Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A irmã me furtou! O que fazer?


Querido Pastor,
 
Obrigada pelo esclarecimento. [Parábola do Administrador Infiel]

Entendi perfeitamente, porém, não entendi o que DEUS quer que eu faça ao me pedir para agir com diligência! Explico: Orei ao Senhor e pedi orientação acerca de um assunto muito delicado. Ele, logo de madrugada, na vigília em meu quarto, me deu esta palavra! O assunto delicado é que minha empregada, uma diaconisa 'cheia de unção' vem furtando dinheiro 'não pouca importância', já há algum tempo! Resolvi colocar uma camera escondida para comprovar sua conduta; no entanto essa parábola me deixou confusa! Pelo que entendi devo ignorar e fazer vistas grossas,já que ela é irmã em cristo e mora em uma comunidade? Pago 800 reais com registro em carteira,todos os direitos mais uma cesta básica além da condução 170,00 por mes! O que fazer e como agir de acordo com a palavra de DEUS? 

Oro para que o PAI das luzes continue nos abençoando e orientando!

Grata pela atenção, sinceramente, fiquem na paz do nosso senhor e Salvador Jesus Cristo!

Resposta

Colossenses 3.
16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
17  E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


Querida irmã em Cristo:
Que a paz de nosso Senhor e Salvador esteja contigo e em tua casa!

Li sua mensagem e considero antes de tudo que a irmã fez muito bem em buscar a Deus em oração e ler a Sua Palavra que é a Bíblia Sagrada! A senhora também agiu corretamente em procurar conselho, pois assim nos instrui a Palavra de Deus.

O conselho que vou lhe dar deve ser avaliado pela irmã e só seguido se entender que seja a melhor atitude a ser tomada, pois nós pastores não somos infalíveis e cada crente é responsável pela decisão que toma. Contudo, conforme o entendimento que Deus me deu tenho a satisfação e o dever de orientar da melhor maneira!

Quando a irmã busca de Deus orientação, não basta orar e abrir a Bíblia ao acaso, pois este não é o modo certo de ter o verdadeiro entendimento e pode nos levar a impor a nossa vontade na interpretação e fugirmos da vontade revelada do Pai. É preciso ler a Palavra a cada dia e meditar nela o tempo todo, para viver de modo adequado à vontade de Deus. E assim, conforme nos diz a Palavra, nos momentos de necessidade, o Espírito Santo nos fará lembrar daquilo que já aprendemos do Senhor!

Um único texto pode servir de ajuda, todavia, precisamos nos lembrar do que a Bíblia como um todo ensina sobre o nosso problema.

Diante do que a irmã me relatou, vejo que a sua empregada tem vivido de forma dupla, demonstrando ser uma “serva fiel” na igreja e uma serva infiel no trabalho. Isto é algo que causa grande mal, não apenas à sua casa, mas para toda a igreja, pois a hipocrisia, a falsidade, aliada à religião foi uma das principais causas dos fariseus serem rejeitados por Jesus. Devemos lembrar que os nossos pecados, assim como o procedimento dessa diaconisa não apenas transgridem a lei dos 10 mandamentos, como ofendem também a Lei do amor ordenada por Cristo.

Romanos 13:9 Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
10  O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

  
Não posso entender que Deus queira que a senhora faça vistas grossas aos erros de sua empregada, pois, isto seria ser cúmplice do mal que ela está praticando, e em nada iria ajudá-la.


Efésios 5
11  E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.
12  Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha.
13  Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.

Hebreus 3:13 
pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.

Assim, aconselho-a que siga os passos ensinados por Jesus em Mateus 18.
15  Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
16  Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
17  E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
19  Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.
20  Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

Neste texto o Senhor nos manda que tratemos dos erros dos irmãos com amor e firmeza, afim de ganhá-lo de novo para o bem e a verdade. É importante que a irmã que errou compreenda que não pode ter uma realidade no trabalho e outra na igreja, pois quando a igreja não corrige seus membros ela está caminhando para a sua própria reprovação diante de Deus. Como disse o Senhor à igreja de Éfeso:

Apocalipse 2. 5  Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

Na parábola do administrador infiel também temos ensino, pois ali, não apenas o empregado, mas também o patrão estava em erro, e isto foi percebido na atitude do mordomo. Sendo assim, além de corrigir a empregada que lhe furtou, também vale um auto-exame para corrigir algum erro que, talvez, esteja cometendo em relação a ela.


Creio que uma conversa sincera com sua empregada seguindo os passos ensinados por Jesus, será suficiente para a irmã compreender se deve continuar com ela trabalhando para a senhora, ou se deve mandá-la embora. Mesmo que seja difícil e doloroso, faça apenas aquilo que  a senhora tenha a consciência de obedecer a Jesus; seja demitindo a empregada que lhe furtou e não quer assumir; ou perdoando a dívida da irmã arrependida ou ainda, para o próprio bem dela e confirmação de seu arrependimento, descontando em prestações o valor furtado!

Se tudo correr do melhor modo, com o perdão e a restauração concedidos por Deus, você não apenas contará com uma empregada fiel em casa, uma irmã fiel na igreja, e uma amizade fiel para toda a vida!

Que Deus lhe dirija os passos, e se precisar, estou ao seu dispor!

1 Ts 5:23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Um forte abraço,

No amor de Cristo,

Pr. Sandro Márcio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário