Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Podemos orar a Jesus e ao Espírito?

Caro Pastor Sandro Marcio.
Gostaria de saber se podemos orar a Jesus e ao Espírito. Muito obrigado!
Silvio Iran Costa Melo


Caro irmão Silvio, a Bíblia ensina que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Deste modo, não haveria problema algum em fazermos orações a qualquer uma das pessoas de Deus, seja ao Filho, ao Espírito Santo ou ao Pai. Contudo, no modo como Deus decidiu se relacionar conosco, convém reparar que, embora todas as pessoas da Trindade terem sido agentes da criação, o Pai é mormente reconhecido com o nome de Criador, do mesmo modo que mesmo que a Trindade esteja plenamente envolvida em nossa salvação, ao Filho é mais vezes dado o título de Salvador, e da mesma maneira que a Trindade está totalmente empenhada em nosso amparo diário, ao Espírito Santo é que se dá com mais ênfase o nome de Consolador. Isto é o que chamamos de Economia da Trindade, o modo como Deus administra e distribui as funções em Seu Ser. Assim, é mais adequado orar ao Pai, através, ou em nome do Filho e amparado e dirigido pelo Espírito Santo. Lembremos, que como Jesus nos ensina em João 16, o Espírito Santo glorifica o Filho e o Filho glorifica ao Pai; e é bom que seja assim, pois algumas pessoas passaram a cultuar mais o Espírito Santo, tornando o culto mais místico e emocional, e esquecendo do papel da 3ª Pessoa da Trindade, e de que a maior alegria do Consolador não é de ser adorado por nós, e sim de nos conduzir, à adoração ao Pai, através de Jesus Cristo!    

Deste modo, não creio que seja pecado orar a qualquer uma das Pessoas de Deus, pois Deus é um só; mas, se Deus viu por bem estabelecer diferença no modo como estas Pessoas se relacionam conosco, creio que revela maior prudência aquele que acata esta distinção!

Um forte abraço,
Pr. Sandro Márcio

Ps. Se ainda não ficou claro, por favor me avise, que terei prazer em elucidar!



A Paz,
Sou-lhe grato Pastor pela resposta e sua forma didática.
Um forte abraço!
Silvio Iran Costa Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário