Neste texto vemos que Caim é amaldiçoado por seu crime hediondo, a ponto de, por ordem de Deus, a terra não mais lhe recompensar o trabalho. Ao ver-se assim, tão odioso, Caim entende que facilmente receberia a violência da parte de quem o encontrasse. Para que ele pudesse viver sem medo ser morto, Deus lhe coloca um sinal. Seria esta marca o escurecimento da pele? A Bíblia não diz isto! Este sinal, que poderia ser qualquer coisa, que de algum modo, despertasse a ideia de que ele não deveria ser punido além do que já fora; foi um modo de preservá-lo do ódio e da vingança das pessoas. Este sinal nada tem a ver com a maldição, pois representava na verdade a misericórdia de Deus preservando a vida de Caim!
E no caso da maldição de Canaã?
Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. Gênesis 9.21-25
Aqui trata-se de um mal comportamento de Noé e de seu filho do meio, Cam, que se refletiria em triste conseqüência para a sua descendência, conferindo os direitos de primogenitura a seu irmão mais velho Sem e em sequência ao caçula, Jafé. Olhe com atenção e veja que nenhum sinal é dado ali! Assim, devemos reconhecer que relacionar Caim ou Canaã com a cor negra da pele é apenas um modo preconceituoso e vil de tentar justificar biblicamente a escravidão que os europeus impuseram sobre os povos africanos!
Sejamos sensatos, o pecado não tem cor, raça, credo ou sexo definidos. Desde Adão até hoje, ele traz a desgraça sobre toda a humanidade. Contudo, se formos escolher uma cor para figurá-lo, certamente não será a negra. A cor que melhor define o pecado é o vermelho. Não falo aqui dos nossos irmãos indígenas, também conhecidos como “peles vermelhas”; trato sim do vermelho cor de sangue, do sangue humano que é derramado, desde Abel, que manchou as mãos e a alma de Caim, e, por fim se derramando na terra, clama pela justiça de Deus! Trato acerca do sangue de tantos injustiçados que sofreram e ainda sofrem a aflição sob as mãos algozes de alguém que os domina e explora. Falo sim, do sangue que foi arrancado dos israelitas escravizados no Egito, e de todo o sangue que foi derramado na escravidão do Brasil, e do resto do mundo. Sim, olhando por este lado, vermelho seria a melhor cor para representar o pecado! Todavia, aprouve a Deus enviar Seu Filho, Seu único Filho para viver uma vida pura e santa em nosso lugar; e por fim, derramar o Seu sangue, vermelho como o nosso, para o perdão e a salvação de todo aquele que nEle crê!
Que não haja dúvidas: a escravidão, e o racismo e o preconceito que dela derivam, não têm justificativa e, vão contra todo o ensino cristão de amar ao próximo como a si mesmo!!!
se no momento em que caim matou abel havia apenas a familia de adao na terra como pode caim ser marcado para que qualquer pessoa que o visse soubesse que ele era amaldiçoado?
ResponderExcluirBoa tarde, como você disse: "no momento em que Caim matou Abel"; contudo, já havia a ordem de Deus para a espécie humana: Sede fecundos, crescei, multiplicai-vos e enchei a terra" Gênesis 1:28. Assim, Caim sabia que logo haveria mais pessoas que fatalmente iriam condená-lo; daí a necessidade da marca de misericórdia!
Excluir