Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Anjos?!?

Em 10/11/2010
Tati escreveu:
No Livro de Atos capítulo 12 versículo 15 diz:
" Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo.

O que significa "É o seu anjo"?

Obrigada Pastor tenha uma boa noite.
Abraços
Tati

Querida irmã Tati,

A passagem que você mencionou (Atos 12) narra a libertação do apóstolo Pedro.

1 ¶ Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar,
2  fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João.
3  Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. E eram os dias dos pães asmos.
4  Tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
5 ¶ Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
6  Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere.
7  Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.
8  Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.
9  Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão.
10  Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele.
11  Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico.
12  Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
13  Quando ele bateu ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, ver quem era;
14  reconhecendo a voz de Pedro, tão alegre ficou, que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava junto do portão.
15  Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo.
16  Entretanto, Pedro continuava batendo; então, eles abriram, viram-no e ficaram atônitos.
17  Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
18  Sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que teria acontecido a Pedro.
19  Herodes, tendo-o procurado e não o achando, submetendo as sentinelas a inquérito, ordenou que fossem justiçadas. E, descendo da Judéia para Cesaréia, Herodes passou ali algum tempo.

Acerca da expressão “é o seu anjo”; eis as opiniões:

Por acaso eles pensaram que:
1 - Era o fantasma de Pedro?
2 - O apóstolo tinha morrido e se tornado um anjo?
3 - Era o seu “anjo da guarda”?

Consideremos:
1- Um fantasma.

As referências bíblicas sobre aparições espirituais:

Jó 4.15  Então, um espírito passou por diante de mim; fez-me arrepiar os cabelos do meu corpo;
Isaías 29. 4  Então, lançada por terra, do chão falarás, e do pó sairá afogada a tua fala; subirá da terra a tua voz como a de um fantasma; como um cochicho, a tua fala, desde o pó.
Mateus 14. 26  E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.
Marcos 6. 49  Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram.

Todos estes textos tratam de manifestações sombrias e/ou assustadoras que não atemorizam pela pressuposição da presença de espíritos de pessoas falecidas, necessariamente, e sim por conta do medo que os anjos e demônios sempre despertaram nos seres humanos. Embora a necromancia (tentativa de consulta aos mortos) desde a antiguidade tenha sido proibida por Deus e praticada pelos homens, a Bíblia Sagrada nos alerta ao fato de que os espíritos humanos ao morrerem, vão direto para o além e recebem a sua recompensa da parte de Deus.
Confira Eclesiastes 12.
1 ¶ Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;
2  antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro;
3  no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas;
4  e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem;
5  como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça;
6  antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço,
7  e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
13 ¶ De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.
14  Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
Salmo 146. 4  Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.
Salmo 34. 22  O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.
Marcos 16. 16  Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Assim podemos afirmar que os discípulos que criam na vida eterna em Cristo Jesus e a perdição para os incrédulos, como sendo as únicas opções reservadas ao pós-morte do homem, não poderiam de modo algum pensar que o apóstolo Pedro teria morrido e se tornado em um fantasma.

2 – Pedro morreu e “virou” anjo.
Lembremos que a nossa única regra de fé e de prática é a Bíblia, e embora a idéia de que quem morre vira anjo atualmente seja um pensamento popular muitíssimo comum; fique bem claro a todos: Anjo é anjo e homem é homem e, apesar das semelhanças, jamais um se transforma no outro!
Expressões como:
I Samuel 29. 9  Respondeu, porém, Aquis e disse a Davi: Bem o sei; e que, na verdade, aos meus olhos és bom como um anjo de Deus;
II Samuel 14. 17  Dizia mais a tua serva: Seja, agora, a palavra do rei, meu senhor, para a minha tranqüilidade; porque, como um anjo de Deus, assim é o rei, meu senhor, para discernir entre o bem e o mal. O SENHOR, teu Deus, será contigo.
II Samuel 19. 27 ...porém o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus; faze, pois, o que melhor te parecer.
Marcos 12. 25  Pois, quando ressuscitarem de entre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento; porém, são como os anjos nos céus.
Gálatas 4. 14  E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

Servem apenas como comparação favorável a alguém que, não sendo um anjo de verdade, contudo, possui, em algum sentido, igual dignidade.
Em Hebreus 1. 7 e  2. 14, 15, temos bem demonstrada a diferença significativa entre homens e anjos:
Hebreus 1. 7  Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;
Hebreus 2. 14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
15  e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
16  Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão. 

3 - “Anjo da guarda”
Esta terceira opção parece ter mais a ver com a crença antiga, relatada em escritos dos judeus, segundo as quais, cada crente possui o seu anjo protetor, que muitas vezes pode assumir a aparência da pessoa que está protegendo.
A Bíblia afirma:
Salmo 34. 7  O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.
Hebreus 1. 14  Não são todos eles [os anjos] espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?
E ainda:
Mateus 18. 10  Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste.

Isto não quer dizer, necessariamente que toda pessoa ou crente possua um anjo especialmente separado para acompanhá-lo durante toda a vida.
Podemos dizer que os há muitos relatos bíblicos sobre os livramentos que Deus envia a seus filhos através do ministério dos anjos, todavia, são insuficientes para formularmos uma doutrina acerca de um anjo da guarda para cada pessoa, esta idéia não é nem afirmada e nem contestada diretamente nas Escrituras. Contudo, podemos inferir que, mesmo não tendo revelação bíblica para isto, as pessoas que se assustaram com a presença de Pedro à porta, certamente pensaram se tratar do seu anjo da guarda, fazendo uso da aparência do apóstolo, quando na verdade era o próprio Pedro que fora libertado por Deus, justamente como resposta do Senhor às suas orações!

DEUS TEM TODO O DIREITO E O PODER DE, QUANDO QUISER, FAZER USO DO MINISTÉRIO DOS ANJOS!

MAS, ATENÇÃO:
TOME SEMPRE CUIDADO PARA NÃO TENTAR CONTATO DIRETO COM ANJOS.
LEMBRE-SE QUE NÓS SERES HUMANOS TEMOS MUITA FACILIDADE DE PRESTAR A ELES A ADORAÇÃO QUE SÓ DEVE SER PRESTADA A DEUS!!!

Veja este mau exemplo do apóstolo João:

Apocalipse 22. 8  Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
9  Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

Dirija apenas a Deus a sua oração, o seu louvor, adoração e gratidão; os anjos não ficarão chateados, pois eles só buscam a Glória para Deus, do contrário, cuidado!
  
II Coríntios 11. 14  E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.


3 comentários:

  1. Maravilhoso e esclarecedor, Pastor Sandro! Veio de encontro com o que eu acredito e me serviu como confirmação à algumas dúvidas! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pastor, bom dia! Gostaria que pudesse me ajudar com respeito ao assunto da E. Dominical do último domingo,quanto às coisas sacrificadas aos ídolos. Eu mesma me manifestei quanto a agirmos com amor para não gerar escândalo mas, em Atos, 15:28,29; 16:4; 21:25, afirmam sobre a necessidade de nos abstermos das coisas sacrificadas aos ídolos. Será que realmente podemos ir à uma festa junina sem que isso desagrade a Deus ou participarmos de refeições e festas pagãs, só para não magoarmos parentes e amigos?!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Rev Sandro.
    Muito bom
    Dúvida esclarecida.

    ResponderExcluir