Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

domingo, 28 de outubro de 2012

O crente pode ser fã? E fazer musculação, pode?

A paz do Senhor Pastor..

Gostaria de fazer 2 perguntas:

1° O cristão pode ser fã de uma determinada banda/cantor/ator ou algo do tipo?

2° O Cristão pode fazer academia ou seja musculação?


agradeço desde já e que Deus abençoe toda sua familia e os visitantes do blog...
Luiz Wanderley


 
Resposta:
Bom dia, amado irmão Wanderley!

Creio que não há nada de errado em admirar o que é belo! Contudo, cabe sempre nos examinarmos acerca de nossos gostos pessoais, se de fato atendem ao padrão colocado em nós pelo Espírito Santo, revelado em Sua Palavra, ou se estamos dando lugar aos desejos pecaminosos que contrariam a Vontade revelada de Deus!

O próprio apóstolo Paulo tinha conhecimento e fez menção de autores pagãos em suas cartas e sermões, todavia, jamais concordou com o pecado que eles defendiam!
Atos 17:28  pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.
Tito 1:12  Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.
 
Sei que o termo fã tem diversas aplicações e pode fazer referência desde a apreciação de um trabalho até à fanática fixação e idolatria.

1 Coríntios 10:14  Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Um bom teste é reparar: Quanto tempo, dinheiro e pensamentos dedicamos ao nosso passatempo favorito? Quantas vezes a fofoca acerca dos nossos astros é assunto constante em nossas conversas? O quanto seus costumes e expressões particulares se tornaram comuns em nosso modo de agir e linguajar? E em contrapartida, quanto tempo temos dedicado a Deus, a nossos familiares, amigos e obrigações?

Devemos cultivar o espírito submisso a Deus e crítico ao mundo para que nunca sejamos cegados às diversas mentiras e tentações que costumeiramente são veiculadas através da arte, em suas múltiplas formas!
Colossenses 3.
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6  por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7  Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
8 ¶ Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
9  Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10  e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11  no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

Sei que não é fácil percebermos quando estamos presos a algum vício, por isso, vale a pena ouvirmos os conselhos daqueles que nos amam e nos alertam!
 Provérbios 15:22 Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.

Quanto à segunda pergunta:

O Cristão pode fazer academia ou seja musculação?

Diz o apóstolo Paulo ao jovem Timóteo:
1 Timóteo 4:8  Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.

De fato há bastante benefício em exercitar-se, tanto para a saúde quanto para a aparência e o controle do estresse, desde que tenha o devido acompanhamento médico.

Mas, como nos alerta o apóstolo, em comparação ao cultivo de uma vida de comunhão com Deus, o exercício físico se torna algo bem menor. Assim, que o irmão cultive (não cultue) seu físico, cuidando de não se entregar à mera e tola vaidade!
Jeremias 9.
23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;
24  mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

Por isso, busque sempre dar muito mais atenção à sua vida de bom testemunho cristão diante de Deus e dos homens!
1 João 2:14  Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.

Sendo assim, recomendo-lhe que com todo cuidado e humildade exercite-se por completo, corpo e alma, mas lembre-se que seu exercício diário e constante acima de tudo deve ser: Bíblia, Oração e Bom Testemunho!
Efésios 6.
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
11  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
14  Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
15  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
16  embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18  com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
19 ¶ e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,
20  pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

(Com estes dois últimos versículos aproveito para pedir que me incluam em suas orações!)

Fraternalmente em Cristo,
Pr. Sandro Márcio