemos na Bíblia que o Filho de Deus traz salvação a todo aquele que O aceita como seu Senhor e Salvador, não como uma atitude meramente intelectual, mas como uma reação natural ao novo nascimento que o Espírito Santo promove em nós, conforme João 3.3-8!  Além disso, registra-se nas Escrituras alguns relatos acerca daqueles que, mesmo não podendo ainda exercer a fé, já foram usados, reconhecidos e tratados como servos de Deus! É o caso de Isaque, Sansão, Samuel, Jeremias,  e especialmente de João Batista, que teve um mover especial do Espírito Santo, mesmo antes de nascer, por ocasião da visita de Maria, que estava esperando o Messias, à sua mãe Isabel que o trazia em seu ventre, conforme Lucas 1. 39-45.
Temos também a, já mencionada, palavra de Jesus aos pais crentes que traziam seus filhos para que Ele os abençoasse: “...porque dos tais é o reino dos céus”! São passagens que nos dão segurança para confiar a Ele a vida de nossos pequeninos, mesmo que eles ainda não possam crer.
   
Posto que penso já ter demonstrado que Cristo salva também as criancinhas, podemos afirmar que só os filhos dos salvos que morrem na infância, serão salvos?
Temos algumas evidências bíblicas que demonstram o favor de Deus também para com crianças que nasceram em lares infiéis:

É o caso do menino Abias, filho de Jeroboão, o rei apóstata (I Reis 14. 10-13):
10  portanto, eis que trarei o mal sobre a casa de Jeroboão, e eliminarei de Jeroboão todo e qualquer do sexo masculino, tanto o escravo como o livre, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que, de todo, ela se acabe.
11  Quem morrer a Jeroboão na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo aberto, as aves do céu o comerão, porque o SENHOR o disse.
12  Tu, pois, dispõe-te e vai para tua casa; quando puseres os pés na cidade, o menino morrerá.
13  Todo o Israel o pranteará e o sepultará; porque de Jeroboão só este dará entrada em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o SENHOR, Deus de Israel, em casa de Jeroboão.

Além disso, se a Bíblia fala sobre salvos de todas as nações, tribos, povos e línguas, e sabemos que muitos grupos étnicos desapareceram sem ter contato com o Evangelho, acaso os seus salvos seriam as sua crianças falecidas, soberanamente eleitas por Cristo?
Apocalipse 7. 9, 10.
9  Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
10  e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.

Podemos afirmar que Deus é soberanamente livre para exercer sua misericórdia sobre quem Ele quiser:
Romanos 9. 15, 16.
15  Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
16  Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.

Portanto, todos nascemos pecadores e mesmo que os bebês,  não possam ainda praticar o ato, o pecado já os acompanha e influencia, desde o nascimento, e, deste modo, ninguém tem o direito à salvação por inocência, seja uma criança pequena ou um adulto, mentalmente incapaz, ou alguem que jamais tenha ouvido o Evangelho. Pois, assim como foi justo que recebêssemos a herança do pecado de nosso representante Adão, é também justo que Cristo nos represente para a salvação, e não podemos afirmar se Ele predestinou ou não todas as crianças ao céu, não temos tanta sabedoria para avaliar o desígnio do Senhor, pois, Deus escolhe e salva a quem lhe apraz! Não há nada na Bíblia que nos proíba de pensar que Ele decidiu salvar a todas as crianças que falecem, bem como a todos os mentalmente incapazes. Entretanto, isto é algo que não podemos afirmar com plena certeza, muito embora fosse este o desejo de nosso coração! Todavia, há na Bíblia Sagrada o pacto de Jesus com os que crêem e com sua família (Josué 24.15; Atos 2.39; Marcos 5.19 e Atos 16.31) e esta esperança bendita é um dos motivos principais para nós que cremos em Jesus e somos batizados, batizarmos também nossos bebês e crermos na sua salvação, não é algo infalível, pois a Bíblia mostra muitos filhos de crentes que se revelaram infiéis, mas cabe a nós educá-los como crentes e confiar suas vidas ao Senhor!

Querida irmã, como posso observar na sua fala, você está correta em dizer que Deus elege aqueles que são seus. A Bíblia afirma que ao Senhor pertence a Salvação (Jonas 2.9; Apocalipse 7.10) e que a fé é um dom de Deus (Efésios 2.8), que ninguém vai ao Pai a não ser por Cristo (João 14.6), e ninguém vai a Cristo, senão for enviado pelo Pai (João 6.37), que Deus nos amou primeiro (I João 4.19), que Deus amou e salvou aos crentes do mundo todo (João 3.16), que o Senhor os elegeu antes da fundação do mundo (Efésios 1.4), não baseado em obras que fariam (Romanos 9.11), mas, tão somente em sua vontade e graça (Efésios 1.5). Contudo, embora possamos saber e crer na nossa própria eleição, visto que jamais creríamos por nosso próprio entendimento, não podemos fazer conjecturas acerca dos outros, sobre quem é ou não eleito para a salvação. 

Caty, há pastores que, categoricamente, afirmam a salvação de todas as crianças! Não acho que isto seja impossível, se Deus assim o quiser! Mas afirmar não é bom, pois como nos norteia um sábio princípio calvinista, é bom falar quando a Bíblia fala e calar quando ela se cala!

Sigamos pregando Evangelho para a salvação dos que crêem, e quanto aos demais que não tem condições mentais para aceitar a Jesus, confiemos na Soberania, na Justiça, no Amor, na Graça e na Sabedoria do nosso Deus! 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Podemos orar a Jesus e ao Espírito?

Caro Pastor Sandro Marcio.
Gostaria de saber se podemos orar a Jesus e ao Espírito. Muito obrigado!
Silvio Iran Costa Melo


Caro irmão Silvio, a Bíblia ensina que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Deste modo, não haveria problema algum em fazermos orações a qualquer uma das pessoas de Deus, seja ao Filho, ao Espírito Santo ou ao Pai. Contudo, no modo como Deus decidiu se relacionar conosco, convém reparar que, embora todas as pessoas da Trindade terem sido agentes da criação, o Pai é mormente reconhecido com o nome de Criador, do mesmo modo que mesmo que a Trindade esteja plenamente envolvida em nossa salvação, ao Filho é mais vezes dado o título de Salvador, e da mesma maneira que a Trindade está totalmente empenhada em nosso amparo diário, ao Espírito Santo é que se dá com mais ênfase o nome de Consolador. Isto é o que chamamos de Economia da Trindade, o modo como Deus administra e distribui as funções em Seu Ser. Assim, é mais adequado orar ao Pai, através, ou em nome do Filho e amparado e dirigido pelo Espírito Santo. Lembremos, que como Jesus nos ensina em João 16, o Espírito Santo glorifica o Filho e o Filho glorifica ao Pai; e é bom que seja assim, pois algumas pessoas passaram a cultuar mais o Espírito Santo, tornando o culto mais místico e emocional, e esquecendo do papel da 3ª Pessoa da Trindade, e de que a maior alegria do Consolador não é de ser adorado por nós, e sim de nos conduzir, à adoração ao Pai, através de Jesus Cristo!    

Deste modo, não creio que seja pecado orar a qualquer uma das Pessoas de Deus, pois Deus é um só; mas, se Deus viu por bem estabelecer diferença no modo como estas Pessoas se relacionam conosco, creio que revela maior prudência aquele que acata esta distinção!

Um forte abraço,
Pr. Sandro Márcio

Ps. Se ainda não ficou claro, por favor me avise, que terei prazer em elucidar!



A Paz,
Sou-lhe grato Pastor pela resposta e sua forma didática.
Um forte abraço!
Silvio Iran Costa Melo