Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O LENÇO DOBRADO


Ei bom diaaaaaaaaaaaaaa, recebi este e-mail, vc sabe me informar se tem fundamentos realmente o que está contido aqui?
Um abraço,
A irmãzinha


O LENÇO DOBRADO (João 20:7

Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? 
Em João 20:7 -  nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo.  A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara {João Evangelista} e disse ela:  "Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram."
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado. 
Isto é importante? Definitivamente.
Isto é significante? Sim. 
Para poder entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. 
O lenço dobrado tem tudo a ver com o Amo e o Servo;  e todo menino Judeu conhecia a tradição. 
Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. 
A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição.
Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naqueletempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". 
Se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: 
"Eu voltarei!"
Resposta:
Bom dia, irmã querida!
Sinceramente, nunca ouvi falar da tradição que todo menino judeu conhece!
Acho estranha comparação entre o lenço de mortalha de Jesus e um lenço usado como guardanapo.
Se fosse o caso, teria mais coerência que o lenço ficasse enrolado do que dobrado pois Jesus disse na cruz: "Está tudo Consumado", que é o mesmo que dizer, terminei. Jesus jamais voltaria ao túmulo, à cruz ou à morte, seu sacrifício estava completo! 

Vejamos o que temos nas traduções do texto de João 20. 6 e 7 em português (vou negritar a posição do lenço):
Edição Almeida Revista e Atualizada (1993)
Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte.

Edição Revista e Corrigida (1988)
Chegou pois Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, e que o lenço que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar àparte.

Edição Revista e Corrigida (1954)
Chegou pois Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcchro, e viu postos os os lençoes, e que o lenço que tinha sido posto sobre a sua cabeça, não estava com os lençoes, mas enrolado n'um lugar à parte.

Bíblia de Jerusalém (1988)
Chegou Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.  Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.

Edição Contemporânea  (2000)
Chegou Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu no chão os lençóis e o lenço, que cobrira a cabeça de Jesus. O lenço não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.

Nova Versão Internacional (NIV) (2000)
A seguir, Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro, e viu as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.

Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2007)
Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava ali ao lado.
Assim, não vejo razão para enfatizarmos a diferença entre embolado (enrolado) ou dobrado, que seria vital para confirmar a pretensa “tradição judaica”.
Assim, apesar da possibilidade de que se traduza o termo grego por enrolado, disposto ou dobrado, isto não quer dizer que apenas o lenço estava assim disposto, pois, também os outros panos podem ter sido dobrados. O que realmente é diferenciado no texto de João 20.7 é o lugar, enquanto os lençóis ficaram num canto, o lenço da cabeça de Jesus foi posto no outro.
Então porque isto foi registrado? Para que saibamos que o lenço e os lençóis foram retirados e calmamente colocados em lugares distintos pelo Senhor ressurreto e não arrancados às pressas e jogados em qualquer lugar, como seria o normal se alguém tivesse roubado seu corpo, como queriam afirmar seus inimigos.
 Um forte abraço,
 Pr. Sandro Márcio
Comentário da Irmãzinha:

Obrigada pela pesquisa, então o que realmente importa é o que cremos, que com ou sem lenço, sabemos:
ELE VOLTARÁ, GLÓRIAS A ELE.
ABRAÇO


Resposta:

E isto Ele nos prometeu muitas vezes, como o fez em João 14: 3  E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
Temos a palavra de Jesus que é muito mais do que uma possível ilustração acerca de um pano caído, dobrado, ou deixado ao lado!

Que Deus a abençoe!
Pr. Sandro Márcio

4 comentários: