Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

domingo, 28 de outubro de 2012

O crente pode ser fã? E fazer musculação, pode?

A paz do Senhor Pastor..

Gostaria de fazer 2 perguntas:

1° O cristão pode ser fã de uma determinada banda/cantor/ator ou algo do tipo?

2° O Cristão pode fazer academia ou seja musculação?


agradeço desde já e que Deus abençoe toda sua familia e os visitantes do blog...
Luiz Wanderley


 
Resposta:
Bom dia, amado irmão Wanderley!

Creio que não há nada de errado em admirar o que é belo! Contudo, cabe sempre nos examinarmos acerca de nossos gostos pessoais, se de fato atendem ao padrão colocado em nós pelo Espírito Santo, revelado em Sua Palavra, ou se estamos dando lugar aos desejos pecaminosos que contrariam a Vontade revelada de Deus!

O próprio apóstolo Paulo tinha conhecimento e fez menção de autores pagãos em suas cartas e sermões, todavia, jamais concordou com o pecado que eles defendiam!
Atos 17:28  pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.
Tito 1:12  Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.
 
Sei que o termo fã tem diversas aplicações e pode fazer referência desde a apreciação de um trabalho até à fanática fixação e idolatria.

1 Coríntios 10:14  Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Um bom teste é reparar: Quanto tempo, dinheiro e pensamentos dedicamos ao nosso passatempo favorito? Quantas vezes a fofoca acerca dos nossos astros é assunto constante em nossas conversas? O quanto seus costumes e expressões particulares se tornaram comuns em nosso modo de agir e linguajar? E em contrapartida, quanto tempo temos dedicado a Deus, a nossos familiares, amigos e obrigações?

Devemos cultivar o espírito submisso a Deus e crítico ao mundo para que nunca sejamos cegados às diversas mentiras e tentações que costumeiramente são veiculadas através da arte, em suas múltiplas formas!
Colossenses 3.
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6  por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7  Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
8 ¶ Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
9  Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10  e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11  no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

Sei que não é fácil percebermos quando estamos presos a algum vício, por isso, vale a pena ouvirmos os conselhos daqueles que nos amam e nos alertam!
 Provérbios 15:22 Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.

Quanto à segunda pergunta:

O Cristão pode fazer academia ou seja musculação?

Diz o apóstolo Paulo ao jovem Timóteo:
1 Timóteo 4:8  Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.

De fato há bastante benefício em exercitar-se, tanto para a saúde quanto para a aparência e o controle do estresse, desde que tenha o devido acompanhamento médico.

Mas, como nos alerta o apóstolo, em comparação ao cultivo de uma vida de comunhão com Deus, o exercício físico se torna algo bem menor. Assim, que o irmão cultive (não cultue) seu físico, cuidando de não se entregar à mera e tola vaidade!
Jeremias 9.
23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;
24  mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

Por isso, busque sempre dar muito mais atenção à sua vida de bom testemunho cristão diante de Deus e dos homens!
1 João 2:14  Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.

Sendo assim, recomendo-lhe que com todo cuidado e humildade exercite-se por completo, corpo e alma, mas lembre-se que seu exercício diário e constante acima de tudo deve ser: Bíblia, Oração e Bom Testemunho!
Efésios 6.
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
11  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
14  Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
15  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
16  embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18  com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
19 ¶ e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,
20  pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

(Com estes dois últimos versículos aproveito para pedir que me incluam em suas orações!)

Fraternalmente em Cristo,
Pr. Sandro Márcio

41 comentários:

  1. Prezado irmão pr.Sandro Marcio, O Espirito de discernimento continue a te revelar a Sua Palavra para ajudar as ovelhas que necessitam de orientação segura e firme.Parabens.Prossiga.

    ResponderExcluir
  2. Pastor, que um dia eu possa ser capacitado pelo Espirito Santo igualmente DEUS capacitou ao senhor, que mostra sabedoria do alto! Glória a DEUS PELA SUA VIDA.

    SENHOR DEUS PAI EU RECEBO, SENHOR A TUA SABEDORIA...PRA USAR NA TUA OBRA E PRA TUA GLÓRIA.
    Ramires Ventura - Ministério Missão & Louvor(Pr. Daniel Dourado) -Caucaia CE

    ResponderExcluir
  3. Obrigado irmãos Elias e Ramires, pelas palavras de amor e incentivo! Todos precisamos da graça de Cristo para cumprir a missão de vida que Ele nos confiou! Peço ao Senhor que nos ensine e nos mantenha amáveis, fiéis e humildes em Sua obra!

    ResponderExcluir
  4. Não entendo vocês pastores... Cada um entende a Bíblia de uma forma diferente..

    ResponderExcluir
  5. Querido (a) irmão (ã),
    Deus, para revelar aos homens a Sua vontade, nos deu a Bíblia Sagrada, com diretrizes seguras para a salvação e a vida cristã. Apenas conhecendo a Bíblia é que podemos conhecer a Deus e a Cristo e assim examinar o ensino dos pastores. Acredite que o Senhor estará contigo à medida que mais e mais buscar conhecê-lo e viver para Ele.
    Peço ao Senhor que, por Sua Palavra lhe ilumine e dirija diante de tantas ideias e opiniões diferentes.
    "A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança" Salmos 25:14 .

    ResponderExcluir
  6. Pastor, há algum problema se eu trabalhasse como treinador em uma academia? Sinceramente, não quero escolher esta profissão por vaidade mas sim focando na minha saúde. Porém o porte físico avantajado seria uma consequência.

    Na verdade tenho muitas dúvidas sobre qual profissão escolher e queria ter certeza de que estaria dentro das leis de Deus.

    Agradeço desde já.
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão, não vejo mal algum em um cristão trabalhar numa academia de ginástica. Jesus pede ao Pai não que nos tire do mundo e sim que nos livre do mal (Cf. João 17.15). Há muitos benefícios do exercício físico para a saúde, e por isso deve ser cultivado; contudo não esqueçamos que o temor a Deus deve sempre estar em primeiríssimo lugar em nossa atenção!
      "Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser." 1 Timóteo 4:8

      Excluir
  7. Olá pastor, eu sou evangélico(a) e gostaria de saber se eu posso ter páginas no face e olhar fotos? E isso é idolatria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida (o) irmã (o)
      Ter facebook e ler/publicar fotos e textos, por si sós, não se configuram em pecado e sim o que isto tudo pode despertar em você.
      Idolatria é adorar e amar algo ou alguém no lugar de Deus; e, quanto às fotos e textos, você estará pecando se eles o incentivarem às obras da carne, mencionadas em Gálatas 5. 19-21:
      "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam".

      Excluir
  8. Olá pastor me converti a um tempo e de uns dias pra cá o demônio tem me perseguido colocando essa dúvida no meu coração de será que esse deus existe mesmo? eu estava mt feliz com Jesus e agora isso estou orando várias vezes por dia esculto louvores leio bastante a bíblia por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida irmã!
      Pelo que você me falou, você não apenas acredita em Deus o Pai, como também crê em Jesus, como sabe que o diabo existe.
      Creio que o problema é dar importância ao que as pessoas pensam a respeito da sua decisão de seguir a Cristo.
      Lembre-se de Provérbios 21.30 "Não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o SENHOR".
      Muitos procuram ignorar a existência de Deus para poderem seguir em seus pecados; como diz o Salmo 53:
      1 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem.
      2 Do céu, olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.
      3 Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um.
      4 Acaso, não entendem os obreiros da iniquidade? Esses, que devoram o meu povo como quem come pão? Eles não invocam a Deus.
      5 Tomam-se de grande pavor, onde não há a quem temer; porque Deus dispersa os ossos daquele que te sitia; tu os envergonhas, porque Deus os rejeita.
      6 Quem me dera que de Sião viesse já o livramento de Israel! Quando Deus restaurar a sorte do seu povo, então, exultará Jacó, e Israel se alegrará.

      Por este texto percebemos que quem rejeita a Deus acaba sendo rejeitado por Ele. Então o maior problema não é se alguém crê ou não na existência de Deus, e sim o que Deus acha disso!
      Não duvide de Deus, leia a Bíblia e procure conhecê-lo mais.
      Contudo, examine seus pastores e líderes, se eles ensinam a verdadeira Palavra de Deus ou se tudo o que querem é oferecer milagres e receber o seu dinheiro em troca. Infelizmente muitos há que só se preocupam com as coisas desta vida, como prosperidade e sucesso, e não ensinam o caminho de vida eterna!
      Mas, graças a Deus ainda existem muitas igrejas e pastores sérios que não se venderam e não comercializam a Palavra de Deus!
      Leia o Evangelho de João!
      Que Deus lhe ilumine!

      Excluir
  9. OI PASTOR FIQUEI FELIZ EM SABER QUE NOS ULTIMOS DIAS AINDA EXISTEM PASTORES ASSIM COMO VC USADOS POR DEUS EM ACONSELHAMENTOS, PASTOR EU SOU UM OBREIRO DA CASA DO SENHOR E SEMPRE GOSTEI DE MALHAR QUANDO EU ESTAVA NO MUNDO, MAIS QUANDO ACEITEI A JESUS TUDO MUDOU QUANDO ENTRAVA NA ACADEMIA EU SENTIA UMA ANGUSTIA EM MEU CORAÇÃO E UMA ACUSAÇÃO NA MINHA MENTE PARA QUE EU NÃO FOSSE MAIS, COMO EU FAÇO PARA VOLTAR A FAZER ACADEMIA E NÃO SENTIR MAIS ESTAS ACUSAÇÕES OU CONSCIÊNCIA PESADA ?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, querido irmão!
    Creio que vale a pena uma reflexão, acerca do porquê dessa sua ansiedade. Se for por conta da lembrança de pecados passados, saiba que em Jesus tudo isto é passado, não há condenação para os que estão em Cristo. Contudo, caso o problema se encontre no fato de que a academia ainda lhe traz tentações para o pecado, às quais você ainda se sinta inseguro; penso que convém o afastamento; pois, para que se expor ao perigo sem necessidade? Não temos obrigação de ir ou de não ir à academia, e sim de sermos fiéis a Deus onde quer que nós formos! Que Deus lhe ilumine e lhe dê a Sua paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC ME FEZ CHORAR MUITO COM SUA RESPOSTA POIS VEJO A SABEDORIA DE DEUS NELAS, PASTOR FOI UMA HONRA PODER CONVERSAR COM VC, CONTINUE ASSIM SENDO UM HOMEM DE DEUS !

      Excluir
    2. PASTOR GOSTO MUITO DE FALAR COM DEUS PELA PALAVRA, E TODAS AS VEZES QUE PERGUNTO A ELE SOBRE ESTE ASSUNTO ELE ME MOSTRA O QUE PAULO DISSE (TUDO ME É LICITO...) MAIS CASO EU QUEIRA INSISTIR E FAZER ACADEMIA, VC ACHA QUE ISSO VAI IMPLICAR NA MINHA SALVAÇÃO

      Excluir
    3. Querido irmão, falar com Deus pela Palavra é muito mais do que orar e abrir a Bíblia ao acaso; também não basta apenas recorrer ao primeiro texto bíblico que nos vem à mente. Ouvir a voz de Deus através da Bíblia Sagrada é, com oração, estudá-la criteriosamente, respeitando o uso que o próprio texto bíblico faz do tema, sem forçar nossa interpretação pessoal, em concordância com outros textos que tratem do mesmo assunto, procurando manter, muito mais do que uma regra, mas, antes, um princípio de conduta e de caráter. O objetivo do crente não é se manter salvo, pois esta é uma ação do Espírito Santo de Deus que nos preserva. O alvo da soberana vocação de Deus em Cristo é que sejamos fiéis para vivermos de acordo com a salvação que cremos já termos, gratuitamente, recebido de nosso Senhor! Em outras palavras, não somos fiéis para sermos salvos e sim somos salvos e por isso temos a obrigação de sermos fiéis!

      Excluir
  11. Obrigado por ter me ajudado . Eu comesei. A ler a bíblia e aceitei jesus porém eu de tanto ler a bíblia pra mim tudo virou pecado oque faço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, amado irmão.
      Como assim, "tudo virou pecado"?
      Trabalhar em algo que promove o bem comum e resulta em ganho para o sustento de sua casa, não é pecado!
      Se divertir com um lazer sem malícia ou arrogância não é pecado!
      Amar e fazer carinho em sua namorada, com respeito e ternura, não é pecado!
      O que é pecado é colocar Deus de fora do seu trabalho, lazer ou namoro! Lembre-se que com Deus na vida as coisas não vão se tornar mais chatas, pelo contrário, aí é que se conhece o real sentido da vida e onde se encontra a real felicidade de viver.
      "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
      O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco".Filipenses 4. 8 e 9.

      Excluir
    2. Muito obrigado pastor você acha que jesus está voltando ..

      Excluir
  12. Boa noite, querido irmão.
    Com tantas profecias bíblicas acerca do retorno de nosso Senhor, é impossível um verdadeiro cristão não crer na volta de Cristo. Contudo, se sua pergunta é se eu acho que ele está voltando nesses próximos anos ou décadas; bem, o tempo da 2ª Vinda é um grande mistério. Só Deus sabe! Creio que só nos cabe cumprir fielmente nossa missão até que Ele volte, ou que nós, pela morte, iremos nos encontrar com Ele.
    "Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra". Atos 1. 7,8.
    Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Olá, boa noite.
    A minha dúvida é Em relação às vestes.
    Frequento academia e procuro usar blusas longas e largas,.mas as calças são coladas, o que acaba atraindo olhares maldosos.
    Não sei como resolver o problema para q EU não precise deixar de ir à academia.
    Será que Deus considera válido o meu esforço de não expor tanto meu corpo?
    E os olhares maldosos, Será que atraem pecados para mim, mesmo que não deseje atrair esses olhares para o meu corpo?
    Preciso do seu conselho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, boa tarde!
      Fico feliz por sua preocupação, pois nós, como servos de Deus, não apenas devemos evitar o pecado como também, não servirmos de motivo para o pecado dos outros.
      Contudo, apesar de todos os cuidados, por vezes não conseguimos evitar a maldade de certas pessoas. Lugares como praia, academia, quadras de esportes, consultórios médicos, etc, exigem roupas e comportamentos apropriados; e sempre é importante impor e exigir o respeito das pessoas, deixando bem claro que sua intenção não é de seduzir quem quer que seja.
      Se depois de tudo isto o ambiente se mantiver insuportável, cabe mudar de academia ou em caso extremo, exercitar-se em casa mesmo. Mais vale servir a Deus com a consciência tranquila. Que Deus lhe ilumine!

      Excluir
    2. Foi de grande ajuda pastor.
      Consegui fazer o que o senhor me orientou.
      Hoje posso frequentar a academia tranquilamente pois consegui expor meu ponto de vista sobre o fato de eu ser cristã e sinto que sou muito mais respeitada como serva de Deus.
      E toda vez que sinto aqueles olhares maldosos, eu encaro a pessoa bem séria pra ela perceber que eu não sou esse tipo de pessoa que ela pode estar acostumada!
      Graças a Deus isso tem funcionado e esse tipo de pessoa tem se mantido longe.
      Creio que é melhor ser tachada como Crente chata do que estar com o relacionamento estremecido com o meu Senhor!

      Excluir
  14. Olá, boa noite.
    A minha dúvida é Em relação às vestes.
    Frequento academia e procuro usar blusas longas e largas,.mas as calças são coladas, o que acaba atraindo olhares maldosos.
    Não sei como resolver o problema para q EU não precise deixar de ir à academia.
    Será que Deus considera válido o meu esforço de não expor tanto meu corpo?
    E os olhares maldosos, Será que atraem pecados para mim, mesmo que não deseje atrair esses olhares para o meu corpo?
    Preciso do seu conselho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Manoela Reis, nos não podemos fazer as coisas com duvidas pois se fazes algo com duvida a palavra diz que estamos em pecado, se isso te acusa não faça não deixe isso tornar algo normal para vc pois é normal do homem estar no erro e achar que estar tudo normal essa é uma estrategia satânica para desviar os servos de Deus do alvo, academia é bom para saúde mas quando vc veste as roupas coladas os homens mesmo que não queiram iram te olhar pois essas vestimentas chamam muito atenção e quem veste essas roupas estão contribuindo para que pessoas vão para o inferno na verdade estão sendo ferramenta do diabo para destruição de vidas essa é a realidade que quase ninguém vê infelizmente. e os crentes estão caindo nessa armadilha do diabo muito cuidado não se brinca com salvação.

      Excluir
  15. Compreendi muita coisa, fez bem vir aqui. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Grande Deus de misericórdia.
    Deus seja louvado.

    Que palavra tremenda.

    ResponderExcluir
  17. Olá estou vendo quanta imundice neste mundo estou farta de tudo que é pecaminoso mais tinha dentro de mim a dúvida:
    -Malhar é pecado ?
    Mais lendo os comentários e suas resposta compreendi que não é pecado d for feito de Boa intenção.
    Porém todas pessoas que faz musculaçao o corpo vai e modificando e cada vez mais bonito que atrai muita vaidade pois não paro de penssar, que meu corpo está mundando e etc...
    Nao consegui compreender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, todo sucesso, seja no bom resultado de um negócio comercial, numa competição esportiva, num empreendimento de trabalho ou mesmo num corpo mais definido por dietas ou exercícios, traz consigo a tentação da pessoa ficar envaidecida e, tolamente se sentir superior às outras. Contudo, o melhor remedio para isto não é evitar o sucesso e sim reconhecer que todas as bênçãos vem de Deus e dar a Ele toda a glória, mantendo o mesmo comportamento humilde de sempre! Todavia, se, ao menor efeito de melhora a pessoa já "se acha", talvez seja melhor repensar a sua visão de mundo e o pequenino valor dessas conquistas, diante de um sadio relacionamento com Deus e as demais pessoas! Muitas vezes o sucesso não corrompe o ser humano, mas apenas revela a maldade que já está dentro dele. Isto é oportunidade para o arrependimento e a confissão sincera a Deus, por meio de Jesus Cristo!

      Excluir
  18. "Muitas vezes o sucesso não corrompe o ser humano, mas apenas revela a maldade que já está dentro dele", Concordo pastor.
    Frequentemente quando esses pensamentos vaidosos me vêm, tento voltar meus pensamentos à Deus, procurando lembrar que eu sou uma miserável pecadora.
    Mas conforme a leitora acima disse, nosso corpo muda, procuro me vigiar para que a vaidade não me corrompa, mas como devo agir com as outras mulheres ao meu redor?
    Algumas mulheres na minha academia me olham "de lado", como se eu "me achasse" melhor que elas, não tenho certeza se é inveja, pela mudança no meu corpo ou por eu procurar não me deixar levar pelo comportamento das demais mulheres desse meio.
    Como agir para que esse sentimento de inimizade não me contamine?

    ResponderExcluir
  19. Cara irmã, a vida cristã pode atrair invejas e inimizades. Mas que fique bem claro que embora tais pessoas se sintam e até ajam como nossas rivais ou inimigas; de nossa parte não pode haver motivação para isto, pelo contrário, buscamos o bem de todos, principalmente que conheçam, amem e sirvam ao mesmo Deus a quem conhecemos, amamos e servimos. Orar pelo bem destas pessoas já é um bom começo! Que Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir
  20. Cara irmã, a vida cristã pode atrair invejas e inimizades. Mas que fique bem claro que embora tais pessoas se sintam e até ajam como nossas rivais ou inimigas; de nossa parte não pode haver motivação para isto, pelo contrário, buscamos o bem de todos, principalmente que conheçam, amem e sirvam ao mesmo Deus a quem conhecemos, amamos e servimos. Orar pelo bem destas pessoas já é um bom começo! Que Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir
  21. Cara irmã, a vida cristã pode atrair invejas e inimizades. Mas que fique bem claro que embora tais pessoas se sintam e até ajam como nossas rivais ou inimigas; de nossa parte não pode haver motivação para isto, pelo contrário, buscamos o bem de todos, principalmente que conheçam, amem e sirvam ao mesmo Deus a quem conhecemos, amamos e servimos. Orar pelo bem destas pessoas já é um bom começo! Que Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá pastor tenho muitas duvidas espero muito que me ajude.
    Me chamo Thais, recentemente aceitei Jesus na igreja e me converti, ainda conheço pouco sobre muitas coisas do Reino de Deus , como posso continuar a frequentar a academia e pecado ?
    Por que eu vivo me perguntando se aceitar Jesus foi uma escolha Bia pra mim? Eu sei que e o diabo tentando me desviar do caminho de Deus, e eu leio a biblia, ouço louvores, frequento a igreja todos os dias oro e peço a Deus que tire esses pensamentos , chego a me questionar da existência de Deus, eu não sei o que acontece comigo, sinto meu Coração muito preso as vezes, e eu oro oro muito as vezes choro de desespero pois não sei o que acontece comigo , mesmo aceitando Jesus fico nessas aflições , me ajude o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Thays, não se desespere irmã!!! O diabo tenta te fazer ver que é desanimador seguir os passos de Cristo mas não é.
    Cristo nos ama e ele que a nossa mudança acontecerá gradualmente.
    Vc vai abandonar as coisas que te afastam dele conforme for crescendo em graça e conhecimento, conforme já conversei com o pastor antes que te polui é o que está dentro de vc, conforme o seu interior for sendo limpo o seu exterior vai sendo também.
    Se a academia provoca em vc sentimentos pecaminosos como vaidade, luxuria, lascívia o adequado é que vc se afaste, mas caso contrário siga vigiando e orando.
    Procure vigiar as vestes que vc usa no dia-a-dia do ambiente.
    Eu uso leg e blusa bem largas, que não desenhem minhas curvas e um pouco cumpridas para evitar maus olhares, graças a deus tem funcionado.
    Espero que isso ajude, são conselhos de quem vem procurando se manter firme nos caminhos de Cristo.
    Fique em paz. Não desista, a porta é estreita mesmo!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, querida irmã Thaís!
    Fico feliz de ver que a Pâmela lhe deu bons conselhos!
    Fique certa de que Jesus em sua vida é bem mais do que uma boa opção, é a única certeza de paz com Deus e de vida eterna.
    Eu lhe aconselho que procure uma igreja séria e comprometida com o estudo bíblico e com a ética cristã!
    Escreva novamente, se precisar!
    Que Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir
  26. Resumindo sobre o assunto da musculação:Voce pode "cultivar"para melhor equilíbrio mental e fisico mas não o "cultue",por que o culto voce presta ao CRIADOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo, é preciso ser honesto para não cair nas amarras da tola vaidade!

      Excluir