Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam. Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Lucas 13:1-5
Em 16/01/2018 o irmão Diogo perguntou:
Pastor Boa noite, não consegui compreender o significado da passagem acima, pode explicar?
Resposta:
Irmão Diogo, infelizmente as pessoas costumam acreditar que se alguém recebe o bem ou o mal é porque mereceu. Dessa maneira, em caso de alguma tragédia, surgem os comentários maldosos. Pois bem, naquela ocasião a cidade estava em polvorosa pela notícia de um morticínio ordenado por Pilatos, contra certos religiosos galileus, que morreram em cima de seus sacrifícios, e outra manchete de uma torre que desmoronou, matando 18 pessoas.
Os comentários deviam ser mais ou menos assim: A justiça tarda mais não falha! Quem não morre nas mãos de Pilatos, morre esmagado pela torre!
Em Atos dos Apóstolos, vemos esse tipo de raciocínio quando houve o naufrágio do navio de Paulo e ele foi picado por uma serpente. A ideia era que: ele escapou do naufrágio, mas a justiça foi feita com a mordida da cobra. Lá eles tiveram que mudar o pensamento, pois Deus protegeu seu servo e o veneno não fez efeito.
Já no Evangelho de Lucas, Jesus não tentou defender a inocência dos mortos, ao contrário, Ele ensinou sobre a culpa de todos, pois como pecadores que somos, todos precisamos de, arrependidos, buscarmos o perdão de Deus!
Assim, aprendemos que em momentos de tragédia não nos cabe julgar e sim solidarizarmos com aqueles que sofrem, pois diante de Deus, todos somos merecedores de castigo!
Só a Graça nos salva!!!
Se pensamos que quem morreu foi merecedor da morte e do inferno, devemos lembrar que todos nós, pecadores diários, também o somos, contudo; devemos levar às mãos à boca e calar toda e qualquer palavra que possa torturar parentes e amigos enlutados. Com amor, mansidão e sabedoria devemos pregar aos vivos e não fazer julgamento dos mortos; isto só cabe a Deus!
Precisamos alertar quanto ao grande mal praticado por muitas pessoas, inclusive cristãos, que na hora do sofrimento alheio, aproveitam para tripudiar afirmando que o mal foi merecido. Perde-se assim uma grande oportunidade de demonstrar o amor de Deus, em compaixão e respeito pelos que sofrem!
Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!
Que Deus nos ajude!
Acesse também http://www.prsandromarcio.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário