Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Para os Livros Poéticos se diz Verso ou Versículo?

Pastor, boa tarde.
É certo que falemos que o livro de Salmos, não tem versículos e sim versos, por se tratar de um livro poético???
Ou seja, falemos "__ vamos ler no salmo ( ou salmos??) 33 o versículo x???? ou falemos verso x????
Um abração,
Toja.
Amo vocês em Cristo.
Saudades.

Querido irmão, João Toja,

O certo é falarmos versículo! 
A divisão da Bíblia em capítulos e versículos teve a sua forma final apenas no século XVI, e a rigor, não obedece a divisão de parágrafos do texto original grego e hebraico; e a poesia bíblica, assim como o restante das Escrituras, nos foi preservada em forma de prosa, lembrando que a poesia hebraica, diferentemente da nossa poesia comum, trabalha muito mais com a construção das idéias do que com a forma ou rima, propriamente ditas.
O livro de Salmos é uma coleção de cânticos do povo de Deus. Infelizmente, temos apenas a letra e não mais a melodia destes cânticos. 
Cada salmo é um cântico individual (com exceção de uns poucos que podem ter se dividido em dois, ou dois salmos que tenham se unido num só), daí ser mais apropriado falar não em capítulos de Salmos, e sim do salmo número tal, versículo tal. 
Mas, vale ressaltar que este não é um item doutrinário, ou algo que mereça muita atenção, e às vezes até pode trazer discussão desnecessária, a ponto de deixarmos de meditar no salmo lido, reparando apenas no fato do litúrgico ter falado verso ao invés de versículo, portanto, não é bom sermos tão rigorosos.
Para aqueles que querem cantar os salmos muitos compositores cristãos modernos os gravaram com suas músicas. Recomendo a série “Louvor” dos Vencedores Por Cristo. 

Também estamos com saudades!!!
Um forte abraço,
Pr. Sandro Márcio e família

25 comentários:

  1. detalistas não entran no reino dos ceus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde vc prova isso na Bíblia?

      Excluir
    2. entram é com M e não com N

      Excluir
    3. Caro anônimo (de 25/05/12),é pela falta de atenção aos detalhes que muitos tem se deixado dominar por toda sorte de ventos de doutrinas engendradas pelos homens! Deus nos manda meditar em Sua Palavra! Meditar é olhar com atenção, é sim reparar nos detalhes. Conquanto nem tudo tenha a mesma importância, só poderemos distinguir o secundário do essencial, se prestarmos atenção aos detalhes!
      E, de mais a mais, me parece ilógico entrar num blog de perguntas e respostas e não querer saber de detalhes!
      Um forte abraço!

      Excluir
    4. O certo é detalhista. Por não prestar atenção em detalhes que você escreve errado.

      Excluir
    5. Por ignorarem os detalhes, muitos são enganados com falsas doutrinas e falsos ensinamentos, por aqueles que maliciosamente se apegam a eles a fim de distorcê-los e pervertê-los, e assim ludibriarem os incautos.

      Excluir
  2. muito bom gostei!tirou as minhas duvidas

    ResponderExcluir
  3. Que saudades do diácono João Toja!
    Amigo e irmão de raro valor!
    De sorriso constante e presença cativante, era o tipo de pessoa que não imaginávamos perder tão cedo!
    Eu fui office-boy em sua livraria evangélica, no tempo em que comecei a namorar aquela que seria minha esposa; e bem mais tarde, já me licenciando ao pastorado, trabalhamos juntos na Congregação Presbiteriana do Jardim Felicidade!
    Agradeço a Deus pela honra de havê-lo conhecido e pelo quanto me ensinou a ser um homem de Deus!

    ResponderExcluir
  4. Amém! Muito obrigada Pastor, estava com essa dúvida a tempos.
    Sou Josiane, moro em Guajará-Mirim/RO

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz pela bênção de ajudá-la, querida irmã. Que Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir
  6. Qual a diferença de versículo e o salmo? São as mesmas coisas?

    ResponderExcluir
  7. A Bíblia é dividida em capítulos (números grandes) e versículos (números pequenos). No cômputo geral, a grosso modo, cada salmo é contado como se fosse um capítulo, composto por vários versículos. Contudo, analisando as características da poesia hebraica ( e mesmo alguns outros textos bíblicos) vemos que esta divisão muitas vezes se mostra inadequada à melhor compreensão da mensagem ensinada.

    ResponderExcluir
  8. DESEJO SABER SE FALAMOS SALMOS:150: E O VERSO 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Cristo, amado irmão!
      Como falei no post acima, a nossa divisão bíblica em versículos não atende rigorosamente ao "verso" de uma poesia hebraica. Por isso, penso que seja mais adequado dizer VERSÍCULO e não verso. Mas, caso alguém insista em dizer "verso", creio que não valha a pena perder a reflexão da mensagem pregada por causa disso.

      Excluir
  9. Muito obrigado homem de Deus, está questão de verso e versículo tirava a minha atenção da mensagem bíblica.Seja abencoado em nome de Jesus.
    Dc. César Del Portal.

    ResponderExcluir
  10. Caro irmão Dc. César, Isto é mais comum do que deveria. Muitas vezes percebemos mais os erros e tiques nervosos do pregador do que a mensagem pela qual Deus quer nos orientar!
    Isto não significa que devamos descuidar do preparo do pregador e da boa apresentação da Palavra. Mas não podemos nos esquecer que a Palavra é um tesouro e o pregador é apenas um vaso de barro.

    ResponderExcluir
  11. Deus e maravilhoso e cada nos ensina que existe detalhes e detalhes mas ele continua senhor por excelência

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. A paz do senhor Jesus eu estava no culto preleito falou que salmos é
    verso está certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente ele se baseou no fato de Salmos ser poesia; só não reparou que a Bíblia que temos em nossas mãos não é dividida em versos ou estrofes, e sim em versículos. Mas, como disse acima, não vale a pena brigar por isso! Que o respeito e o amor prevaleçam!

      Excluir
  14. Gostei da explicação muito legal.

    ResponderExcluir
  15. É errado um jovem crente fazer rali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, embora só os verdadeiros crentes se preocupem em agradar a Deus, se, diante dEle, algo é errado, essa lei serve para todos, independente da crença, todos compareceremos no Dia do Juízo.
      Contudo, Deus não é contra a alegria, o prazer ou os esportes; desde que estas coisas não sejam proibidas na Bíblia, e, mesmo permitidas, não tomem o lugar principal de nossas vidas.
      Veja que não basta dizer "faça" ou "não faça", precisamos ser cautelosos sobre o que fazemos; com que intenção e quais as consequências.
      Devemos respeitar as leis de nosso país, bem como tomar todas as medidas de segurança; pois a "adrenalina" pode servir como droga, nos tirando a visão real dos riscos.
      E, como jovem, você deve ouvir a opinião de seus pais e das pessoas que realmente te amam!
      Que Deus lhe ilumine!

      Excluir
  16. O senhor disse todos diante do juízo , se for referente ao juízo do trono branco, os salvos em Cristo estão livres e sim vai julgar os ímpios,

    ResponderExcluir