Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

domingo, 28 de abril de 2013

VOCÊ ACREDITA EM PREDESTINAÇÃO???


Paz do Senhor, Pastor.
Gostaria que saber sua visão, baseada no que diz a Bíblia, sobre a questão da "eleição" (ou não) que é alvo de muita discussão.  
Grata.

Jéssica Gomes

Querida irmã, sua pergunta traz um assunto que tem sido motivo de divergência entre muitos bons homens de Deus. Por isso, vou lhe responder conforme creio em Deus que esteja sendo o mais fiel possível à revelação bíblica!

Precisamos sempre ser humildes em assumir que Deus não nos revelou tudo sobre todas as coisas, contudo, tudo o que Ele nos revelou é verdadeiro e não pode ser desprezado!

Leia:
Efésios 1. 3-5
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

Romanos 8:29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Gálatas 1. 15, 16.
Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios.

Salmos 139:16  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

Salmo 147. 19, 20
Mostra a sua palavra a Jacó, as suas leis e os seus preceitos, a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia!

Provérbios 21:1 Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina.

Esdras 6:22  Celebraram a Festa dos Pães Asmos por sete dias, com regozijo, porque o SENHOR os tinha alegrado, mudando o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da Casa de Deus, o Deus de Israel.
Esdras 7:27 Bendito seja o SENHOR, Deus de nossos pais, que deste modo moveu o coração do rei para ornar a Casa do SENHOR, a qual está em Jerusalém;

Isaías 44.
1 Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, ó Israel, a quem escolhi.
2 Assim diz o SENHOR, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi.


Isaías 45.
1 Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão.
2  Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro;
3  dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
4  Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces.
5 Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces.
6  Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro.
7  Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Lendo a Bíblia inteira conhecemos sobre Deus e Seus atributos:
Sabemos que:
DEUS É ETERNO (Tanto Quanto ao Futuro, quanto ao passado Deus sempre existiu e sempre existirá)
DEUS É ONISCIENTE (Sabe todas as coisas)
DEUS É ONIPRESENTE (Está em todo lugar ao mesmo tempo)
DEUS É ONIPOTENTE (Ele  tem Poder para fazer tudo o que quiser)

Ou seja: DEUS É SOBERANO!

Deste modo, a doutrina da eleição é apenas a expressão do completo governo que Deus tem sobre toda a Sua criação; e nós podemos confiar que nosso Deus está plenamente qualificado para dominar o Universo que criou, conforme a Sua santa vontade!

Todavia, isto não quer dizer que sejamos meras marionetes nas mãos de Deus, e sim que Deus é tão poderoso e sábio ao ponto de reger nossa liberdade de ação de tal modo que a Sua vontade soberana jamais seja desafiada nem mesmo nos mínimos detalhes! O total e completo governo de Deus não remove de nós a responsabilidade por nossos atos, visto que cada um age segundo seus próprios conhecimentos, capacidades e inclinações, devendo por isso prestar contas a Deus!

Precisamos nos lembrar que a Bíblia também revela nosso Deus como Justiça e Amor.

Quando Deus determinou a punição aos anjos e homens por seus pecados, Ele não errou, visto que neles decidiu revelar Sua justiça! Ninguém será condenado sem merecer!

Damos como exemplo o caso de Judas Iscariotes, o traidor que mesmo tendo sido predeterminado para agir como agiu, ainda assim foi responsável pelo que fez pois, agiu como quis, segundo sua própria vontade e inclinações!

Atos 1.
16  Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus,
17  porque ele era contado entre nós e teve parte neste ministério.

Atos 2.
22  Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;
23  sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos.

Aí está o perfeito domínio de Deus em controlar até os malvados, sem contudo, se contaminar com suas maldades!

E, quando Deus elegeu homens e anjos para a eternidade ao Seu lado, também não errou pois também determinou que eles fossem eleitos baseados na obra de Seu Filho Jesus Cristo!

1 Timóteo 5:21  Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.

Marcos 13:20  Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias.


Romanos 9.
11  E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),
12  já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço.
13  Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.
14 ¶ Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!
15  Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
16  Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
17  Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
18  Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
19  Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?
20  Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?
21  Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?
22  Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,
23  a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,
24  os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Estes eleitos jamais perecerão irremediavelmente pois o Senhor os preserva para a Vida Eterna:

João 10:28  Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Filipenses 1:6  Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Romanos 8.
38  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Isto em nada contradiz a necessidade de aceitação e esforço pessoal e nem o ensino sobre a necessidade de vigilância do crente, ensino constante das Escrituras, porque é tanto de forma externa, quanto em nós e através de nós que Deus revela Sua graça para conosco!

1 Coríntios 15:10  Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Às vezes alguém se posiciona contra a Eleição sob o argumento de que Deus não faz acepção de pessoas.
Vejamos alguns textos que dizem que Deus não faz acepção de pessoas:
Romanos 2.
11  Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
12  Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.
13  Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
14  Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos.
Efésios 6.
9  E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.

Colossenses 3.
18 ¶ Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.
19  Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
20  Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
21  Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
22  Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
23  Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
24  cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;
25  pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

Nestes textos vemos que a justiça de Deus se revela sobre os homens, independentemente de nacionalidade, classe social ou papel familiar. O mesmo podemos dizer acerca da Eleição que é segundo a vontade de Deus, com maior incidência sobre os fracos e humildes, mas não exclui as demais classes de pessoas.

26  Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;
27  pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
28  e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
29  a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.
30  Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
31  para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.


Um último argumento que deve ser refutado é o de que Deus, não escolhe, de fato, aqueles deverão ser salvos; e sim que, baseado em Sua presciência, Deus apenas elege aqueles que Ele sabia que haveriam de crer. Para fundamentar esse ponto usa-se

1 Pedro 1:2  eleitos, segundo a  presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

Entretanto, não se tem percebido que semelhante argumentação, ao mesmo tempo que procura atenuar a força da Eleição divina, acaba por cercear o próprio Deus, como se o destino das pessoas de aceitar a Cristo fosse capaz de forçá-lo a elegê-las.
Repare em como Pedro trabalha esta questão nessa mesma carta, em 2.9:
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Veja que a Eleição precede à atitude do crente; não são as obras o fundamento para que a Eleição ocorra. A presciência, atributo de Deus, confirma-lhe a Soberania, não podemos admitir que haja um destino pré-conhecido que o force a nos escolher!

Como bem nos assegura o apóstolo Paulo:
Efésios 2:10  Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Na verdade, como diz minha filha Paula: “Não foi Deus que se preparou ao saber de antemão do destino das pessoas e sim Ele é quem, soberanamente, preparou o destino para cada uma delas”.

E como o crente pode saber que é predestinado para a Vida Eterna?

Sendo ele um crente em Jesus, já pode descansar em segurança, e servir ao Senhor sem temor do inferno, pois a fé é dom de Deus e é o instrumento que Ele usou para manifestar a Sua salvação em nossas vidas!

Efésios 2. 8,9
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  não de obras, para que ninguém se glorie.

Entendendo que a doutrina da Eleição é plenamente fundamentada na Palavra de Deus, pode ainda permanecer a pergunta:

Então, por que Deus agiu assim, escolhendo a uns e reprovando a outros?

Simples:

PORQUE ELE QUIS!

PORQUE SÓ ELE É SUFICIENTEMENTE SÁBIO E CAPAZ PARA FAZÊ-LO!

PORQUE SÓ ELE É DEUS!!!

Jó 42:2  Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

17 comentários:

  1. Olá Pastor Sandro! Quão completo e esclarecedor esse texto! Me identifiquei muito com ele e creio na forma de visão sobre o comportamento de Deus! Parabéns pela dedicação, Abraço! Claudia Izzo

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Pastor. Suas colocações são sempre muito esclarecedoras, isentas daquela religiosidade cega que muitas vezes nos afasta das coisas de Deus.
    Jéssica Gomes

    ResponderExcluir
  3. ESSA DOUTRINA DESTRÓI TODO ORGULHO E AUTONOMIA HUMANA.COMO JÁ TEM OS ESCOLHIDOS AÍ É QUE TEMOS QUE TER A PREOCUPAÇÃO DE EVANGELIZAR POR SABERMOS QUE EXISTE PESSOAS ESCOLHIDAS POR DEUS PARA SEREM SALVOS E QUE PRECISAM OUVIR A PALAVRA DE DEUS É JUSTAMENTE AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEM POR AÍ.
    DEUS ESCOLHEU AS PESSOAS PARA SEREM SANTOS, AQUELES QUE SE DIZEM ELEITOS CHAMADOS POR DEUS PARA SEREM SALVOS E ESTÃO DENTRO DAS IGREJA ROUBANDO,ADULTERANDO,PROSTITUINDO,MATANDO,MENTINDO,FOFOCANDO,CALUNIANDO,FALANDO MAL,PRATICANDO O MAL E NÃO PRATICANDO A SANTIDADE É A MAIOR PROVA QUE ESSAS PESSOAS NUNCA FORAM ELEITOS POR DEUS,PORQUE VIVE A VIDA TODA DENTRO DE UMA IGREJA,MAS PERMANECE NA CARNALIDADE,NO PECADO,PROVA QUE ESSAS PESSOAS NUNCA FORAM ESCOLHIDAS POR DEUS.DEUS É QUE FAZ O TRABALHO DE ABRIR O CORAÇÃO DE UMA PESSOA É PORQUE DEUS QUE OPERA TANTO O QUERER COMO O EFETUAR,AÍ A MOTIVAÇÃO PARA PREGAR AUMENTA TB.NÃO FOI A OVELHA PERDIDA QUE FOI ATRÁS DO PASTOR,FOI O PASTOR QUE FOI ATRÁS DA OVELHA PERDIDA.O IMPULSO NATURAL DO HOMEM É SER E AGIR CONTRA DEUS,PORTANDO QUANDO O HOMEM RESPONDE AO CHAMADO DE DEUS E BUSCA VIVER NA SANTIDADE É PORQUE DEUS É QUE É O AUTOR.SE DEUS É QUE OPERA A SALVAÇÃO,PODEMOS ESTAR SEGUROS EM DEUS.NADA PODE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS PORQUE FOI ELE MESMO QUEM NOS ESCOLHEU.SE EU FOSSE O AUTOR DA MINHA SALVAÇÃO NÃO HAVERIA GARANTIA NENHUMA DELA, PORQUE O SER HUMANO É INSTÁVEL,ELA FOI FEITA POR DEUS E GARANTIDA POR DEUS.
    MUITOS SE DIZEM ELEITOS POR CRER EM DEUS,MAS VIVE UMA VIDA SEM SANTIDADE NENHUMA REVELANDO QUE NUNCA FOI ESCOLHIDO(A) POR DEUS.JOÃO 17:6,9-10.O AMOR DE DEUS NÃO É IGUAL PARA TODOS MUNDO,JESUS CRISTO NÃO OROU PELO MUNDO.ELE OROU E INTERCEDEU SOMENTE PELAS PESSOAS QUE FORAM ESCOLHIDAS ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO.MATEUS 24:22 DIZ:MAS POR CAUSA DOS ESCOLHIDOS É QUE OS DIAS SERÃO ABREVIADOS. OS ESCOLHIDOS SÃO IMPOSSÍVEIS DE SEREM ENGANADOS.I PEDRO 1:2-ELES FORAM ELEITOS PARA A OBEDIÊNCIA E NÃO POR CAUSA DA OBEDIÊNCIA.ELES NÃO FORAM OBEDIENTES PARA SEREM SALVOS. ATOS 13:48-E CRERAM E OBEDECERAM TODOS OS QUE ESTAVAM DESTINADOS PARA A VIDA ETERNA.NÃO AQUELES QUE CRERAM APENAS QUE FORAM SALVOS.A ELEIÇÃO É A CAUSA DA NOSSA FÉ. A FÉ É A CONSEQUÊNCIA DA ELEIÇÃO.A ELEIÇÃO É A CAUSA DA NOSSA FÉ.VOÇÊ FOI ELEITO(A) PARA TER FÉ,PARA SER OBEDIENTE.ROMANOS 8:28,30-33; ROMANOS 9:11
    O CASO DE JACÓ NEM TENDO FEITO O MAL OU BEM,ELES NEM TINHAM NASCIDO,DEUS JÁ HAVIA ESCOLHIDO JACÓ,INDEPENDENTE DAS SUAS OBRAS.NÃO DEPENDEU DAS OBRAS DE JACÓ PARA DEUS AMÁ-LO.COLOSSENSES 3; II TESSANOLICENSES 2:13 EM DIANTE; TITO 1:1 EM DIANTE; VOÇÊ CRÊ NELE PORQUE ELE TE ESCOLHEU.A SANTIDADE NÃO É A CAUSA DA ELEIÇÃO.A ELEIÇÃO É PARA SANTIFICAÇÃO.A BÍBLIA DIZ QUE DEUS NOS AMOU QUANDO NÓS ÉRAMOS INIMIGOS DE DEUS.A SANTIFICAÇÃO É A CONSEQUÊNCIA DA ELEIÇÃO.A SANTIDADE NÃO É A CAUSA DA ELEIÇÃO.DEUS NÃO ESCOLHEU NINGUÉM POR CAUSA DAS OBRAS.VOÇÊ CRÊ NELE PORQUE ELE PRIMEIRO TE ESCOLHEU.E ELE NOS ESCOLHEU PARA SANTIFICAÇÃO.EFÉSIOS 2:8-10-VOÇÊ FOI ELEITO PARA AS BOAS OBRAS,VOÇÊ FOI ELEITO PARA PRATICAR BOAS OBRAS.VOÇÊ NÃO FOI ELEITO POR CAUSA DAS SUAS OBRAS,PORQUE DE NÓS MESMOS NÃO TEMOS NADA.MAS VOÇÊ FOI ELEITO(A) PARA AS BOAS OBRAS.
    JESUS CRISTO É O FUNDAMENTO.ELE É O PRINCÍPIO,NADA VEM DO HOMEM.II TIMÓTEO 1:9 ELE NÃO CRIA NADA SEM PROPÓSITO.A SALVAÇÃO FOI FEITA DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO E NÃO SOMENTE QUANDO SURGE A CRUZ DE CRISTO,POIS DEUS É ONISCIENTE E SABE DE TODAS AS COISAS ANTES DE ACONTECER.ANTES MESMO DE TODAS AS COISAS TEREM SIDO CRIADAS QUANDO APENAS A TRINDADE EXISTIA, A SALVAÇÃO E O ESCAPE JÁ ESTAVAM SENDO PLANEJADOS POR DEUS.II TIMÓTEO 1:9 EM DIANTE.A FÉ SEM OBRAS É MORTA,MAS AS BOAS OBRAS É A CONSEQUÊNCIA DA SALVAÇÃO E NÃO A CAUSA.
    QUEM VIVE INUNDADO(A) NO PECADO SEJA ELE QUAL FOR,NO PRAZER,NA SATISFAÇÃO DO PECADO SEM SENTIR DESEJO DE ARREPENDIMENTO,VOÇÊ ACHA QUE UMA PESSOA ASSIM GOSTARIA DE VIVER AO LADO DE DEUS ETERNAMENTE? NA SANTIDADE? É CLARO QUE NÃO! O ELEITO NÃO SE REVOLTA POR DEUS TER O ESCOLHIDO.O NÃO ELEITO NÃO DESEJA AS COISAS SANTAS,PORQUE ELE TEM NOJO DE DEUS.O NÃO ELEITO SIMPLESMENTE NÃO DESEJA DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão anônimo:
      Brilhante síntese da doutrina bíblica da predestinação, parabéns!
      Que o soberano Deus continue iluminando seus pensamentos, palavras e atitudes!

      Excluir
    2. Somente uma observação, alguém que mesmo dentro da igreja não demonstre atitudes de uma vida cristã não prova que nunca foi escolhido, e sim que ainda não é verdadeiramente convertido. Caso ele seja um escolhido por Deus, o próprio Senhor haverá de prover o momento apropriado em que despertará o legítimo arrependimento e a santificação de uma nova vida. Caso não seja mesmo um escolhido, ele haverá de viver hipocritamente e ao final receber o justo castigo de Deus por sua impenitência!

      Excluir
  4. É mas temos que ter consciência que mesmo sabendo da doutrina da predestinação temos que fazer a nossa parte caro amigo leitor, orar, jejuar, ler e meditar na Bíblia Sagrada, procurar obedecer a Palavra de Deus, independente da doutrina da predestinação. Ok? Não fica pensando já que existe a predestinação vou fazer o que eu quero, não vou na Igreja, não vou ler a Bíblia, não vou orar etc, pelo contrário vç deve fazer a sua parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fique bem claro: Deus não predestina apenas os fins, mas também os meios para o desenvolvimento da nossa salvação!

      A boa compreensão e aceitação da doutrina da soberania divina não deve nos levar ao abuso e relaxamento e sim à uma intensa gratidão e serviço fiel ao Deus que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz.

      Uma vez salvo, sempre salvo! Todavia, quem não demonstra gratidão, amor e fidelidade sinceros, não tem em que descansar, pois mostra que nunca foi salvo, verdadeiramente!

      Excluir
  5. É OUTRO TEXTO QUE DECLARA E CONFIRMA A ESCOLHA É O LIVRO DE JOÃO CAP:17 VERS:9 e 10.

    ResponderExcluir
  6. A BÍBLIA ESTÁ REPLETA DE TEXTOS BÍBLICOS AFIRMANDO SOBRE A EXISTÊNCIA DA ESCOLHA NOS SEGUINTES LIVROS:
    EFÉSIOS 1:3;II PEDRO 1:10; EFÉSIOS 1:11; ROMANOS 8:29; ROMANOS 8:30; PROVÉRBIOS 16:4; ROMANOS 9:18; ÊXODO 4:21; ROMANOS 9:13; MATEUS 26:21; JÓ 14:5; II TESSANOLICENSES 2:13; II TIMÓTEO 2:9-10; ROMANOS 9:18-19; EFÉSIOS 1:3-4; JOÃO 15:16-19; JOÃO 1:12,13,14; JOÃO 6:37,39,44,64,65; ROMANOS 8:29; GÁLATAS 1:15,16; SALMOS 139:16; MARCOS 13:20; ROMANOS 9:15,18; I PEDRO 1:2; MATEUS 25:41,46-30; JOÃO 17:6,9-10; MATEUS 24:22; I PEDRO 1:2; ATOS 13:48; ROMANOS 8:28,30-33; ROMANOS 9:11; COLOSSENSES 3; II TESSANOLICENSES 2:13 EM DIANTE; TITO 1:1 EM DIANTE;EFÉSIOS 2:8-10; II TIMÓTEO 1:9; APOCALIPSE 13:8; II TIMÓTEO 1:9;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os textos que tratam da liberdade é dever de escolha do ser humano, em nada atentam contra o governo soberano de Deus, pois todas as nossas escolhas são dependentes da nossa natureza, pela qual somos livres e responsáveis, uma vez que fazemos apenas o que queremos. Contudo, quando o Espírito Santo de Deus nos regenera, dá-nos uma nova natureza, pela qual clamamos Abba, Pai, amando as coisas que antes não amávamos e aborrecendo aquelas que antes não aborrecíamos. Neste mundo, dado que ainda conservamos abelha natureza, há um conflito, entretanto, com a santificação diária promovida pelo Espírito em nós, temos certeza de que, apesar de cairmos às vezes, nos levantamos arrependidos, seguros da vitória!

      Excluir
  7. E se um não eleito for um filho da gente? Então não adianta orar por ele, temos que desistir dele,mesmo sabendo que ele vai pro inferno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido (a) irmão (ã ),
      A única certeza que temos é acerca de nossa própria predestinação, por meio da fé que Deus plantou em nossos corações. Sobre os demais não nos cabe exercer juízo, e sim fazer orações e súplicas por todos os homens, como nos ordena a Palavra de Deus. Como bons cristãos, jamais desistiremos de orar por nossos amados filhos.

      Excluir
  8. OLHA EU SOU A MESMA PESSOA QUE ESCREVEU RELATANDO SOBRE OS TRECHOS BIBLICOS QUE ESTA ACIMA E SOBRE A EXPLANAÇÃO DO ASSUNTO PREDESTINAÇÃO QUE DESTROI TODO O ORGULHO E AUTONOMIA HUMANA;
    QUERO AFIRMAR E CONFIRMAR QUE AS PESSOAS QUE LEREM ESSE COMENTÁRIO NÃO DEVEM SE DESANIMAR, PORQUE NAO É ESSE O OBJETIVO. OK?
    QUERO QUE TODOS SAIBAM QUE VALE LEMBRAR E NUNCA ESQUECER EM NENHUM DIA DAS SUAS VIDAS QUE MESMO AS PESSOAS ESTANDO NO PECADO, NAO DEVEM DEIXAR DE OUVIR A PALAVRA DE DEUS E NEM DESANIMAR DE REUNIREM NA CASA DE ORAÇÃO, PORQUE VAI SER NA CASA DE ORAÇÃO QUE VOÇÊ ENCONTRARÁ FORÇAS, COMUNHÃO COM OS OUTROS IRMÃOS E A CAPACIDADE DADA POR DEUS PARA SER LIBERTO OU LIBERTA DE TODO O TIPO E FORMA DE PECADO OU MALDIÇÃO.
    QUANTO A PESSOA QUE DIZ QUE A INTERCESSÃO PERDE O EFEITO POR CAUSA DA PREDESTINAÇÃO, NÃO É VÁLIDO, PORQUÊ?
    PORQUE CADA DIA QUE NASCE A PESSOA TEM A OPORTUNIDADE DE SE TRANSFORMAR E RENOVAR A SUA VIDA COM A AJUDA DE DEUS E COM A INTERCESSÃO DOS DEMAIS, PORTANTO NÃO DEVEMOS DEIXAR DE ORAR E DE INTERCEDER. PRINCIPALMENTE SABENDO QUE EXISTEM OS ESCOLHIDOS, ISSO VALE TAMBEM COM RELAÇÃO A PREGAÇÃO DO EVANGELHO.
    A PESSOA QUE É ESCOLHIDA, ELA CONSEQUENTEMENTE FARÁ AS ESCOLHAS CORRETAS. PARA NÃO PERDER TEMPO E NEM ERRAR TEMOS QUE ORAR POR TODOS AS PESSOAS, INDEPENDENTE SE VAI OU NÃO PARA O INFERNO. LEMBRE-SE DEUS AMOU O MUNDO, MAS O MUNDO REJEITOU A DEUS, PORTANTO NEM TODOS IRÃO OBTER A SALVAÇAO ETERNA, É TRISTE MAS É A REALIDADE. INFELIZMENTE.MAS NÃO É POR CAUSA DISSO QUE DEVEMOS DESANIMAR, PORQUE NA PALAVRA DE DEUS DECLARA QUE DEUS ACABARÁ COM O MAL E DESTRUIRÁ TODO O SOFRIMENTO NO TEMPO CERTO E NA HORA CERTA. OK? NÃO DESANIMEM CONTINUEM MESMO SE VÇ ESTIVER NO PECADO, OK? AMO TODOS VOÇÊS DE TODO O MEU CORAÇÃO.O AMOR NUNCA ACABARÁ SÓ O MAL SERÁ DESTRUÍDO. O AMOR PERMANECE PARA SEMPRE E DEUS É AMOR ELE É ETERNO. MAS ELE TAMBÉ É JUSTIÇA, PORTANTO SAIBAMOS QUE ELE JAMAIS DESPREZARÁ OS PEQUENINOS E OS PECADORES JAMAIS!! ELE SEMPRE SE IMPORTOU COM O PECADOR, ELE SEMPRE AMOU O PECADOR SÓ NÃO AMA O PECADO. MAS ELE PROMETE SE VÇ LER TODO O NOVO TESTAMENTO E PRINCIPALMENTE OS ÚLTIMOS LIVROS QUE DEUS IRÁ EXTIRPAR, DESTRUIR, ANIQUILAR TODO O MAL.BEIJOS.




    ResponderExcluir
  9. acabei de descobrir porque nunca amei a Deus. é porque ele me rejeitou antes que eu nascesse. agora eu só queria saber uma coisa que ninguem vai me responder. qual o objetivo de Deus para com os rejeitados. nós os rejeitados não pedimos pra nascer. será que Deus me permite achar isso injusto? antes que alguem me critique eu pergunto. Qual a atitude de alguem que se sente rejeitado por alguem que ele considerava como pai? ao menos tenho o amor de meu pai terrestre. isso não é tudo mas é o que tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, as pessoas normalmente não amam a Deus, mas não porque foram rejeitadas por Ele, e sim por que amam o pecado que lhes embaraça os pensamentos, sentimentos, intenções e atitudes e por tudo isto é que, com justiça, serão condenadas. Quando alguém, como você, demonstra sentir falta do amor de Deus, mesmo sem perceber, está demonstrando ser especialmente chamado por Ele. Pois os reprovados seguem suas vidas sem se preocupar com estas coisas. Peço-lhe que perceba no amor do seu pai terreno uma pequena demonstração do amor de Deus e entregue-se em oração sincera a este amor e você saberá que o amor de Deus perdoa pecados e transforma a vida de todos os que crêem! Este amor foi revelado de forma infinita na morte de Seu Filho Jesus Cristo por todo aquele que nEle crê, pois os que crêem em Cristo são de fato os seus escolhidos!

      "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome" (João 1.12)
      Que Deus o ilumine!

      Excluir
  10. obrigado pastor por suas palavras.

    ResponderExcluir
  11. Deus sempre existiu como Pai, Filho é Espírito Santo. Vindo a plenitude dos tempos o Filho nasceu aqui na terra, assumindo a nossa natureza humana e recebendo o nome de Jesus, para que por sua humanidade pudesse viver e morrer em nosso lugar. Como o pagamento dEle na cruz era tão certo é determinado por Deus, sua morte pelos pecadores era reconhecida desde a Eternidade!

    ResponderExcluir