Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Para os Livros Poéticos se diz Verso ou Versículo?

Pastor, boa tarde.
É certo que falemos que o livro de Salmos, não tem versículos e sim versos, por se tratar de um livro poético???
Ou seja, falemos "__ vamos ler no salmo ( ou salmos??) 33 o versículo x???? ou falemos verso x????
Um abração,
Toja.
Amo vocês em Cristo.
Saudades.

Querido irmão, João Toja,

O certo é falarmos versículo! 
A divisão da Bíblia em capítulos e versículos teve a sua forma final apenas no século XVI, e a rigor, não obedece a divisão de parágrafos do texto original grego e hebraico; e a poesia bíblica, assim como o restante das Escrituras, nos foi preservada em forma de prosa, lembrando que a poesia hebraica, diferentemente da nossa poesia comum, trabalha muito mais com a construção das idéias do que com a forma ou rima, propriamente ditas.
O livro de Salmos é uma coleção de cânticos do povo de Deus. Infelizmente, temos apenas a letra e não mais a melodia destes cânticos. 
Cada salmo é um cântico individual (com exceção de uns poucos que podem ter se dividido em dois, ou dois salmos que tenham se unido num só), daí ser mais apropriado falar não em capítulos de Salmos, e sim do salmo número tal, versículo tal. 
Mas, vale ressaltar que este não é um item doutrinário, ou algo que mereça muita atenção, e às vezes até pode trazer discussão desnecessária, a ponto de deixarmos de meditar no salmo lido, reparando apenas no fato do litúrgico ter falado verso ao invés de versículo, portanto, não é bom sermos tão rigorosos.
Para aqueles que querem cantar os salmos muitos compositores cristãos modernos os gravaram com suas músicas. Recomendo a série “Louvor” dos Vencedores Por Cristo. 

Também estamos com saudades!!!
Um forte abraço,
Pr. Sandro Márcio e família

41 comentários:

  1. detalistas não entran no reino dos ceus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde vc prova isso na Bíblia?

      Excluir
    2. entram é com M e não com N

      Excluir
    3. Caro anônimo (de 25/05/12),é pela falta de atenção aos detalhes que muitos tem se deixado dominar por toda sorte de ventos de doutrinas engendradas pelos homens! Deus nos manda meditar em Sua Palavra! Meditar é olhar com atenção, é sim reparar nos detalhes. Conquanto nem tudo tenha a mesma importância, só poderemos distinguir o secundário do essencial, se prestarmos atenção aos detalhes!
      E, de mais a mais, me parece ilógico entrar num blog de perguntas e respostas e não querer saber de detalhes!
      Um forte abraço!

      Excluir
    4. O certo é detalhista. Por não prestar atenção em detalhes que você escreve errado.

      Excluir
    5. Por ignorarem os detalhes, muitos são enganados com falsas doutrinas e falsos ensinamentos, por aqueles que maliciosamente se apegam a eles a fim de distorcê-los e pervertê-los, e assim ludibriarem os incautos.

      Excluir
  2. Que saudades do diácono João Toja!
    Amigo e irmão de raro valor!
    De sorriso constante e presença cativante, era o tipo de pessoa que não imaginávamos perder tão cedo!
    Eu fui office-boy em sua livraria evangélica, no tempo em que comecei a namorar aquela que seria minha esposa; e bem mais tarde, já me licenciando ao pastorado, trabalhamos juntos na Congregação Presbiteriana do Jardim Felicidade!
    Agradeço a Deus pela honra de havê-lo conhecido e pelo quanto me ensinou a ser um homem de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Amém! Muito obrigada Pastor, estava com essa dúvida a tempos.
    Sou Josiane, moro em Guajará-Mirim/RO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que benção irmã,na humildade sempre vem vitória.Deus abençoe sempre todos nós que somos dependentes da Sua graça e misericórdia.Fraterno abraço

      Excluir
  4. Fico feliz pela bênção de ajudá-la, querida irmã. Que Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Qual a diferença de versículo e o salmo? São as mesmas coisas?

    ResponderExcluir
  6. A Bíblia é dividida em capítulos (números grandes) e versículos (números pequenos). No cômputo geral, a grosso modo, cada salmo é contado como se fosse um capítulo, composto por vários versículos. Contudo, analisando as características da poesia hebraica ( e mesmo alguns outros textos bíblicos) vemos que esta divisão muitas vezes se mostra inadequada à melhor compreensão da mensagem ensinada.

    ResponderExcluir
  7. DESEJO SABER SE FALAMOS SALMOS:150: E O VERSO 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Cristo, amado irmão!
      Como falei no post acima, a nossa divisão bíblica em versículos não atende rigorosamente ao "verso" de uma poesia hebraica. Por isso, penso que seja mais adequado dizer VERSÍCULO e não verso. Mas, caso alguém insista em dizer "verso", creio que não valha a pena perder a reflexão da mensagem pregada por causa disso.

      Excluir
  8. Muito obrigado homem de Deus, está questão de verso e versículo tirava a minha atenção da mensagem bíblica.Seja abencoado em nome de Jesus.
    Dc. César Del Portal.

    ResponderExcluir
  9. Caro irmão Dc. César, Isto é mais comum do que deveria. Muitas vezes percebemos mais os erros e tiques nervosos do pregador do que a mensagem pela qual Deus quer nos orientar!
    Isto não significa que devamos descuidar do preparo do pregador e da boa apresentação da Palavra. Mas não podemos nos esquecer que a Palavra é um tesouro e o pregador é apenas um vaso de barro.

    ResponderExcluir
  10. Deus e maravilhoso e cada nos ensina que existe detalhes e detalhes mas ele continua senhor por excelência

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A paz do senhor Jesus eu estava no culto preleito falou que salmos é
    verso está certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente ele se baseou no fato de Salmos ser poesia; só não reparou que a Bíblia que temos em nossas mãos não é dividida em versos ou estrofes, e sim em versículos. Mas, como disse acima, não vale a pena brigar por isso! Que o respeito e o amor prevaleçam!

      Excluir
  13. Gostei da explicação muito legal.

    ResponderExcluir
  14. É errado um jovem crente fazer rali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, embora só os verdadeiros crentes se preocupem em agradar a Deus, se, diante dEle, algo é errado, essa lei serve para todos, independente da crença, todos compareceremos no Dia do Juízo.
      Contudo, Deus não é contra a alegria, o prazer ou os esportes; desde que estas coisas não sejam proibidas na Bíblia, e, mesmo permitidas, não tomem o lugar principal de nossas vidas.
      Veja que não basta dizer "faça" ou "não faça", precisamos ser cautelosos sobre o que fazemos; com que intenção e quais as consequências.
      Devemos respeitar as leis de nosso país, bem como tomar todas as medidas de segurança; pois a "adrenalina" pode servir como droga, nos tirando a visão real dos riscos.
      E, como jovem, você deve ouvir a opinião de seus pais e das pessoas que realmente te amam!
      Que Deus lhe ilumine!

      Excluir
  15. O senhor disse todos diante do juízo , se for referente ao juízo do trono branco, os salvos em Cristo estão livres e sim vai julgar os ímpios,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O juízo como risco não há para os que estão em Cristo. Mas a sentença "Vinde benditos...
      é nossa grande esperança em Jesus.

      Excluir
  16. Salmos não tem capítulo é nem versículo ..é citado exemplo : vamos ler em Salmos 1 e verso do 2 ao 12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A poesia hebraica não tem a nossa mesma ideia de versos. Mas, embora não seja ideal, pode até ser útil falar assim, às vezes.

      Excluir
    2. A paz do Senhor a todos, ou graça e paz,

      Na verdade, na verdade, tanto o Velho quanto o Novo Testamento foram escritos ininterruptamente, sem capítulos nem versículos. Estes foram acrescentados bem mais tarde, para melhor localização dos textos por parte dos leitores.

      A o que chamamos de livros poéticos na bíblia que totalizam 5 livros, Jô,salmos, provérbios, eclesiastes e cantares, eles livros não se lêem capítulo s e nem versículo,por se tratarem de poemas.

      Explico melhor Verso, segundo o Dicionário Houaiss, significa “cada uma das linhas de um poema, caracterizando-se por possuir certa linha melódica ou efeitos sonoros, além de apresentar unidade de sentido

      Excluir
    3. Isso mesmo, irmão!
      Como eu disse acima, a divisão do texto Grego e Hebraico bíblicos em capítulos e versículos só veio muito mais tarde. Mas, não havia nos livros poéticos a preferência por "versos" rimados, como vemos hoje, e sim versos, como uma construção melódica de palavras, ideias, sons e ritmos. Esta construção antiga não tem o mesmo efeito em outras línguas. Daí não podermos encontrar a perfeita sintonia entre a moderna divisão em versículos e a forma melodia poética original. Mas, reitero que, apesar de considerar mais correta a referência aos Salmos como número e versículo (dada à forma como temos a Bíblia hoje), externo meus respeitos aos que não se convenceram disso. Que Deus abençoe e ilumine a todos nós!!!

      Excluir
  17. Esse Anônimo, ( DISSE QUE DETALHISTAS NÃO ENTRAM NO REINO DE DEUS ) , por ser ignorante dos detalhes que fazem diferença na vida cristã, deu-se mal,com sua relapsa observação mui ignorante e maliciosa. Ficou sem palavras, ante aos DETALHES que lhe foram mostrados observar. Parabéns para todos pela coerência com que responderam ao incauto inobservante!!!!

    ResponderExcluir
  18. Caro
    Pastor gostei muito da sua explicação que Deus continue te usando no ensino da palavra Dele

    ResponderExcluir
  19. É sabido que nos textos originais da Bíblia, não havia separação entre as palavras, pontuações, nem títulos para ajudar a localizar as passagens bíblicas. Era um rolo apenas escrito, sem divisão. Entre os cristãos, a divisão da Bíblia em capítulos e versículos surgiu para facilitar a leitura e memorização dos textos bíblicos.

    Na história da divisão da Bíblia em capítulos e versículos, Salmos é um livro da Bíblia, que possuem (150) capítulos e (2.641) versículos. Não tem como omitir 150 capítulos e 2.641 versículos do total geral da soma de capítulos e versículos da Bíblia.

    No contexto cristão e da história da divisão da Bíblia em capítulos e versículos, Salmos é um LIVRO como os demais da Bíblia.

    Portanto, não existe esse negócio de se for VERSOS é cânticos, é Salmos, louvor, adoração, é espiritual.

    Não há nenhum problema em citar, falar, lê capítulos e versículos do livro de Salmos, isso é fato, é história.

    ResponderExcluir
  20. A paz do Senhor a todos. Entendi a explicação. Cheguei até aqui, por conta do estudo do Salmos 119 e vejo a melhor aplicação de capítulo e versículo. Até porquê, não vamos canta-los certo?! Acho de extrema importância o conhecimento, tal como as aplicações. Quanto aos demos irmãos que chegaram até aqui, sejam educados, tem alguém disponibilizando conhecimento valiosos. Fiquem na paz. Obrigada Pastor Sandro, que Deus continue abençoando sua vida, sua família e seu ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei até aqui por estar, estudando o salmo 3 estou gostando demais de cada resposta estou aprendendo muito. Nunca preguei mais tenho uma vontade enorme e sei que o pai vai me dar entendimento para isso. Graça e paz a todos amados irmãos.

      Excluir
  21. Varões de Deus...aquele que come legumes não julgue o que não come...vigiam..jesus está voltando..vamos pregar para os ímpios.

    ResponderExcluir
  22. Tirou minhas dúvidas obrigado

    ResponderExcluir
  23. Meus caros o Senhor Diz examinais as escrituras!

    Contudo temos que também examinaram o português, afinal o verbo era Deus.

    ResponderExcluir
  24. Não fica estranho dizer verso para versículo?

    ResponderExcluir