Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Existe Pregação Para os Mortos?

Pastor, boa noite.
A que mortos I Pedro 4.6 se refere??
Um abração.
Toja

Amado irmão João Toja,

O texto bíblico no qual se baseia a sua consulta:

I Pedro 4.4-6

4  Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão,
5  os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos;
6  pois, para este fim, foi o evangelho pregado também a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo Deus.

Aqui o apóstolo Pedro exorta aos crentes que mantenham seu testemunho fiel, mesmo diante das calúnias, na certeza de que o verdadeiro julgamento não é o dos homens e sim o de Deus. Há um consolo para nós acerca daqueles que já morreram após terem crido em Cristo de que, embora tenham sido caluniados e condenados pelos homens, todavia, vivem eternamente com o Senhor!

É preciso ter cautela para não pensar que alguém receba a Jesus após a morte! 
Pedro fala dos que estavam mortos quando escreveu a epístola, e não que eles estavam mortos quando o evangelho lhes foi pregado, a não ser que ele estivesse usando a metáfora de Paulo, “mortos nos delitos e pecados”, o que me parece pouco provável!

Os que defendem que o evangelho foi pregado a pessoas já falecidas buscam apoio em I Pedro 3. 18-22

18 ¶ Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,
19  no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,
20  os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água,
21 ¶ a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;
22  o qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes.

Há pensadores cristãos que pretendem através desse texto demonstrar que Jesus, após a morte foi ao Inferno pregar o evangelho aos que morreram no Dilúvio de Noé. Entretanto, devemos lembrar que a Bíblia é a inspirada Palavra de Deus (2 Pedro 1.20, 21), que não pode se contradizer (Hebreus 6.18; Números 23.19; Salmo 16; Salmo 119), e qualquer interpretação que não apresente a uniformidade do ensino bíblico deve ser rejeitada (Gálatas 1.8,9)!

O que a Bíblia ensina sobre o destino dos ímpios?

Não há qualquer possibilidade de salvação daqueles que em vida não se arrependeram de seus pecados:
 
Salmos 1:6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 9:17  Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.
Salmos 146:4  Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.
Salmos 73. 17  até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.
18  Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição.
19  Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror!
Daniel 12. 2  Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
Mateus 10:28  Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Mateus 23:33  Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
Mateus 25:41  Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Lucas 16. 25  Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.
26  E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.
Marcos 16:16  Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Romanos 2. 5  Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
6  que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:
7  a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;
8  mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.
9  Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;
10  glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.
11  Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
12  Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.

Hebreus 9:27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.

Judas 1:7  como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.
Apocalipse 20:14  Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

Então, para onde Jesus foi logo após sua morte?

Ele entregou sua alma ao Deus-Pai, e não foi para o Inferno e sim para o Céu (Paraíso):

Isaías 53:12  Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
Lucas 23:46  Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
No texto de Isaías, cumprido na morte de Jesus, morte (maveth) pode significar estado de morte ou morte violenta, mas, não inferno.

Salmos 16:10  Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Atos 2:27  porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Nas línguas originais (hebraico e grego), as palavras usadas aqui para morte (sheol e hades) são as mesmas usadas para inferno.
Isto quer dizer que nem o corpo de Jesus se decompôs e nem Sua alma foi para o Inferno.

Lucas 23:43  Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.


Jesus não precisava ir para o Inferno para sofrer a condenação pelos nossos pecados; isto Ele fez na cruz:
Salmos 22:1 ¶ Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?
Mateus 27:46  Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Hebreus 7:27  que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.
Hebreus 12:2  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

1 Pedro 4:1 ¶ Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado,
João 19:30  Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

Jesus não precisava ir ao Inferno para declarar o perdão; Ele fez isto na cruz:
Colossenses 2:14  tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;

Jesus não precisava ir ao Inferno para triunfar sobre o mal, Ele fez isto na cruz:
Colossenses 2:15  e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Jesus não precisava buscar os crentes mortos, pois eles já estavam salvos, porque, quando vivos, confiaram na promessa de Deus que enviaria seu Filho:
Gênesis 22:8  Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.
Mateus 8:11  Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.
Lucas 20:38  Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem.
Hebreus 11:9  Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;
Filipenses 3:20  Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Hebreus 11:16  Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

DE TUDO O QUE VIMOS PODEMOS AFIRMAR QUE JESUS COMPLETOU SUA OBRA SALVADORA NA CRUZ DO CALVÁRIO, NÃO CABENDO QUALQUER IDÉIA DE QUE TENHA HAVIDO ALGUMA OBRA POSTERIOR A SER REALIZADA NO INFERNO!

Então, como explicar I Pedro 3. 18-22?

18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,

Na Bíblia a expressão “carne” tem vários sentidos;
Aqui deve ser entendida como a natureza limitada, assumida pelo Filho de Deus na sua encarnação.
Como também em 1 João 4:2  Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

Vivificado no espírito indica sua condição de não-limitação, exercida antes da encarnação e após a ressurreição.
Conforme:
1 Coríntios 15:45  Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.
João 17:5  e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

O ensino bíblico acerca de Jesus é que Ele, mesmo antes de sua encarnação, já revelava sua vontade aos homens, especialmente pela pregação dos profetas. Em outras palavras, os profetas do Antigo Testamento falavam inspirados pelo Espírito de Cristo, o Filho de Deus, aos homens que pelo fato de não se arrependerem, após a morte se encontram aprisionados no Inferno, aguardando o Juízo Final, conforme:

João 1. 18. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

2 Pedro 1:20,21
20  sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;
21  porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Mateus 25:41  Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Apocalipse 20:14  Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

Como pôde ser visto, não existe pregação para quem já morreu!

Aqueles que insistem no direito a uma “segunda chance” após a morte devem tomar cuidado, pois a Bíblia não apenas afirma a condenação dos contemporâneos de Noé, como assegura que, com igual surpresa e rigor, também serão condenados os infiéis que estiverem vivos por ocasião da Volta de Cristo!

Lucas 17.
26  Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem:
27  comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos.
28  O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
29  mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.
30  Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.

Um forte abraço,

Pr. Sandro

Ps. Creio que lhe seja útil ler a resposta da pergunta de 30/08/2010 – “A Bíblia Ensina que Noé Pregou Durante 120 Anos?”.

8 comentários:

  1. Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;

    1 Pedro 4:6

    PREGADO TAMBÉM AOS MORTOS, não para os mortos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos é a contração de para os.
      São sinônimos.
      Ex: "Vou aos Estados Unidos"; "vou para os Estados Unidos".

      Excluir
  2. Sou principiante no evangelho mas, penso que o texto em tela refere se aos q morreram sem ouvir as boas novas.
    Como condenar alguém por um crime não tipificado em lei?
    Os que partiram antes da pregação do evangelho. Como culpa-los de ignorar algo de que nunca ouviram falar?
    É bem confuso, espero que possam me esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, irmão Jefferson!
      Me desculpe a demora em lhe responder. Pois, só agora li sua mensagem.
      Quanto à justiça de Deus aos que pecaram antes de conhecer a Lei ou o Evangelho, creio que cabe ler todo a Carta aos Romanos, e especialmente:
      Romanos: 2. 11. pois para com Deus não há acepção de pessoas. 12. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 13. Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei 14. (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. 15. Pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), 16. no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho.

      Ali vemos que cada um será julgado, conforme o conhecimento que teve de Deus, e aos que não tiveram conhecimento algum, conforme as tábuas da lei impressas no coração de todos, que é o conjunto de valores que são inatos a todos os seres humanos. Mas, mesmo esta lei interna de cada um, infelizmente, ninguém obedece, como a própria carta nos demonstra.
      Daí a justiça da condenação de todos é a graça da salvação de alguns pela pregação e crença em Jesus Cristo.

      Excluir
  3. Bom dia pastor.
    Acho que encontrei a resposta para 1pd 4:6.
    Lendo Cl 2:13 compreendi que refere se aos mortos no pecado, ou seja:
    Os que ainda não aceitaram a verdade do evangelho.
    Se estiver equivocado me corrija por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Jefferson Marcos Cl 2.13 é bem claro.

      "Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. (Isaías 55:6).

      "Quem morreu não se lembra de ti. Entre os mortos, quem te louvará?" Salmos 6:5

      Excluir
    2. Realmente, conforme este é outros textos bíblicos, como Efésios 2.1, quem não tem a Deus como seu Senhor, está morto espiritualmente. O que procurei responder é que os que viveram antes do dilúvio, além de mortos espiritualmente, também estão mortos fisicamente (afinal eles pereceram no dilúvio). Mas enquanto viviam aqui, tiveram a visitação de Jesus, revelado na vida santificada de Noé.

      Excluir
  4. Quanto ao destino imediato de quem morre, recomendo que leiam:
    https://respondapastor.blogspot.com.br/2010/10/onde-as-almas-ficam-hospedadas-apos.html?m=1
    Que Deus os abençoe!!!

    ResponderExcluir