Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

domingo, 27 de novembro de 2011

Devemos comemorar o Natal ?


Em nossos dias muitos têm se levantado para questionar e mesmo protestar contra a comemoração do natal. Os argumentos usados são basicamente estes:

- Não sabemos a data exata do nascimento de Jesus;
- A data de 25 de dezembro era usada no paganismo para celebrar o nascimento do sol “deus sol invicto”;
- As árvores de natal têm sua origem na devoção pagã aos espíritos da floresta;
- O natal tem sido apenas uma data de aquecimento do comércio;
- O desvirtuamento do natal com o crescimento da figura do Papai Noel.
- Muitas brigas e mortes têm ocorrido por ocasião das festas de final de ano;
- O natal só serve para exaltar a pessoa de Maria, a mãe do salvador;
- A comemoração mais importante dos cristãos deve ser a páscoa e não o natal;
Estas observações devem ser consideradas para que respondamos a pergunta: Devemos comemorar o Natal?
Primeiramente, vamos tratar acerca da data do natal:
De fato, ninguém sabe ao certo o dia do nascimento de nosso Senhor. Estudiosos acreditam que tenha sido por volta de março ou abril, época em que, devido ao calor, os pastores de Belém passavam a noite ao relento com suas ovelhas, pois se fosse em dezembro o frio não permitiria. E justamente por desconhecermos a data é que os cristãos, anteriores aos estudiosos citados escolheram o 25 de dezembro, como fazemos quando não sabemos a data de certo evento e escolhemos um dia para comemora-lo. O fato de ter havido uma celebração pagã com árvores enfeitadas, associada ao 25 de dezembro, só nos faz reconhecer a grandeza de Deus em ter transformado um dia de enganosa idolatria num dia de louvor a Jesus Cristo. Só haverá problema real se encontrarmos alguém que ainda adore as árvores e não as tenham como mera ornamentação, como fazemos no natal cristão.
Em segundo lugar, vamos falar do comércio, do velho Noel da violência que cerca esta data:
Os comerciantes viram nesta data um potente fator de elevação das vendas e do consumo, criou-se a figura do Papai Noel, baseada no lendário São Nicolau. Os cristãos devem reconhecer que o motivo da sua comemoração vai muito além de comida, bebida e presentes, mas isso não quer dizer que não possam trocar presentes, enfeitar casas e árvores ou se fantasiar de papai Noel. Mas precisam deixar bem claro que tudo isso não passa de uma sadia recreação, que não tem sentido algum se nos desviarem a atenção do verdadeiro aniversariante: Jesus Cristo! Já a violência, conseqüente da bebedeira e dos excessos praticados nessas datas, nem precisamos falar, que um verdadeiro cristão, certamente estará longe destas coisas.
Em terceiro lugar, devemos também ter cautela quanto ao modo como celebramos o natal, para que não estejamos transferindo a glória do filho Jesus à sua mãe Maria, pois, embora tenhamos muito respeito e admiração pela mãe de nosso Senhor, todavia, além do Deus Trino (Pai, Filho e Espírito Santo), não há espaço para mais ninguém na adoração cristã.
E finalmente, embora o momento maior da história cristã não seja o nascimento, e sim a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, devemos sim comemorar o Natal, pois, os anjos o comemoraram com um lindo coral, os pastores o comemoraram maravilhados, dias depois os crentes Ana e Simeão no templo adoraram a Deus por haver mandado o Salvador, e mais tarde os magos o celebraram com presentes!
Tendo considerado um a um esses argumentos afirmamos que não só podemos como devemos celebrar com gratidão e alegria o nascimento do nosso Salvador, e desejar a todos:
UM FELIZ NATAL COM JESUS!!!

Um comentário:

  1. OK, PASTOR, OBRIGADA PELAS PALAVRAS ESCLARECEDORAS, UM ABRAÇO
    CEMINHA

    ResponderExcluir