Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

terça-feira, 27 de março de 2012

Vida Eterna nas Garras do diabo?


Pergunta:

Pastor, a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Podemos interpretar que o salário do pecado é a vida eterna nas garras do pai da mentira?

Resposta

Bom dia, caro (a) consulente.

O texto que você mencionou é Romanos 6:23  porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

A passagem ensina que tudo o que é feito aqui para satisfazer nossos desejos pecaminosos, gera a morte e tem o seu limite imposto por ela. Mas, para aquele que é alvo da graça de Deus, existe um plano certo e futuro de vida e comunhão eternas com Jesus Cristo.

Portanto, esse texto não dá detalhes sobre a condição do homem perdido após a morte, antes fala sobre a condição do salvo pela graça, chamada aqui de vida eterna.

Para tratar da condição normal do homem após a morte temos outros textos bíblicos que muito nos esclarecem:

Após a morte haverá o Juízo Final da parte de Deus
Eclesiastes 12:14  Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
Hebreus 9:27  E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,
Apocalipse 20:12  Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
Salmos 96:13  na presença do SENHOR, porque vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade.

Não apenas os homens, mas também o diabo e seus anjos serão punidos
Mateus 8:29  E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?
Mateus 25: 41  Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.


Daí, podemos entender que aqueles que não tiverem o perdão de Cristo em suas vidas serão condenados e passarão a eternidade longe do amor de Deus e na companhia dos outros homens perdidos e do diabo e seus anjos. Contudo, todos estarão ali como condenados; o diabo não terá poder sobre o inferno, pois também ele estará sofrendo as conseqüências de seus pecados. Por isso, não podemos dizer que os perdidos estarão nas garras do pai da mentira, e sim que estarão em sua péssima companhia, recebendo semelhante castigo.

Embora muitos digam que “para viver basta estar vivo”, uma existência contínua de merecido castigo, distante da graça de Deus e ao lado do diabo e seus anjos, com certeza, não deve ser chamada de vida eterna, seria mais apropriado dizer, perdição eterna.


Mas, lembremos que Deus preparou a salvação a toda aquele que nEle crê, conforme João 3.16.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Por isso, voltemos ao texto de Romanos 3.
21  Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.
22  Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;
23  porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
    

Espero ter respondido sua questão!

Que Deus lhe abençoe!

Um forte abraço,
Pr. Sandro Márcio