Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Posso receber esta herança?

O irmão Washington escreveu:


Olá pastor tudo bem??

Então sobre a pergunta; é sobre a febre mundana, ou seja, “megasena” . Como o senhor deve saber na minha casa o único crente sou eu, meus pais e irmãs são católicas e não estão muito nem ai para a religião, é ai que acontece o sonho do meu pai que é ganhar uma dessas boladas de grana que no qual essas “megas” dão.

A pergunta é. Se no caso meu pai ganhar, não importando o valor, mas considerando ele bem alto. E como sou seu filho e um dos detentores de sua herança, lógico que como ele mesmo pensa (meu pai) iria dividir por igual aos filhos, seria errado usar, obter esse dinheiro, não seria certo mesmo que não foi que jogou ou ganhou herdar?
(lembrando que é um sonho dele e NÃO ganhamos nada)

Atenciosamente,

 Washington Luiz Damprelli Lopes

Resposta:
Caro irmão Washington,

Quanto a esse assunto especificamente, a Bíblia não tem um ensino dirigido, pois se trata de algo bastante atual. Quando não há ordenança bíblica específica, resta saber se o que pretendemos fazer está ou não de acordo com os princípios de vida ensinados nas Sagradas Escrituras.
Qual o modo bíblico de sustento ensinado por Deus?

A Bíblia ordena o trabalho honesto como maneira obediente de obter o pão de cada dia, como também, desde a antiga aliança, a Palavra de Deus reconhece o direito de herança, como no caso das filhas de Zelofeade:

Digno é o trabalhador do seu salário! (Conf. Mateus 10:10  e Lucas 10:7)
Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. 2 Ts 3:10
Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias. Salmos 141:4
As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. Números 27:7

Assim sendo, além do seu pai estar buscando um “atalho” não recomendado por Deus para obter dinheiro e riqueza, até que ele ganhe, se ele ganhar, o que está fazendo na verdade é engrossar a fila dos incautos que sustentam a alegria de uns poucos e a corrupção de muitos empresários e políticos que se beneficiam deste negócio que para eles invariavelmente só dá lucros!
Mas, e os herdeiros, que culpa têm ao receber os bens ou os males procedentes das atitudes de seus pais? 

Creio que não há nada que lhe proíba de herdar o dinheiro que seu pai venha a lhe deixar, do mesmo modo como, se ele não ganhar, o que é mais provável, não poderá lhe deixar o dinheiro todo que por anos “investiu” na megasena. Todavia, não gaste tempo com essa preocupação, pois de Deus é que vem o seu sustento!
Trabalhe e confie, esperando que o Senhor abençoe a obra de suas mãos, de maneira que você venha a dar ao seu pai a verdadeira segurança e sustento que ingenuamente ele tem buscado nos jogos de azar.

Creio que talvez lhe ajude também ler a minha resposta sobre a parábola do Administrador Infiel, neste blog.

Com amor fraterno,
Pr. Sandro

Ps. Vale lembrar os textos bíblicos que alertam quanto aos problemas dos que buscam riquezas.


Provérbios 15:16 ¶ Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação.
Provérbios 23:4 ¶ Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência.
Provérbios 28:6 ¶ Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico.
Provérbios 28:11 ¶ O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio sabe sondá-lo.
Eclesiastes 5:12  Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.
Mateus 6:21  porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Mateus 19:23 ¶ Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.
Mateus 19:24  E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Lucas 12:21  Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.
Provérbios 30:8  afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;
Marcos 4:19  mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.
Filipenses 4:19  E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
I Timóteo 6.
6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.
7  Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.
8  Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
10  Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

17  Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento.

2 comentários:

  1. Oi Pastor tudo bem?
    Então eu Li atentamente a resposta e meio estou até alivado se por ventura acontecesse, que realmente não ha culpa em receber já que é por herança. Obrigado pela ajuda realmente não preciso me preocupar, mesme seu houvesse a acontecer.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão, mesmo que um crente possa receber uma herança dessas, é preciso que ele tenha muito cuidado para não desejar que outros joguem para que ele enriqueça. A Bíblia deixa bem claro os males e perigos da ganância! Por isso acrescentei um "Ps" com salutares referências bíblicas.

    ResponderExcluir