Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Ser Humano é Corpo e Alma; Corpo e Espírito; ou Corpo, Alma e Espírito?

Cara Tati, suas perguntas sobre a constituição do ser humano:
O homem é corpo, alma e espírito ou apenas corpo e alma, sendo alma sinônimo de espírito?
Nós devemos ser dicotomistas ou tricotomistas?

Acredito que um grande problema que enfrentamos quando lemos a Bíblia é que precisamos entender o sentido com o qual ela emprega as palavras, que muitas vezes é diferente daquele que usamos hoje em dia.
Temos a tendência de pensar que determinada palavra tem, sempre teve e sempre terá a mesma conotação. Contudo, basta repararmos em nossa língua as mudanças ocorridas  com os adjetivos, bárbaro, soberbo, fantástico, irado, e já se pode ter uma noção de como as palavras mudam. Daí a necessidade de estudar o que a Bíblia diz em seu próprio contexto e idioma originais, antes de lhe conferirmos nossas interpretações.

Veja este versículo:

Gênesis 2:7  Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Analisando este versículo, a primeira impressão que temos é que, diferente de todas as demais criaturas de Deus, o homem é uma alma vivente. Todavia, a expressão “alma vivente” (em hebraico, nefesh haya) é empregada tanto para o homem como para as demais criaturas.

Veja:
Gênesis 1:24 Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.

Onde lemos em português, “seres viventes”, em hebraico está escrito nefesh haya, as mesmas palavras usadas para designar o homem.

Então no versículo 7 de Gênesis 2 poderíamos perfeitamente traduzir: “e o homem tornou-se um ser vivo” ou mais literalmente “o homem passou a ser uma criatura viva”.

Quer dizer que não há diferença na criação do homem em relação aos demais animais? Claro que há, pois enquanto a vida das demais criaturas fez Deus que fosse produzida da terra, a vida do homem veio diretamente do sopro divino. Deste modo, não há três elementos no homem corpo alma e espírito, e sim dois: o corpo, feito do pó da terra, e o sopro de vida dado por Deus, também chamado de alma ou espírito.

Para Saber Mais:
  
Gênesis 35:18  Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim.
Eclesiastes 12:7  e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Jó 33:4  O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.
Jó 34:14, 15  Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.
Salmos 146:4  Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.
Atos 20:10  Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está.
(Aqui, "vida" é a tradução do grego "psiquê": alma).

 
Há outros textos em que os termos “alma” e “espírito” são usados como sinônimos:
Experimente trocar a palavra "espírito" por "alma" e vice-versa e veja que não há prejuízo algum à compreensão.

Gênesis 26:35  Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca.
1 Samuel 22:2  Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Mateus 26:38  Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.

Atos 14:22  fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

Atos 15:24  Visto sabermos que alguns que saíram de entre nós, sem nenhuma autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma,

Atos 20:22  E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá,
1 Coríntios 7:34  e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido.


Mas, então, por que tanta confusão acerca da diferença entre alma e espírito?

É porque a palavra “alma” (em hebraico nefesh e em grego psique), também tem outros sentidos na Bíblia Sagrada, e as palavras em português que eu sublinhei são traduções de nefesh ou psiquê.

 Alma como Ser, Criatura ou Animal:
Gênesis 2:19  Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
Gênesis 9:10  e com todos os seres viventes que estão convosco: tanto as aves, os animais domésticos e os animais selváticos que saíram da arca como todos os animais da terra.
Gênesis 9:15  então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne.
Levítico 24:18  Mas quem matar um animal o restituirá: igual por igual.
Apocalipse 16:3  Derramou o segundo a sua taça no mar, e este se tornou em sangue como de morto, e morreu todo ser vivente que havia no mar.

Alma como Fôlego
Gênesis 1:30  E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

Alma como Vida
Gênesis 9:5  Certamente, requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; de todo animal o requererei, como também da mão do homem, sim, da mão do próximo de cada um requererei a vida do homem.
Gênesis 37:21  Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida.
Êxodo 21:23  Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida,
Jó 9:21  Eu sou íntegro, não levo em conta a minha alma, não faço caso da minha vida.
Mateus 6:25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Lucas 12:19  Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.
Filipenses 2:30  visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo.

Alma como a Pessoa Inteira
Gênesis 46:26  Todos os que vieram com Jacó para o Egito, que eram os seus descendentes, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todos eram sessenta e seis pessoas;
Gênesis 46:27  e os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram dois. Todas as pessoas da casa de Jacó, que vieram para o Egito, foram setenta.
Levítico 6:2  Quando alguma pessoa pecar, e cometer ofensa contra o SENHOR, e negar ao seu próximo o que este lhe deu em depósito, ou penhor, ou roubar, ou tiver usado de extorsão para com o seu próximo;
Levítico 17:12  Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre vós o comerá.
Ezequiel 18:4  Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.
Atos 3:23  Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo.


Cadáver (como alma morta)
Levítico 19:28  Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.
Levítico 21:1 Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo,
Números 6:6  Todos os dias da sua consagração para o SENHOR, não se aproximará de um cadáver.
Números 19:11 Aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, imundo será sete dias.


E há também textos que apresentam juntos Alma e Espírito

Nestes versículos temos a forma poética de repetir sinônimos para dar ênfase:

Jó 12:10  Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.
Isaías 26:9  Com minha alma suspiro de noite por ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.
Lucas 1:46, 47  Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,

1 Ts 5:23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Perceba os sinônimos: espírito, alma  / íntegros e irrepreensíveis.


Outro texto que pode causar alguma estranheza:

1 Coríntios 14:14  Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.

Para desfazermos algum mau-entendido, basta recorrer ao texto do Novo Testamento Grego e veremos que “mente” aqui não está traduzindo “psiquê” (alma) e sim “nôus” entendimento, conhecimento.

Um último texto que pode apresentar uma dificuldade inicial é este:

Hebreus 4:12  Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.


Aqui temos não a prova de que alma e espírito são distintos e sim a mensagem do grande poder da Palavra de Deus de dividir: alma / espírito; juntas / medulas; pensamentos /propósitos. Isto quer dizer, só Deus pode dividir o é que indivisível.



Assim, do que pudemos verificar, a posição que mais coaduna com a Bíblia Sagrada não é a posição tricotomista que pensa que o homem seja constituído de três partes, sendo elas corpo, alma e espírito, e sim a noção de que o homem é constituído de duas partes essenciais: corpo e espírito, ou corpo e alma, o que os teólogos chamam de dicotomia.

4 comentários:

  1. Oi, Pastor. Li o seu texto e gostei muito da sua argumentação bíblica. O que podemos constatar é que questões difíceis como esta são facílmente resolvidas ao recorrermos aos textos originais, trabalho que o senhor realizou com muita destreza. Que Deus abençôe o seu ministério. Um grande abraço

    Elias e Tati

    ResponderExcluir
  2. Boa exposição grande pastor!!!
    Ficou muitíssimo claro e objetivo,continue assim,estudando sempre os textos originais da Bíblia Sagrada e explicando,como se alteraram conforme a Língua Portuguesa!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente esclarecimento!
    Deus abençoe

    ResponderExcluir