Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Só sobraram pães?

Em 20/07/2010
Eliel perguntou:

Porque nas duas multiplicações de pães e peixes feitas por Jesus, não sobram peixes e sim pães?

Resposta:

Querido irmão, vemos nos Evangelhos que Mateus, Marcos, Lucas e João narram a primeira multiplicação de pães e de peixes, e que apenas Mateus e Marcos relatam a segunda.

Confira:

Ao final da primeira, eles contam:

Mateus 14.20

- Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios.

Marcos 6. 42,43

- Todos comeram e se fartaram; e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. (grifo meu)

Lucas 9. 17

- Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que ainda sobejaram foram recolhidos doze cestos.

João 6. 13

- Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido. (grifo meu)

E ao final da segunda multiplicação:

Mateus 15. 37

- Todos comeram e se fartaram; e, do que sobejou, recolheram sete cestos cheios.

Marcos 8.8

Comeram e se fartaram; e dos pedaços restantes recolheram sete cestos.

Percebemos com isso que sobrou tanto pão quanto peixe, como Marcos faz questão de frisar, mas, Mateus e Lucas não entraram em detalhes enquanto que, para João, bastava mencionar o “menu principal”: os abençoados pães de cevada. É normal falarmos de um elemento principal, sem negar a presença do outro; nós mesmos ainda hoje, embora saibamos do fato bíblico nem sempre falamos “O Milagre da Multiplicação dos Pães e dos Peixes”, muitas vezes nos contentamos em dizer: “O Milagre da Multiplicação dos Pães”. Esta simplificação feita pelo apóstolo João é aceitável e não pretende negar os demais elementos da história, que outro evangelista viu por bem mencionar.
O Senhor Jesus, mais tarde, também tratou das multiplicações de forma resumida, falando apenas dos pães, nem sequer mencionando os peixes; pois o assunto principal daquele momento era a tola preocupação dos discípulos pelo fato de terem se esquecido de comprar o pão para o lanche, enquanto Jesus queria lhes ensinar algo muito mais profundo. Veja Mateus 16. 5-13:

Ora, tendo os discípulos passado para o outro lado, esqueceram-se de levar pão. E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Eles, porém, discorriam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão? Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes? Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes?
Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.
No temor de Cristo, Pr.Sandro Marcio.

14 comentários:

  1. Meu caro irmão Sandro, muito obrigado pela resposta. Que o Senhor continue te abençoando mais. Shalom.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Reverendo:

    Parabéns pelo post. Muito esclarecedor. Que Deus o abençoe. Rev. João.

    ResponderExcluir
  3. Porque na primeira multiplicacao de paes eram mais pessoas que na segunda e sobraram mais cestos cheios

    ResponderExcluir
  4. Qual o significado entre os 12 discipulos e os 12 cestos? Poderiam sobrar 2, 3, 10...Enfim....

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pastor a paz seja convosco, esclarecedor sua esplicação mas minha curiosidade é a respeito dos cestos que sobraram, se á alguma referencia bíblica doque foi feito com os doze cestos?

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor pastor,sou da igreja Assembléia de Deus, pois gostaria de saber o significado das sobras dos pães,e o que foi feito, Deus abençoe o senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus não gosta de desperdício, por isso mandou que se recolhessem as sobras. O destino natural delas, certamente, foi o socorro dos que necessitavam. Esta era uma das funções de Judas Iscariotes, como tesoureiro do grupo (Conforme João 12. 5 e 6 e cap.13.29).

      Excluir
  7. Pelo lado espiritual qual é o significado dos pães e peixes ?

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado!
    Aprendi muito com esse estudo.

    ResponderExcluir
  9. Graças a Deus foi caído por terra a minha dúvida das sobras dos pães pra onde teria ido

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz pela apreciação dos amados.
    A nossa maior bênção é glorificar a Cristo, servindo aos irmãos!

    ResponderExcluir
  11. Apaz do senhor pastor gostaria de saber pra quem ficou os 12 cestos que sobrou?

    ResponderExcluir
  12. Não sobrou peixe, pois com isso Jesus mostrou que o problema da carne foi resolvido. Por isso não sobrou peixe o peixe simboliza a carne

    ResponderExcluir