Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Esse tipo de "Ajuda Mútua" tem apoio em Atos dos Apóstolos?

Pergunta enviada via e-mail:

Ola Pastor Sandro, tudo bem e  a família vai bem também??
E a congregação.. crescendo??
Estou com saudades 

Pastor um frequentador do chat que o senhor conhece , passou um e-mail   com uma corrente que ele chama de ajuda mutua e que eu chamo de Pirâmide.
.Ajuda mutua consistia em depositar R$ 5,00 para  6  pessoas de uma lista e ao fazer isto tiro o primeiro nome e coloco o meu em ultimo e repasso,  na cabeceira de uma lista de seis nomes.  A corrente nem foi passada para mim, mas um irmão  recebeu e me perguntou quem era a pessoa que estava passando e escreveu para ele explicando que se tratava de uma pirâmide, como falo sempre com quem enviou acorrente ele não gostou e me fez  esta pergunta ...  que gostaria que o senhor se possível me respondesse  , podendo colocar até no blog.

A pergunta que me fizeram e gostaria que o Pr respondesse: :  Rosi, Eu não entrei em pirâmide eu aderi o projeto de ajuda mútua se você "Ler em Atos capítulo 2 do versículo 44 até o 47" entenderá. Ao lê-la quero ver o que você me dirá desta passagem. Se deu certo na igreja primitiva como não pode dar certo na igreja da atualidade? Passa o céu e a terra mas a Palavra permanece disse Jesus. 

Ele esta  se justificando com estes versículos,  como sei que o senhor é abençoado e que muito estudou a palavra , gostaria que me respondesse,   não é para esfregar na cara dele pastor é somente para esclarecer.

Um abração pro pr e pra familia
Deus o abençoe
Rosi


RESPOSTA

Boa noite, querida irmã!
Todos estamos bem, e a congregação cresce semana após semana, com a bênção de Deus!
Também estou com bastantes saudades suas e dos nossos chateados. 
Quanto à sua pergunta, eu também recebi uma mensagem, pedindo que eu aderisse à "ajuda mútua".
Também penso como você, é pirâmide sim, e é ilegal!
Toda formação  lícita de grupo de marketing multinível, necessariamente, envolve produtos ou serviços, com representação jurídica e contrato legal entre as partes. Qualquer transação financeira baseada meramente na boa-fé entre estranhos, estimula a ganância e é facilmente manipulável ao enriquecimento dos  idealizadores, e isto, sem a devida fiscalização das autoridades.

Confira
Atos 2. 44-47
44  Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
45  Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
46  Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
47  louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
e
Atos 4.32-35
32 ¶ Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.
33  Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
34  Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes
35  e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.

O que vemos nesses textos nada tem em comum com a moderna prática virtual, "carinhosamente" chamada "ajuda mútua".

Na igreja Primitiva:
- Os que creram eram motivados pela ajuda aos necessitados e não esperavam nada de volta
- Havia envolvimento real entre os crentes, bem atestado pelas reuniões e comunhão da Santa Ceia 
- O dinheiro das ofertas era entregue às autoridades da igreja, o que conferia confiança e lisura ao ato
- Não havia corrente, ninguém era condicionado a dar este ou aquele valor
- Foi necessário que os apóstolos e o próprio Espírito Santo interferissem para que a verdadeira ajuda não se desfigurasse em ganância e exibicionismo, revelados pelo mau testemunho de Ananias e Safira.

Atos 5.
3  Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
4  Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5  Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.

Espero ter sido claro em minha argumentação:
Diferentemente da prática moderna, na igreja primitiva não havia ganância, nem obrigatoriedade, também não havia espaço para descontrole e distorções. Por isso, cabe o alerta de nosso Senhor para que sejamos mansos como as pombas e prudentes como as serpentes! (Mateus 10:16)

Um forte abraço, amada irmã!

Fraternalmente em Cristo,

Pr. Sandro Márcio



RESPOSTA DA IRMÃ AO E-MAIL RECEBIDO:

bom dia Pr Sandro

mas que rapidez... rs  

obrigada  Pr .....  de facil entendimento sua resposta.

Deus continue o abençoando

um abração


Rosi