Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Igreja Pode Ser Derrotada?

O Diácono João Toja perguntou por e-mail:


Pastor, qual o significado de Ap.13. 7??



"Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação" 


* Resposta: 

Querido irmão,

Este versículo trata acerca do último e o pior anticristo a se manifestar sobre a terra, durante o pouco tempo de libertação do diabo.

Deve ficar bem claro que Deus está no controle de todos os eventos: "Foi-lhe dado".

Este anticristo conseguirá uma tremenda vitória sobre a igreja visível, a ponto de quase exterminá-la. Todavia, o tempo de seu triunfo é muito curto, chamado de três dias e meio. 

Ao final Cristo há de voltar e dar cabo de todos aqueles que se impuseram contra a Igreja, lançando no inferno o diabo, o anticristo e o falso profeta, bem como todos os que os adoraram.

A Igreja passa pela Grande Tribulação, mas, sai vitoriosa para reinar eternamente com Cristo!
     
Por favor, me diga se a resposta foi suficiente, estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Um abraço, Pr. Sandro

O irmão João prosseguiu:

Pastor, como uma tremenda vitória sobre a igreja visivel????
Não falamos que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja?????
Me ajuda ai, por favor.....
E porque este numero de tres dias e meio?????
Obrigado pela força. Que Deus o abençõe. Juntamente com sua familia, tão amada pastor.
Um abração.


Querido irmão,

Quando falamos em vitória do anticristo estamos falando da morte dos cristãos e do temporário silenciar da igreja como instituição, como organização. Para entendermos isto pode-se exemplificar com a morte de Cristo, que foi aos olhos dos seus inimigos uma tremenda vitória, mas, eles nem imaginavam que Deus estava no controle, não sabiam que a morte e a ressurreição de Jesus eram na verdade o grande cumprimento do plano de Deus para a salvação de todo o que nEle crê.

Na história passada algumas perseguições foram tão intensas, Império Romano, Inquisição Romana, por exemplo, que aparentemente tinham sufocado a igreja, mas, quando e onde menos se esperava Deus levantava novamente a sua Igreja militante.

A perseguição do último anticristo será ainda pior, pois fará de tudo para iludir os cristãos com as alegrias e promessas desse mundo, ao mesmo tempo em que reagirá fortemente contra todos os que não seguirem suas seduções.

Quanto aos três dias e meio, conforme Apocalípse 11, é a simbologia de um curto período de tempo quando o mundo se alegrará pensando ter acabado com a Igreja, que é representada pelas duas testemunhas que são mortas.



Leia Apocalípse 11. 3-13



Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.
São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra. Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer. Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem. Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará, e o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado.
Então, muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam os cadáveres das duas testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados. Os que habitam sobre a terra se alegram por causa deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profetas atormentaram os que moram sobre a terra.
Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram. Naquela hora, houve grande terremoto, e ruiu a décima parte da cidade, e morreram, nesse terremoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram glória ao Deus do céu.


Entende-se que o "um tempo, dois tempos e metade de um tempo", os três anos e meio, os quarenta e dois meses, os 1260 dias e os 1000 anos mencionados no livro de Apocalípse estejam tratando da mesma coisa, o grande período de tempo entre a 1ª e a 2ª Vindas de Cristo, o tempo em que a Igreja pregará o Evangelho e dará seu testemunho. Comparados aos três anos e meio, três dias e meio são um tempo muito curto.


1 tempo + 2 tempos + 1/2 tempo / três anos e meio / 42 meses / 1260 dias / mil anos = Intervalo de tempo entre o nascimento de Jesus e o seu Retorno Glorioso.


3 dias e meio = O pouco tempo de aparente domínio de Satanás, do Anticristo e do Falso Profeta. 



Mas, ao final desses 3 dias e meio, a Igreja se levanta rediviva, sendo arrebatada aos ares, e Jesus destrói seus inimigos, vitória que culminará com estabelecendo o Juízo Final e a Vida Eterna dos Filhos de Deus, no Novo Céu e Nova Terra.

A "tremenda vitória" do anticristo, apesar de terrível, é curta e momentânea, enquanto que a vitória de Cristo e da Igreja é certa e eterna! As portas do Inferno não prevalecerão contra ela!




* Por se tratar de uma passagem cheia de símbolos, que fala de eventos futuros, existe grande diferença de interpretação entre importantes e fiéis ministros do Evangelho. A posição aqui expressa, conhecida como Amilenismo, é aquela que, humildemente, julgo estar mais de acordo com toda a revelação da Escritura Sagrada. Esta posição é melhor defendida nos livros "Mais do que Vencedores"  e "A Vida Futura Segundo a Bíblia" de William Hendricksen, ambos da editora Cultura Cristã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário