Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

sábado, 12 de março de 2011

Posso ir à Festa?

Em 08 de Março, Cláudia escreveu:


Olá Pastor, bom dia! Gostaria que pudesse me ajudar com respeito ao assunto da E. Dominical do último domingo, quanto às coisas sacrificadas aos ídolos. Eu mesma me manifestei quanto a agirmos com amor para não gerar escândalo, mas, em Atos 15:28,29; 16:4; 21:25, afirmam sobre a necessidade de nos abstermos das coisas sacrificadas aos ídolos. Será que realmente podemos ir à uma festa junina sem que isso desagrade a Deus ou participarmos de refeições e festas pagãs, só para não magoarmos parentes e amigos?! 

Resposta:
Cara Cláudia,

Os textos bíblicos que você citou, bem como tantos outros, proíbem diretamente a idolatria.
Por idolatria devemos entender toda e qualquer espécie de culto que não seja única e exclusivamente dirigida às pessoas da Trindade Santíssima.
Contudo, assim como na igreja de Corinto, ainda hoje há dúvidas quanto à extensão do nosso cuidado.
Em Corinto havia o problema de pessoas que, sabendo que o ídolo não passa de uma estátua sem vida, e sem poder algum, iam aos templos pagãos e usufruíam de suas festas; enquanto outros por motivo de consciência não iam, mas se sentiam tentados a ir; e finalmente um grupo que mesmo não indo aos templos pagãos, tinha receio até de comer a carne que provinha dos templos, que normalmente era vendida a bom preço no mercado. 

I Coríntios Cap. 10

Em I Coríntios 10 o apóstolo Paulo conclui seu ensino dos capítulos 8 e 9, orientando os coríntios que:
- Eles não deviam comer carne nas festas religiosas dos templos pagãos, pois isto implica na identificação com os demônios, acarretando a ira de Deus.
14  Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
15 ¶ Falo como a criteriosos; julgai vós mesmos o que digo.
16  Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?
17  Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.
18  Considerai o Israel segundo a carne; não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios são participantes do altar?
19  Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor?
20  Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.
21  Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
22  Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que ele?

- Era-lhes permitido comer a carne que se vendia no mercado.
23 ¶ Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
24  Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.
25  Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência;
26  porque do Senhor é a terra e a sua plenitude.

- Eles poderiam comer na casa de amigos pagãos, desde que não ferisse a consciência de um fraco na fé.
27  Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência.
28  Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência;
29  consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia?
30  Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças?

- Eles deveriam fazer tudo para a glória de Deus.
31  Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

- E, seguindo o exemplo do apóstolo, deviam sempre ter cuidado de não serem motivo de tropeço aos demais crentes.
32  Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus,
33  assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.
Cap. 11. 1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.


Quanto a isto creio que todos os crentes estão de acordo; as diferenças começam quando uns entendem que festas, como a junina já não têm caráter religioso, sendo apenas uma manifestação cultural, enquanto outros ainda a vêem como devoção aos ídolos.

Mas, me diga, basicamente, o texto e as figuras abaixo, traçam um perfil correto acerca da moderna festa junina?

A Festa Junina é realizada em comemoração aos dias dos santos católicos:
Santo Antonio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). 
São entoadas canções aos santos, é encenado o “casamento caipira” e a dança da quadrilha, em referência a Santo Antônio, o “santo casamenteiro”.
Essa festa aproxima as pessoas da igreja católica e de seus oficiais; as quermesses são importante campanha de fortalecimento das finanças da igreja.




Sendo assim, é conveniente que um cristão participe dessa festa?

Quanto à fazer o que os amigos desejam para não causar escândalo, veja que Paulo não se preocupa, primeiramente, com a opinião dos incrédulos e sim com a possibilidade de fazer um crente imaturo tropeçar. Responda com sinceridade: O que causa maior problema e escândalo na igreja, você ir ou não ir à uma festa junina?
Mas, acima de tudo, nossa maior preocupação deve ser em não provocar o zelo (ciúmes) do nosso Deus em nos ver “flertando” com os ídolos. 

Objeção: Mas, deste modo, jamais o apóstolo Paulo teria feito a famosa pregação no Areópago, que era um importante centro de idolatria em Atenas!
Resposta: Conheço crentes que, apesar de serem mal interpretados, se aproximam de drogados, de bandidos e de prostitutas, não para praticar seus pecados e sim para lhes falarem do amor de Deus, como fez Jesus Cristo. Bem, se você vai à festa junina para pregar o evangelho aos católicos, como fez Paulo com os atenienses, então está justificado! Mas, é isto o que os crentes estão fazendo lá???

“A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova”. Romanos 14:22

Que Deus a abençoe,

Pr. Sandro

4 comentários:

  1. Pr. Sandro, boa tarde.
    Obrigada por responder às minhas dúvidas, embora já tão exploradas pelo Prof. Jônatas naquela manhã. Conclui que devo participar sem que minha consciência me acuse, evitando que os despreparados não se escandalizem mas, prefiro evitar tais situações para não cair em engano e tentações. Quanto a levar o Evangelho aos necessitados, mesmo que drogados e ladrões, sempre que Deus permite situações assim, o faço e com grande alegria, há vários anos. Que Deus o abençoe, forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu não tenha sido claro:
    Embora eu não possa mandar em ninguém, pois cada um se responsabiliza diante de Deus,

    ASSIM COMO VOCÊ, EU TAMBÉM SOU FRONTALMENTE CONTRA O CRISTÃO PARTICIPAR DE FESTA JUNINA!

    Não entendo como um cristão possa participar com a consciência tranquila.
    É uma festa pagã, que adora os santos católicos e alegra os demônios!
    Foi o que tentei demonstrar biblicamente.
    Continue seu trabalho de pregação e amor ao próximo. Que Deus a abençoe!
    Fraternalmente em Cristo,
    Pr. Sandro

    ResponderExcluir
  3. quando temos a sensibilidade de receber de Deus o que é certo.Deixamos de fazer isso ou aquilo.O Senhor Jesus nos auxilia e nos dá paz quando algo vem dEle,e quando não vem deLE nos sentimos em conflito.

    ResponderExcluir
  4. É verdade que o sentimento de paz interior muitas vezes nos ajudam em nossas escolhas. Contudo, não podemos esquecer que o coração do homem é mau por natureza e os nossos sentimentos são instáveis. Nossa segurança verdadeira sempre está em conhecer o que a Bíblia diz e seguir seus ensinos, quer gostemos ou não!

    ResponderExcluir