Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Posso me casar com alguém "divorciado"?

Rev.  Sandro
Bom dia...Deus o abençoe

Olha só depois daquele debate de casamento  no chat... fiquei com algumas duvidas..

eu solteira .. se por acaso aparecer um divorciado na minha vida , mas  motivo do divorcio não tenha sido traição da esposa, não esta correto....???

se for isto quer dizer que um divorciado( sem ser traido) só pode se casar novamente se for com quem ele se divorciou???

obrigada
Rosi


Resposta.

Querida irmã Rosi,
A nossa confissão de Fé de Westminster, amparada nas Escrituras Sagradas instrui:

CAPÍTULO XXIV
DO MATRIMÔNIO E DO DIVÓRCIO
I. O casamento deve ser entre um homem e uma mulher; ao homem não é licito ter mais de urna mulher nem à mulher mais de um marido, ao mesmo tempo.
Ref. Gen. 2:24
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

Mat. 19:4-10
4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher
5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?
6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
7  Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar?
8  Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.
9  Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério.
10  Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar.

Rom. 7:2,3.
2  Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal.
3  De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.

II. O matrimônio foi ordenado para o mútuo auxílio de marido e mulher, para a propagação da raça humana por uma sucessão legítima e da Igreja por uma semente santa, e para impedir a impureza.

Ref. Gen. 2:18
Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Gen 9:1
Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 

Mal.2:15
Não fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.

I Cor. 7:2,9.
2  mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido.
9  Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.

III. A todos os que são capazes de dar um consentimento ajuizado, é lícito casar; mas é dever dos cristãos casar somente no Senhor; portanto, os que professam a verdadeira religião reformada não devem casar-se com infiéis, papistas ou outros idólatras; nem devem os piedosos prender-se desigualmente pelo jugo do casamento aos que são notoriamente ímpios em suas vidas ou que mantém heresias perniciosas.
Ref. Heb. 13:4
Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.
I Tim. 4:1-3
1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
2  pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
3  que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;

Gen.24:57-58
57  Disseram: Chamemos a moça e ouçamo-la pessoalmente.
58  Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei.

I Cor. 7:39
A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor.

II Cor. 6:14.
14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
15  Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?

I Cor 5.11  
Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.

IV. Não devem casar-se as pessoas entre as quais existem os graus de consagüinidade ou afinidade proibidos na palavra de Deus, tais casamentos incestuosos jamais poderão tornar-se lícitos pelas leis humanas ou consentimento das partes, de modo a poderem coabitar como marido e mulher.
Ref. I Cor. 5:1
Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.

Mar. 6:18
Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.


Lev. 20:19-21
19  Também a nudez da irmã de tua mãe ou da irmã de teu pai não descobrirás; porquanto descobriu a nudez da sua parenta, sobre si levarão a sua iniqüidade.
20  Também se um homem se deitar com a sua tia, descobriu a nudez de seu tio; seu pecado sobre si levarão; morrerão sem filhos.
21  Se um homem tomar a mulher de seu irmão, imundícia é; descobriu a nudez de seu irmão; ficarão sem filhos.


V. O adultério ou fornicação cometida depois de um contrato, sendo descoberto antes do casamento, dá à parte inocente justo motivo de dissolver o contrato; no caso de adultério depois do casamento, à parte inocente é lícito propor divórcio, e depois de obter o divórcio casar com outrem, como se a parte infiel fosse morta.
Ref. Mat, 1: 18-20
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
19  Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.
20  Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.


5:32
Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

19:9
Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério.

VI. Posto que a corrupção do homem seja tal que o incline a procurar argumentos a fim de indevidamente separar aqueles que Deus uniu em matrimônio, contudo só é causa suficiente para dissolver os laços do matrimônio o adultério ou uma deserção tão obstinada que não possa ser remediada nem pela Igreja nem pelo magistrado civil; para a dissolução do matrimônio é necessário haver um processo público e regular, não se devendo deixar ao arbítrio e discreção das partes o decidirem seu próprio caso.
Ref. Mat. 19:6-8
6  De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
7  Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar?
8  Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.

I Cor. 7:15

Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz.


Deut. 24:1-4

1 Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa;
2  e se ela, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem;
3  e se este a aborrecer, e lhe lavrar termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,
4  então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a desposá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim, não farás pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança.


Esdras 10:3.

Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus, de que despediremos todas as mulheres e os seus filhos, segundo o conselho do Senhor e o dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se segundo a Lei.

Creio que, verificando os textos bíblicos, constata-se a posição fiel das declarações acima, de que apenas a traição ou a deserção obstinada do incrédulo justifica o divórcio e o novo casamento por parte do cônjuge fiel. Por deserção obstinada, entende-se que seja quando, mesmo não havendo adultério e apesar do crente fazer todo o possível e aceitável diante de Deus pela união, ainda assim o outro decide ir embora. Em outros casos, ainda que possa se dar a separação por parte do cristão, não há a permissão para um novo casamento, pois diante de Deus, apesar de, por questões diversas, haja impossibilidade de viverem juntos, eles ainda são casados e tem compromisso de fidelidade que os reconduza ao perdão e à vida em comum, sabendo que durante o tempo em que estiverem separados ficam mais expostos à tentação de uma terceira pessoa, e, neste caso, Jesus chama a nova união de ADULTÉRIO!
O grande engano de muitas famílias é que já nascem condenadas, pois os cônjuges não crêem que ficarão juntos “até que a morte os separe”; infelizmente, o divórcio deixou de ser a última opção e passou a ser a fuga de qualquer desconforto, selando a incompatibilidade dos egos.
Nunca é demasiado dizer que embora o Senhor permita (não ordena) o divórcio para os casos mencionados acima, Deus, o criador da família, detesta o divórcio:

Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis. Malaquias 2.15
   
Contudo, esta orientação nem sempre é bem acolhida, pois, tal como no casamento misto, os sentimentos costumam falar mais alto do que a Palavra de Deus, e os exemplos que “deram certo” parecem justificar a iniciativa. Entretanto, sejamos honestos em reconhecer que nem tudo o que “dá certo” é “certo de fato”!
Todavia, em nossa sociedade tão imoral e prejudicial às famílias, é comum alguém se converter já com a vida familiar toda perturbada, numa seqüência de casamentos infelizes, divórcios precipitados e novas e ainda mais rápidas uniões, e a criação dos filhos desses casamentos. Isto só é compreensível por haver acontecido antes da pessoa ter conhecido a Cristo, e dado à impossibilidade de consertar o passado, só resta arrepender-se dos adultérios cometidos, assumir as responsabilidades como pai e a partir de então ser fiel e amoroso com a atual companheira dando o exemplo de que:
...se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.  Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.” 2 Coríntios 5:17-19

Falando em reconciliação, lembremo-nos do que ocorreu com Raabe a prostituta:
Hebreus 11:31  Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.
Mateus 1:5,6a  Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;  Jessé gerou ao rei Davi;

No entanto, aquele que já conhece ao Senhor, conquanto seja também um pecador, não pode praticar aquilo que sabe ser condenado pelo Senhor, e se já fez isto, ainda que, sendo salvo, não perde a salvação, fique ciente de seu pecado e das tristes conseqüências que, nesta vida, acompanham semelhante decisão, restando-lhe apenas suplicar o perdão e a misericórdia de Deus.
Cara irmã, tenha bem definido em sua mente que começar uma união com alguém que já fracassou uma vez como marido, ou que diante de Deus ainda pertence a outra pessoa é o prenúncio de um grande desgosto. Sabemos que Deus é poderoso e misericordioso para até mesmo consertar nossas tolices, mas casar-se desse modo é como uma pessoa pular do alto do templo esperando que os anjos a protejam, atitude esta que é chamada por Jesus de “tentar a Deus”!(Conf. Mt .4. 5-7) Não faça isto!
Embora com o passar do tempo o coração solteiro se angustie, é sábio não dá-lo a alguém sem a certeza da bênção de Deus; confie no amor divino!
Que Deus a abençoe!
Pr. Sandro Márcio

274 comentários:

  1. Olá pr. Me tire uma duvida, pelo que li no texto que nada alem de adultério e morte te habilita a um novo casamento certo? Entao como deve se portar o repudiado? Pela logica se me pedem o divorcio e eu tento permanecer no casamento e ainda assim a outra parte insiste na separação, estou livre de adultério correto? Mas pq a pessoa que "casar " comigo sendo divorciado que é adultero??? A logica não seria a meu "adultério" e o da nova esposa serem pago por quem pediu o divorcio??? Lcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão; o caso bíblico de "expor o repudiado ao adultério", se ele se envolver num novo relacionamento está tratando acerca daqueles que se divorciaram por motivo frívolo ou de desentendimento de ambos. Para aqueles que foram abandonados contra a vontade, por adultério ou desistência obstinada do outro (Cf. Mateus 5.32 e I Coríntios 7.15), como parte inocente, são livres para se casar novamente, como se fossem viúvos, pois não foi sua culpa a morte daquele casamento. Mas, como recomenda a Confissão de Fé de Westminster, antes de um novo relacionamento o divórcio deve ser devidamente sancionado segundo as leis vigentes no país.

      Excluir
    2. Olá pastor. Preciso tirar uma dúvida. Eu namoro um rapaz divorciado e eu nunca fui casada, porém ele foi casado na igreja católica e a ex mulher dele ja tem outro namorado e tem até um filho com essa atual, gostaria de saber se posso me casar com ele e se o casamento na igreja católica realmente é valido??? Obrigado

      Excluir
    3. Cara irmã, creio que estou falando com uma serva de Deus. Como você sabe, o namoro é algo de grande importância na vida do crente, pois é a preparação para o casamento e o início de uma nova família. Para que essa família caminhe na luz é preciso que ambos tenham um verdadeiro compromisso com Cristo. O caso do rapaz, como descrito acima, independente do casamento ter sido ou não na igreja católica, me parece não ter mais volta, pois além de estar divorciado, sua ex-mulher já constituiu outra família. Contudo, lembre-se que a Bíblia proíbe a união do crente com o descrente. Você deve ponderar com sinceridade se essa união vai aproximá-la ou afastá-la do caminho de Deus!

      Excluir
    4. Pastor, sou casada no papel e na igreja, mas antes meu marido viveu 3 anos com outra mulher, não casou nem no civil nem na igreja mas tinham vida de casados e tem até uma filha. Milha dúvida é; perante Deus ela é a mulher dele?

      Excluir
  2. me divorciei por causa de traiçao sendo eu q pedi o mesmo, posso me casar de novo?

    ResponderExcluir
  3. Se você for a parte inocente, não há nenhum impedimento bíblico, desde que seja com um (a) servo (a) de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou solteira estou noiva de um homem divorciado posso casar com ele .o fim do casamento dele foi por que pegou traição da esposa .mais muitos dizem que é pecado que não posso me casar.alguem me ajuda com um opinião.

      Excluir
  4. olá pastor sou solteiro e estou me relacionando com uma pessoa divorciada posso me casar com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço que leia a postagem e os comentários anteriores, confirme em sua Bíblia; e que Deus o ilumine!

      Excluir
  5. ola pastor. tenho uma duvida e nao consigo encontrar a resposta. se eu me relacionar com um rapaz divorciado, mas ele se divorciou sem ser motivo de traiçao, apenas motivo de desentendimento, porem sua ex esposa a qual ele se divorciou era tambem divorciada de um outro casamento. no caso se é que entendi bem, eles viviam em adulterio correto? nesse caso ele pode se casar novamente na igreja sem qualquer problema???

    ResponderExcluir
  6. Calma, calma, calma... um erro não justifica o outro!
    O que lhe faz pensar que será feliz num relacionamento desses?
    Confie em Deus que Ele a ama e é suficientemente sábio e poderoso para cuidar e dirigir sua vida sentimental!
    Pense bem, minha irmã, mais do que casar na igreja, você deve buscar um marido que, primeiramente ame a Deus, para que saiba te amar de verdade e lhe tratar com o carinho e a dignidade que merece uma serva de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muuito obrigada pela resposta. esta me fazendo refletir muito.
      Aproveitando do seu conhecimento, eu dei uma boa lida no seu blog. gostei muito mesmo. mas nao achei nenhuma postagem que falasse sobre o sangue, ou talvez eu nao tenha achado. tenho muitas duvidas a respeito pq ja frequentei o salao do reino das testemunhas de jeová por um bom tempo. mas nunca consegui entender pq la eles pregam que é pecado fazer a transfusão de sangue, pq eles dizem que na biblia nao se deve tomar do sangue, e isso inclui tbm injetar, assim como um remedio, ele pode ser tomado via oral ou via intravenoso, afinal, é permitido ou nao a trasfusão de sangue.?

      Excluir
    2. Cara irmã, vou postar aqui uma resposta que dei certa vez, sobre a palavra coração, e doação de sangue e órgãos. Espero que lhe ajude:

      Na Bíblia qual o significado da palavra “coração” ? Qual deve ser a nossa posição quanto à doação de órgãos ou sangue?

      Na Bíblia temos o coração como: 1) Órgão que bombeia o sangue: “Então, disse Joabe: Não devo perder tempo, assim, contigo. Tomou três dardos e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho”. (II Sm 18.14). 2) E em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto, dos sentimentos e da vontade. “ então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração”.Gn 6.6. Como podemos ver, nem sempre ao se referir ao coração a Bíblia está falando do músculo que bombeia o sangue em nosso corpo, visto que procura comunicar o mais íntimo do ser de alguém (no caso acima da enorme tristeza de Deus diante da maldade humana). Fazendo uso dessa figura falou Jesus: Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. (Mt 15.19). O objetivo do Mestre não é localizar algum órgão físico que defina nossas emoções pensamentos ou intenções, mas demonstrar desse modo o quanto tais pecados se encontram arraigados em nossa natureza. E quando Deus nos diz “Dá-me, filho meu, o teu coração” (Pv 23.26), não espera que o arranquemos do peito para lhe dar, mas que consagremo-nos ao Senhor, do mais íntimo do nosso ser. Podemos ficar tranquilos de que embora nosso corpo seja parte importante de nossa constituição, não dependemos exclusivamente dele para pensar, viver ou amar, pois durante o tempo em que estivermos aguardando nossa ressurreição e nosso corpo estiver descansando na terra, nós os que cremos, estaremos, com certeza, conscientes e felizes ao lado de Jesus, como Ele prometeu na cruz ao ladrão arrependido: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). Assim, não há problema algum em doar o coração pois não se está transplantando o espírito ou os pensamentos, mas apenas o órgão físico que tornará possível a vida e a saúde àquele que tanto necessita.
      Receber ou doar algum órgão, vivo ou morto, como o coração por exemplo, em nada altera a natureza do que recebe, antes revela a bondade daquele que doou. Do mesmo modo se dá com a doação de sangue. Por que não dar um pouquinho de nosso sangue para salvar vidas? Lembremo-nos de Jesus que deu todo o seu sangue para nos salvar!

      Excluir
  7. Mas uma pessoa solteira casa-se com um divorciado e depois se separa como fica a situação dela.

    ResponderExcluir
  8. Por que aquela situação dela com aquela pessoa a qual ela estava casada e ilícita perante Deus não reconhece como uma relação existente só se o conjugue estiver morto caso contrário não é válido e considerado adultério neste caso o que a qual é a situação desta pessoa ela se separado e reconhecendo que estava em uma relação etrará ela pode se casar de novo.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Rosimere, não posso dizer que está tudo certo, pois é um erro após o outro, e nossos erros sempre trazem más consequências. Como nós vimos, a Bíblia tem claras direções acerca de como deve ser preservada a santidade da família e a felicidade das pessoas na comunhão com Deus. Mas, mesmo assim, nós pecadores tomamos rumos que nos trazem tristeza e dor. Chegamos a um momento em que tudo fica tão estranho e tão fora da vontade de Deus que a única maneira de recomeçar é pedir a misericórdia do Senhor para que nos socorra diante das tristes consequências de nossos erros. Recomendo a que procure uma igreja fiel à Bíblia e que manifeste o seu arrependimento diante de Deus e busque aconselhamento específico a esse problema.

    ResponderExcluir
  10. Eu fui casado a alguns anos atras, e minha mulher pediu o divorcio, mas nao houve adulterio no nosso casamento. Passado um tempo ela se casou com outro homem. Entao creio que aí houve o ADULTERIO. de acordo com Deut. 24:1-4 eu nao posso mais me reconciliar com ela mesmo se ela se divorciar novamente. como fica minha situação. tendo ela se casado denovo caracteriza-se o adulterio. entao eu estou livre pra me casar novamente??

    ResponderExcluir
  11. acrescentando ao comentario acima. como fica a situação da mulher que se casar cmg?? ela sera uma adultera??

    ResponderExcluir
  12. Conforme as respostas anteriores, de acordo com a Bíblia e a Confissão de Fé de Westminster (que entendo ser uma interpretação fiel), a parte fiel pode se casar novamente, pois o outro, por sua deserção obstinada e adultério, "matou" o casamento, colocando o cônjuge em condições semelhantes a de um viúvo. Mas, se vier a se casar novamente deve ser com alguém que tem um compromisso verdadeiro com Cristo; o que a Bíblia chama "casar-se no Senhor"!

    ResponderExcluir
  13. Eu quis me separar de minha esposa sem motivo aparente, já estamos divorciados ela está namorando. Caso ela venha se casar eu fico livre? Afinal sendo assim ela matou o casamento?

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo, posso estar enganado, mas o seu post indica a postura de alguém que descansa nos erros do outro, sem reparar na própria culpa.

    Se você mesmo assume que a abandonou sua esposa, sem justa causa, quem foi que "matou" o casamento afinal?

    Compreenda que é você quem a está expondo a esta situação de erro; e os erros dela, de modo algum o livram de assumir os seus próprios.

    "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério". Mateus 5:32

    Você pode se ver livre da sua ex, da cobrança da sociedade, mas, não poderá se ver livre de Deus que conhece e julga a responsabilidade e as irresponsabilidades de cada um!

    Creio que sempre haverá esperança para aquele que verdadeiramente se arrepende; é este o seu caso?

    Que Deus o ilumine!

    ResponderExcluir
  15. A paz..eu tenho uma duvida..Eu vivi dois anos com uma mulher .um relacionamento em base de fornicação. Brigas.traição. e mentiras..mas ainda assim eu decidi me casar com ela.uma semana antes de me casar eu havia rompido o noivado..mas ela insistiu dizendo que ela mudaria seu comportamento infantil e imaturo.não me livrando de ser culpado em boa parte das veses..então me casei..eu decidi me noivar com 16 anos de idade.e me casei com 18 ela tinha 23 anos quando nos casamos..quando casados..chegamos num ponto em que não havia mais felicidade entre as duas partes..pois seguimos numa decisão imatura que tomei quando tinha 16 anos..Eu e ela entramos no senso de que estávamos fazrfo um ao outro infeliz..mas ainda sim ela quis continuar..mas eu não insisti..seus comportamentos e nossas brigas violentas não me deixava cada vez mais longe..no fim da. Relação. E me envolvi com outra pessoa..no qual estou ainda com ela.e minha ex esta com outra pessoa.não ha motivo bíblico para minha separação..mas eu me arrependimento muito de ter me casado tao jovem..gostaria de saber o que me faz livre perante Deus .do que fiz..para que eu possa me casar novamente..e continuar minha vida.?

    ResponderExcluir
  16. A paz de Cristo, amado leitor!
    É muito importante reparar do que estamos nos arrependendo.
    Devemos nos arrepender do pecado cometido contra Deus e contra o outro. Você falou de fornicação, brigas, traição, e outras culpas mútuas; é disso que deve se arrepender, e não de haver se casado cedo! Pois, independente do tempo ou idade do casal, quando buscamos a orientação de Deus e praticamos a Sua Palavra no lar, temos as bênçãos do Senhor e uma vida familiar harmoniosa.
    Repare que o fato de ambos estarem em novos relacionamentos (independente de ainda não terem se casado novamente), já se configura em adultério. Creio que, "para continuar a vida" é necessário, sinceramente se arrepender de todo o mal cometido contra Deus e sua ex-esposa e buscar o perdão no sacrifício de Jesus Cristo na cruz pelos pecadores. Tome uma nova atitude de respeito a Deus no seu lar e relacionamentos, procure uma igreja fiel à Bíblia, com bons pastores e conselheiros cristãos. Mas, cuidado para não pensar que seja fácil casar, descasar e casar novamente, como se fosse algo banal; Deus sabe muito bem a diferença entre as conveniências humanas e o verdadeiro arrependimento; é a mesma distância que há entre o Céu e o Inferno! Creio que, nada desfaz o passado e a necessidade de assumir suas consequências, mas em obediência a Cristo, sempre haverá lugar para um recomeço!
    E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17

    ResponderExcluir
  17. Olá pastor. Fui casado, traí minha esposa, tentei reatar uma vez, ela aceitou e eu desisti, tentei pela segunda vez e ela não quis mais e se casou. Hoje me arrependi, vivo em santidade e sempre buscando a Deus. Conheci uma garota que não é crente e durante o namoro ela conheceu a Cristo e entregou a Ele sua vida. Estamos planejando noivar e casar. Deus pode me dar uma segunda chance de ser feliz ao lado de alguém e fazer desta vez tudo certo até o fim?!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, caro João Guilherme!
    Pelas poucas informações que você me deu, tive a impressão de que seu primeiro casamento teve mais problemas do que apenas traição; não que isto seja coisa pequena, mas, transpareceu também ter havido egoísmo e falta de humildade . Dado que vocês já se dirigiram para caminhos diferentes, e até assumiram novos relacionamentos, creio que só resta clamar pela misericórdia de Deus e assumir as prováveis consequências. Crendo na restauração que só Deus pode dar, aconselho-o a repensar sua postura para evitar antigos erros no novo relacionamento. Também acredito ser de grande importância buscarem uma igreja evangélica séria e contarem com pastores e conselheiros fiéis que possam melhor orientá-los. Que Deus os dirija e ilumine!

    ResponderExcluir
  19. Pastor, meu esposo desistiu do seu primeiro casamento, e muito tempo depois nos conhecemos e casamos, agora ele quer o divorcio mais sem traições, apenas porque nao quer saber de resolver os problemas, já fiz de tudo, conversei, orei muito mais ele nao quer nem saber, neste caso se ele me abandonar eu posso me casar de novo?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houver deserção da parte dele, certamente logo vai buscar uma nova companheira, configurando enfim o adultério, e te liberando como parte inocente; mas, não tenha pressa para se envolver com alguém; é muito fácil cometer o mesmo erro numa segunda escolha! Seja fiel, entregue a Deus a condução de sua vida!

      Excluir
  20. Ola pastor ,estou nouva de um rapaz divorciado ,mas tenho muitas duvidas ,as principais sao ,se eu casar com ele sendo q ele n se divorciou por traiçao ou adulterio ,nos n vamos ser salvos ...por q em apocalipse diz q adulteros n entram no ceu ,ou mesmo assim pela graça de Deus nos seremos perdoados e vamos p o ceu ,eu n creio na perda da sakvaçao ,mas nesse caso eu tenho duvidas obre o q aconteceria .tbm quwria saber se o adulterio q o novo casamento dele nos fara cometer. ..se o adulterio e apenaa o ato de casar de novo e ter a prineira relaçao sexual ,ou nos estariamos vivendo em pecado cobtinuamente? Por favor pastor me ajuda to desesperada pir causa disso ,nem estou conseguindo mais dornir veja q h estou escrevendo sao 5 e 8 da manha e to tento muita palpitaçao e falta de ar por esse notivo.por favoe me ajude e urgente!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, irmã querida!
    Espero que você perceba a situação em que está se envolvendo, pois, você a conhece muito melhor do que eu. Como já é convertida, sua preocupação não deveria ser se vai para o inferno ou não e sim se se sua decisão estará ou não agradando a Deus! Por favor, acredite que Deus sabia o que estava fazendo quando deu leis específicas sobre o casamento cristão. Procure uma igreja evangélica séria, com pastores fiéis que possam lhe orientar de forma individualizada e objetiva, mas, não queira que Deus faça a tua vontade, pois a bênção verdadeira está em conhecer e fazer a vontade dEle!. Recomendo que leia novamente o texto do blog, os comentários e respostas. Que Deus lhe ilumine!

    ResponderExcluir
  22. Pastor me socorre!Graça e paz! Tive um pequeno caso com um rapaz a sete anos atrás quando estava afastada da casa do Pai. Depois me relacionei com homem durante 6 anos mas não me casei. Agora por ironia do destino reencontro com o primeiro moço que me confessou chorando que nunca me esqueceu e que me ama. Eu e ele evangélicos, eu solteira e ele casou-se dois meses antes de nos reencontramos mas já morava com esta mulher a 4 anos e tem um filho com a mesma de tres anos. Casou-se sem amar a mulher, porque achava que eu também estava casada e com filhos. Me procurava mas não me encontrava. Ele mora na mesma casa com a mulher mas já não tem convívio de marido e mulher entre eles. Dormem em cômodos separados. Ele já até conversou com meus pais a respeito e foi ao cartório pra ver se tinha como cancelar o casamento já que estava recente para não haver divórcio, mas não teve como. Estou muito balanceada e sei que ele é verdadeiro em tudo que fala. Mas temos medo de ele se divorciar pra nos casarmos e sermos condenados por Cristo. O que fazer? Ele deve continuar com a esposa mesmo não amando? E agora eu não consigo pensar em ter outra pessoa porque sempre pedi a Deus um homem que me amasse de verdade e este me prova cada dia que me ama, mesmo não estando juntos. Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, querida irmã!
      Agradeço a Deus que você esteja buscando conhecer a vontade de nosso Senhor para os assuntos relacionados à sua vida amorosa; pois, é muito importante ter a bênção de Deus em nosso lar.
      Como você me disse que ambos são evangélicos, peço que, em primeiro lugar leve uma Palavra de Deus para este rapaz.

      - Ele não pode consentir em nutrir sentimentos de paixão por outra mulher que não seja a própria esposa:

      Sabemos que o crente tem o compromisso de fazer as coisas segundo a Lei de Deus e a lei dos homens, contudo, que este irmão não se iluda com a busca de conseguir se divorciar para se casar contigo; ainda que isto seja possível diante da lei humana, o fato dele alimentar este sentimento em relação a você, estando casado, já se configura em odioso adultério:
      Mateus 5.28 e 29 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.

      Por isso, não há o menor cabimento ele ficar procurando por você, para lhe dar (ou a qualquer outra pessoa) o amor que ele DEVE somente à sua própria esposa, independente do passado que você tiveram, hoje ele é um homem casado!

      - Ele tem o DEVER de amar a própria esposa:
      De acordo com a Bíblia o marido DEVE amar a sua esposa como quem ama o seu próprio corpo e mais ainda, como Cristo amou a sua Igreja.
      Efésios 5.28, 29 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;

      Eu digo DEVE, pois na Palavra de Deus amor não é apenas um sentimento e sim um MANDAMENTO:
      João 13. 34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.

      Também lhe trago uma Palavra do Senhor:
      Amada irmã, sempre haverá no mundo, homens maravilhosos, amáveis, bonitos, simpáticos e carinhosos; contudo, se algum deles já seja casado, não há a mínima permissão de Deus para que você sequer sonhe em tomá-lo para si mesma; isto é ADULTÉRIO!

      Seja fiel ao Senhor e confie a Deus seus sentimentos, carências e afeições, pois Ele tem cuidado da tua vida e te ama, mais do que você imagina!
      Salmo 38.9 Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.
      I Pedro 5.7-11 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!

      Excluir
  23. Graça e paz Pastor, encontrei sua postagem em um momento de muita tribulação que estou vivência do. Tenho 34 anos, 3 filhos (nunca casei antes, tive uma relacão de fornicação) meu esposo 56 anos e 2 filhos (divorciado), namoramos por 2 anos e terminamos depois que eu decidi assim, pois não conseguia ter paz no nosso relacionamento devido as perseguições da mulher com quem ele foi casado por mais de 30 anos. Bom, ao que sei, ele sempre foi evangélico e ela nunca se converteu, viveram em guerra durante tantos anos e ela passava meses se negando a ele como marido. Eles tem uma filha com síndrome de down, motivo pelo qual ele diz que nunca teve coragem de pedir o divorcio. Ela o traia e ele alega também a ter traído. Eles divorciaram no mesmo ano que nos conhecemos, mas como disse, ao perceber toda essa complicação eu resolvi terminar o relacionamento. Terminarmos, passamos 1 ano separados, mas eu nunca o esqueci e nem ele me esqueceu. Reatamos e decidimos nos casar. Eu sempre tive dúvidas com relação a esse divórcio dele, será que ele estava mesmo livre se ele também adulterou? Uma mulher que se nega ao marido o tempo inteiro não está lhe dando motivos? Enfim, meu pastor na época me orientou dizendo que ele estava livre e que poderíamos nos casar e assim fizemos. Hoje estamos há quase um ano casados e nossa vida está literalmente conturbada. A ex ainda o persegue, usa os filhos contra mim, a família dele se envolve o tempo inteiro querendo conduzir nosso casamento e eu não consigo sentir paz nessa relação. Já orei muito a Deus pedindo orientação porque não sei o que fazer, eu o amo muito, mas temo não termos sido abençoados nessa união. E agora pastor? Continuo esse casamento ou peço divórcio? Não quero continuar desagradando a Deus e temo não só pela minha salvação e dele, mas pela desobediência ao Senhor. Tô muito triste e depressiva.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, querida irmã!
    Pelo que você me contou, o que está lhe acontecendo não é necessariamente, um castigo de Deus e sim a consequência natural de sua escolha. Casar-se com alguém sempre implica em assumir os problemas da pessoa amada. Sua escolha tinha todas as condições evidentes de que seria assim. Por isso, sempre devemos orar e examinar ao máximo antes de nos casarmos. Acredito que pessoas queridas devam ter lhe avisado, mas, infelizmente, muitas vezes, preferimos seguir nosso coração enganoso. Aconselho-a a arrepender-se e pedir perdão a Deus pelos seus pecados e teimosias. E, de agora em diante, como mulher sábia que edifica seu lar, assuma as dificuldades próprias desta união, com fidelidade, paciência e amor, auxiliando seu marido a viver segundo a vontade de Deus e buscando a bênção do Senhor para o seu lar!

    ResponderExcluir
  25. Pastor preciso de um concelho... A oito anos atras eu namorava uma jovem evangélica nos amávamos e iriamos nos casar. Mais houve uma mentira envolvendo meu nome oque a afastou de mim. Em consequência pela desilusão esta veio a se casar com outro homem. Com raiva eu sai da igreja e meses depois do casamento dela, me "Juntei" com outra mulher. Passando anos esta mulher a qual me "Juntei" ela me traiu e ambos seguimos nossos caminhos. Recentemente A minha primeira namorada se separou do marido dela por motivos de brigas, traições e espancamentos. Então ela esta em processo de divorcio. Então voltamos a conversar e descobrimos todas as mentiras de anos atras. Estou voltando pra igreja e quero a direção de Deus, mas não me conformo com oque aconteceu comigo. Eu a amo de verdade e ela nunca se esqueceu de mim. Mesmo ambos sonhando em estarmos juntos e vivermos na presença de Deus, estamos errados? Conheço tantos casais que eram divorciados e Deus trabalha poderosamente na vida deles... Eu não sei nem mesmo oque pedir exatamente... Só gostaria de formar minha família com ela servirmos a Deus de todo o meu coração!

    ResponderExcluir
  26. Que a paz de Cristo seja contigo, querido irmão! Quanto ao que me disse, entendemos pela Bíblia que nosso Senhor Jesus Cristo deu liberdade para que pessoas traídas por seus cônjuges pudessem se divorciar e casar novamente. Contudo, é preciso aprender com o passado, se arrependendo por erros cometidos e não se deixar levar ingenuamente por pessoas intrigantes e maliciosas. Lembrem-se sempre que a única certeza da bênção de Deus sobre o nosso lar é quando colocamos a Deus como a pessoa mais importante de nossas vidas; por isso, não apenas buscamos a Deus para ter um lar feliz, mas, sobretudo, consagramos nosso lar para amarmos e sermos fiéis a Deus! Que vocês possam falar como Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!"

    ResponderExcluir
  27. Obrigado Pr. Sandro. Meu desejo é sempre servir ao senhor. Me arrependo pelos anos que passei distante dos seus caminhos, peço que me ajude com orações, estou começando a caminhar novamente e realmente quero o caminho que Deus preparou pra mim.

    ResponderExcluir
  28. Que Deus lhes abençoe mais e mais! Contem com as minhas orações!!!

    ResponderExcluir
  29. boa noite Pastor!

    Estou em duvida abassaladora e preciso de uma orientaçao:
    Quando tinha 17 anos Numca fui ligada a Deus e por imaturidade e medo de ficar só por 4 anos vivi uma uniao estavel com um rapaz tambem muito jovem . E era uma relaçao completamente autodestrutiva que envolvia mais da parte dele brigas,drogas, falta de respeito comigo ,furnicaçao e outras coisas mais e .Era terrivel mesmo e me destruia emocionalmente ate q me separei dele de vez.
    Um ano depois pela internet conheci um rapaz que me apaixonei e depois de muito planehjamento mudei de cidade e estou morandi com ele agora.Mas ai que veio o problema que preciso que me ajude: Ele me contou que era cristao batizado e que ele e a ex se casaram no civil apenas mas eram da igreja, eles se desviaram e acabaram com. Um casamento cheio de brigas e falta de amorev se separaram carnalmente a 2 dois anos e ela que saiu de casa e ja esta com outra pessoa.Eu me converti recetemente e nos dois no amamos muito e queremos juntos seguir a cristo mas estamos sem rumo sobre se é licito nos casarmos quando ele se divorciar.Ele esta aos poucos voltando pra cristo e eu estou aflita pois ja perguntei a varias pessoas e nao tive uma resposta que me desse um rumo a seguir.. porfavor me ajude...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, cara irmã.
      Toda vez que alguém corrige sua vida num retorno a Cristo, necessariamente ela busca uma igreja fiel para melhor servir ao Senhor. Mas, nem todo que vai para a igreja, de fato está se voltando para Cristo! Eu lhe aconselho que dê tempo ao tempo e aguarde, com fidelidade a Cristo, a oficialização da separação dele, e só então veja se ele se mantém fiel ao Senhor. Que Deus lhe dê sabedoria e serenidade!

      Excluir
  30. olá Pr. sou servo do senhor e sou casado a menos de um ano e do nada minha esposa está querendo o divorcio, ela alega que não se adptou a vida de casada e que não esta sendo feliz, estou arrasado com isso, se realmente ela mim abandonar como fico perante a igreja de cristo? posso participar da ceia do senhor? posso mim casar novamente já que não sou culpado pelo divorcio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro irmão!
      Olhe para as suas atitudes (ou falta delas) e só depois diga se é ou não culpado pelo divórcio!
      Acredito que o irmão não deveria cogitar ter um outro relacionamento e sim rever e restaurar esta união que Deus já lhe concedeu!
      Que o nosso Deus lhe ilumine e dirija!

      Excluir
  31. Olá Pastor, me converti há oito meses atrás. Há três meses atrás evangelizava uma mulher e acabei me envolvendo com ela e caí em fornicação. Paramos de nos ver e em seguida Deus me deu uma mulher abençoada da igreja, nos conhecemos, oramos, jejuamos e hj temos um relacionamento em santidade.
    A base do nosso relacionamento é Cristo e deixamos bem claro que não devr haver mentiras entre nós. Sobre a mulher incrédula que me relacionei não sinto absolutamente nada, me arrependi diante de Deus e me sinto em paz, é coerente eu contar para minha futura esposa sobre o ocorrido ou não há motivos de mexer no passado?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, amado irmão!

    Infelizmente, e para vergonha do povo de Deus, o envolvimento íntimo entre evangelizador e evangelizada não é tão incomum; o que nos leva a reafirmar o cuidado e a prudência recomendados por nosso Senhor!

    Acredito por suas palavras que você já sabe o que deve fazer, que é contar à sua futura esposa sobre este fato que não está tão no passado assim (o que são três meses?). Lembre-se que é a sinceridade entre vocês que os preservará de intrigas e maledicências futuras. De qualquer modo, ela vai saber e é bom que seja pela sua própria boca. Pois quando alguém vier lhe denunciar vai ficar envergonhado ao ver que o seu relacionamento com ela é sério e verdadeiro. Que Deus os ilumine e abençoe!

    ResponderExcluir
  33. Pastor estou em uma duvida terrivel estou me relacionamdo com uma mulher divorciada e o marido dela a traiu durante o casamento e depois do divorcio queria saber c ela c casar comigo ela estara em pecado ou eu ou ela podi se casar comigo

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, caro Thiago!
    Conforme o estudo bíblico acima fica claro que há da parte der Deus a liberdade aos que foram traídos para refazer suas vidas, como se fossem viúvos. Aconselho-os a aguardarem os trâmites legais, para que não haja dúvidas de que não há maldade de sua parte e sim a busca sincera de obedecer ao Senhor e terem a Sua bênção. É importante que comecem este novo lar com profundo respeito a Deus e um ao outro, para que toda a dor passada fique para trás e ela finalmente conheça um homem de verdade que a ama, respeita e valoriza; que por amor a Deus e a ela jamais venha a lhe trazer semelhante tristeza! É importante escolhermos bem antes de casar, pois depois de casados a única coisa correta a fazer é abandonar a procura por pessoas, e lutar pela fidelidade e felicidade do nosso lar!

    ResponderExcluir
  35. estou muito triste, me casei com um homem que parecia bom, tive uma filha com ele, derrepente ele começou a fumar crack, cheirar cocaína orei por ele e tentei que ele muda-se por 3 anos, ele nao tomava banho, a mae dele sustentava a casa, nao aguentei mais e me divorciei. E agora achei um homem bom que nao usa droga me respeita e respeita minha filha mas nao posso me casar com ele. E isso mesmo?

    ResponderExcluir
  36. A Paz do Senhor!
    Por favor, não fique triste de obedecer o nosso Senhor!
    Se por graça e misericórdia ele permitiu o divórcio foi para que houvesse arrependimento ao seu marido e alívio ao seu sofrimento. Contudo, ambos tem a responsabilidade de serem fiel um ao outro.
    Em vista disto, fica a pergunta a uma serva de Deus: Como a irmã diz "achei um homem bom"?
    Sempre haverá na terra "homens bons", mas nenhum homem pode ser bom sem a benção de Cristo, e a simples busca por um outro homem já se configura em pecado; lembre-se que seu marido também um dia já foi um "homem bom"!
    Contudo, pode haver detalhes importantes nesta história que eu ainda desconheça. Recomendo que procure uma igreja evangélica séria, com pastores crentes e responsáveis que lhe orientem particularmente sobre a sua questão!


    ResponderExcluir
  37. Olá pastor! Sou solteira e meu namorado é divorciado. Se nos casarmos estaremos em pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço que leia atentamente os textos acima e reflita com fé e obediência!

      Excluir
  38. Boa tarde! a paz do SENHOR! Olá pastor, minha situação é a mesma da Aline Alves, ou seja:sou solteira, evangélica e meu namorado esta voltando para Jesus, nos damos muito bem graças a DEUS!confesso que tivemos relação, porém decidimos fazer o correto perante DEUS com relação a vida sexual, ou seja:depois do casamento.Clamamos por misericórdia, mas lendo os textos a cima mencionados pelo Sr,confesso que me senti incomodada. Pois busco uma vida de santidade e também não quero faze-lo pecar! Pois sei e acredito no quanto nos amamos e tememos a DEUS! ou seja:Podemos nos casar ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, o post acima pretende dar esclarecimento acerca do divórcio, e espero que a irmã já tenha ideia de como isto tem se refletido em sua vida pessoal. Sendo evangélica, a irmã deve saber que, diante de Jesus, a mera intenção pecaminosa cultivada no coração já é vista por Deus como adultério. Aconselho-a a buscar o pastor de sua igreja para ter maior orientação.

      Excluir
  39. Pastor, li seu post e gostaria que avaliasse a minha situação!
    Fui casado no civil, não era cristão, nosso divorcio foi de comum acordo com iniciativa da minha ex porém sem adultério!
    Hoje sou um cristão recém convertido, estou para me casar no civil com uma cristã e ambos gostaríamos de realizar uma cerimonia religiosa. Em nossa igreja o nosso pastor foi impedido de realizar o ato cerimonial, mas, como sou convertido recentemente e antes não possuía conhecimento da palavra não posso me casar\ receber as bençãos do nosso SENHOR na igreja através do nosso pastor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." 2 Coríntios 5.17

      Excluir
  40. Pastor me ajude, fui casada por dez anos, mas meu ex não se esforçou para mantermos o casamento, ele tbm era viciado em pornografia. Certo dia ele chegou para mim e disse que eu era um problema na vida dele e que queria o divorcio, não nos separamos na ocasião, porem, eu passei o ano seguinte fazendo de tudo pra tentar melhorar nosso relacionamento e ele não fez nada em relação a isso. No final desse ano reenconttei um ex namorado, com quem me envolvi e por ele resolvi pedir divorcio e fui ate o fim, contudo me arrependi, terminei o relacionamento e quis a reconciliaçao, porem o divorcio ja havia saido e ele disse que não queria mais. Pouco depois ele estava em um novo relavionamento, apesar disso continuei inssistindo pela reconciliação, ele não quis. Atualmente ele esta casado, eu continuo só desde então. Minha duvida é se posso ter um novo relavionamento e se o atual casamento dele é licito, detalhe, nem ele nem niguem nunca souberam do caso com o meu ex namordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara leitora, como você me escreveu houve erros de todos os lados, e já não há como consertar o casamento. Eu lhe aconselho a refletir sobre tudo o que aconteceu e arrependida busque a Deus, através de Seu Filho Jesus Cristo e uma igreja bíblica e séria na qual você possa recomeçar a sua vida!

      Excluir
  41. boa noite pastor preciso de um conselho sobre relacionamento e divorcio..estou me relacionando a um rapaz divorciado ele se separou sem motivos da sua mulher nao ouve traiçao, somos evangelicos da mesma igreja, so que estou com reseio de nos tamos praticando adulterio se nos se casar so que eu gosto muito dele eu nao sei dizer pra ele que nao posso namora com ele, sinto que ele gosta realmente de mim..mais nao sei oque fazer tenho medo de magoar ele....me ajuda pastor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, irmã! Lendo a Palavra de Deus, entendemos que o casamento é uma união feita por Deus à qual ninguém deveria desfazer. Contudo, pela dureza de coração muitos casais entendem que já não podem conviver numa mesma casa, daí resolvem se separar. Contudo, se não for caso de adultério ou questão de fé que leve o outro a abandonar o crente fiel a Deus, a Bíblia nos alerta que, mesmo que se separem, não podem se casar novamente, enquanto viver o cônjuge.
      Sabemos que a nossa sociedade e muitas comunidades cristãs hoje em dia,são muito mais permissivas, entendendo o divórcio como liberação automática para novo casamento. Entretanto, quem busca viver segundo a Revelação Bíblica da Vontade de Deus sabe que as coisas não são fáceis assim, pois o Senhor zela pela união e unidade do lar Cristão. Caberá sempre responder se vamos negar a Deus ou a nós mesmos!

      Excluir
  42. Ola pastor! A paz do Senhor seja convosco. E com todos os irmãos de fé que estão a ler este texto.

    Bem antes de citar aqui a minha situação e pedido de ajuda por parte do irmão qro antecipadamente agradecer ao irmão pela disposição e humildade em compartilhar com todos seus conhecimentos baseados a luz da palavra divina que de fato e sempre o melhor caminho a seguir, meus singelos agradecimentos ao amg.

    Agora sobre minha situação eis oq ocorre, sou um jovem solteiro e conheci uma mulher "mãe" de 2filhos e esta estava em um relacionamento de mto tempo com outro homem, porém a msma nao foi (casada) no altar msm sabe com este outro cara qual e o pai de seus 2filhos! Por bem, ja explicada a situação gostaria de um conselho do amg baseado a partir doq diz a palavra divina sobre ese assunto, portanto a minha pergunta é..
    Aos olhos do PAI eu estou livre e apto a me relacionar e a casar "no senhor" com esta mulher caro pastor? Só pra constar realmente nos gostamos muitissiimooooo, e tbm ja orei e participei a Deus esa causa, porém ainda n obtive uma resposta da parte do Senhor!
    Pf só n qro estar errado ou fazer a pessoa que amo "q se trata dela" errar diante do Grande Deus, temo ao Senhor meu Deus acima de tudo e qro fazer oq for correto e agradável ao PAI, portanto mais uma vez ajude-me caro irmão amg!!

    Obs*ela creio "se católica" iso n e uma certeza, a certeza q tenho sobre sua vida com Deus eq aparentemente ela tbm o teme e o considera Senhor de sua vida assim como eu, e como ja disse nao foi casada no papel com este seu anterior e "unico" parceiro, apenas tem 2filhos com o msm, nao houve (q eu saiba) motivos de adultério pra esta separação entre eles mas sim um desgosto da parte dela e total incompatibilidade entre os 2, neste caso se aplica aquele ditado q diz (NAO DA +) foi oq creio eu ter ocorrido entre eles eoq ela me falou e eu naturalmente acredito nela e ela tbm em mim, e eu como ja disse sou solteiro e desempedido, n qro trazer maldição nem pra minha vida nem pra dela então pf realmente preciso do conselho do irmão "baseado a luz da palavra divina" .

    Conto com sua ajuda amigo! A paz de Cristo seja com todos os irmãos de fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor, irmão!
      Caríssimo, obrigado pela visita e por compartilhar sua situação.
      Quanto ao que me disse, creio que o irmão está dando muita atenção ao fato do casamento daquela senhora não ter se dado no "altar"; contudo, tendo ela dois filhos com o mesmo homem, é razão suficiente para dizermos que "no papel" ou não, ela realmente foi casada com ele!
      Outra coisa que me chama a atenção é a sua aparente dúvida se ela é ou não uma serva de Deus. Apesar de vivermos num país que se diz cristão, o irmão há de convir que, uma pessoa que vive na idolatria, se prostrando diante de "senhoras e senhores" do catolicismo ainda não entendeu que Jesus é o único caminho que nos leva a Deus!
      Sei que a vida é sua, e só você deve decidir a atitude a tomar; entretanto, daqui de onde estou, pelo pouco que me disse, creio que é situação suficiente para você sair correndo desta situação e evitar os enormes problemas e complicações que o esperam se prosseguir neste caminho!
      Cuidado, não confie meramente nos sentimentos; eles mudam!
      Não se enrole mais, amado de meu Deus, procure o conselho de sua família e de bons crentes que o conheçam!
      Que Deus o ilumine!

      Excluir
  43. sou solteira e evangélica, conheci um irmão da mesma igreja que ainda é casado com uma mulher não cristã, devido aos cargos que temos na igreja ficamos muito próximos e então surgiu um romance,ele em crise no casamento e em vias de se separar,eu continuando solteira e trabalhando na obra de Deus, um certo momento ele saiu de casa e agora esta separado dela,não no papel, e sim de casa,o que devo fazer? nos nos amamos muito e gostaríamos de nos casar assim que ele se divorciar no papel.Desde já agradeco e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, cara leitora!
      Como assim, vocês tiveram um romance sendo obreiros da igreja???
      Houve arrependimento e confissão a Deus, à Igreja e à mulher dele?
      Vocês foram disciplinados?
      Vocês se envolveram em tantas coisas erradas, que fica até estranho perguntar a direção de Deus!
      Recomendo que primeiro repense acerca de sua fé e amor por Deus e, arrependa-se de todo o seu mau caminho!

      Excluir
  44. Paz pastor se puder me ajudar,sou evangelica eu me casei com um não cristão e por falta de carinhos, cuidado e outras coisas o trai,sei que não justifica mas foi sem relação sexual foram apenas msgs e qdo teve o ato físico(muito pouco) não consegui levar adiante senti muito nojo, pois bem depois disso me arrependi muito e parei com tudo porem ele nem ficou sabendo, logo depois ele começou a trocar msgs estranhas com uma pessoa e a esconder de mim e ate apagar msgs eu quis salvar meu casamento mas ele quis o divórcio por que queria q eu fosse pra religião dele e eu não quis, todos falam q foi desculpas dele que ja tinha outra pessoa, então me mandou embora e agora esta ate dando a entender q esta ja curtindo a vida alias não demorará ainda ele sendo homem e não sendo cristão, queria saber se ele saindo com alguém configura adultério e sendo assim tb fico livre e posso casar de novo pois se pudesse ele se convertendo até voltaria com ele mas acho que nem voltar com ele posso pois não sabia que não podia e me casei com ele, ele sendo divorciado, me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, irmã! De tudo o que me contou aqui, entendi que as aventuras e desventuras que antecederam ao divórcio, embora possam ter contribuído, não foram definitivas para o fim.
      É fato que a irmã errou desde o início, não apenas por ter se casado com alguém divorciado, mas, com alguém que não tinha compromisso verdadeiro com Jesus! Bem, agora está novamente solteira, por ter sido abandonada pelo marido que não concorda com sua fé e que decidiu "curtir" a vida. Aparentemente, não há nada que a impeça de iniciar uma nova união; entretanto, aconselho-a a não ter pressa. Viva sua vida de solteira, em comunhão com Deus e com sua igreja, e só venha a pensar em se casar com quem ame verdadeiramente a Jesus, em fé e santificação!

      Excluir
  45. Graça e Paz!
    Noivei com 16 anos de forma que minha maior vontade era sair de casa.pois sofria violencia.uni o desejo com uma paixão e com 18 anos me casei.Ela era agreciva me batia,e estava sempre me chingando,e nao me respeitava nem na frente da minha familia,nem dos irmãos.Depois de casado eu me senti amargamente arrependido .Passei muito tempo pedindo perdão a Deus.Pois me divorciei sem motivos de traição. Uma semana depois Ela estava namorando e soube que tendo relações sexuais. Eu queria realmente saber se tenho direito arrependido de ter seguido com uma decisão que tomei quando criança de me casar."De seguir minha vida e formar uma familia nos caminhos do Senhor.Agora que sou homem e aprendi a seriedade de um casamento baseado no Senhor.Desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  46. Graça e Paz!
    Muito triste a sua história meu irmão. Contudo, como você bem sabe, sendo você quem se divorciou, teve por isso grande culpa no fato de sua ex-esposa buscar rapidamente uma outra pessoa. Assim, o irmão não pode usar a nova união dela como justificativa para entendê-lo como parte inocente.
    E, numa situação como esta, que não pode mais ser corrigida, acredito sinceramente, que só resta o arrependimento sincero e clamar pela misericórdia de Deus!
    Aconselho-o a buscar orientação pessoal de seu pastor, para que, vindo ou não a se casar novamente, abandone de vez todas as atitudes e posturas erradas que vem mantendo desde sua adolescência!
    Que Deus o ilumine!!!

    ResponderExcluir
  47. pastor sou batizada e sou temante a Deus conheci uma pessoa que foi casado por 7 anos o casamento se desgastou de ambas as partes nao entrei em detalhes mais ele traiu ela e ela largou dele e acredito que ela abandonou o sua casa na mesma semana ela ja arrumou outro ele se arrependeu e procurou ela pra se reconsilhar entao ela nao aceitou e se desvorciou se passou 2 anos ela ainda tah com a mesma pessoa e nao aceita a reconsilhaçao ele se arrependeu e quer se batizar e começar uma nova vida gostaria de saber se eu aceitar a namorar ele eu vou ser adultera ? me responda por favor estou aguniada preciso de uma resposta

    ResponderExcluir
  48. Boa noite e a paz de Cristo, amada irmã!
    Pelo que você me escreveu, os erros do rapaz foram nos tempos em que ele ainda não tinha um compromisso com Cristo.
    Confio que hoje, com o fim do primeiro casamento, sob a Graça de Cristo e, com o perdão de nosso Senhor, há sim espaço para um recomeço.
    Falem com o seu pastor e, que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pastor. Eu namoro um rapaz divorciado e eu nunca fui casada, porém ele foi casado na igreja católica e a ex dele ja tem outro namorado e tem até filho com o atual. Gostaria de saber se posso me casar com ele na igreja evangélica? E se o casamento na igreja catolica é realmente valido? Obs:ele nao conhecia a palavra de Deus

      Excluir
    2. Graça e Paz, querida irmã!
      Devo lhe dizer que, diante de Deus,não são as igrejas que realizam o casamento, seja católica ou evangélica. Caso só o casamento evangélico fosse válido, não haveria adultério entre pessoas de outras religiões quando tivessem outros relacionamentos; o que não é verdade.
      Contudo, pelo que você me escreveu, o rapaz já está devidamente separado. Mas,veja bem com quem você está se relacionando, se, de fato, é um homem temente a Deus que irá lhe ajudar a ser fiel ao Senhor!

      Excluir
    3. Graça e paz...Obrigada pastor, ele está separado sim... será que se eu casar com ele eu estarei em adultério, tenho essa dúvida?

      Excluir
  49. PASTOR BOM DIA FUI CASADO NA IGREJA EVANGÉLICA E ACABOU NÃO DANDO CERTO E NOS SEPARAMOS E AGORA U CONHECI UMA PESSOA ESPECIAL E ESTAMOS PENSANDO EM NOIVAR E NOS CASAR NA IGREJA CATÓLICA POIS ELA É MISSIONÁRIA.
    COMO FUI CASADO E DIVORCIEI POSSO CASAR COM ELA NA IGREJA CATÓLICA NOVAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro leitor.
      Pelo que me escreveu, parece que o amigo não tem o mínimo conhecimento de que DEUS ABOMINA A IDOLATRIA!
      Recomendo que busquem uma igreja evangélica séria, com pastores fiéis que ensinem a viva e verdadeira Palavra de Deus e o abandono ao pecado!

      Excluir
  50. Boa noite, pastor! Estou com uma dúvida sobre essa questão. Obviamente já tenho a resposta dessa minha dúvida ao ler os comentários aqui escritos. Mas o caso é o seguinte, sou solteira e me apaixonei por um moço espírita que está em processo de separação e a esposa não mora com ele há mais de 6 meses. Acredito que ele sente algo por mim. Nunca conversamos sobre esse sentimento mútuo. Caso ele se torne evangélico, posso casar-me com ele sem que possamos ser condenados por adultério? E se esse casamento ocorrer, sendo ele já evangélico, a igreja poderá se escandalizar por saber que no passado ele foi espírita?

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, cara irmã!
    Devo lembrá-la que o espiritismo, embora tente nos passar a ideia de doutrina cristã, contudo nada tem a ver com Jesus Cristo, nosso Senhor. Pois, a nossa salvação é essencialmente dependente do sacrifício de Jesus em nosso lugar na cruz do Calvário, de tal maneira que nosso Senhor é o Caminho, a Verdade e a Vida, sem o qual ninguém pode chegar a Deus! Já a doutrina espírita não aceita substituição, pelo contrário, por esta doutrina mentirosa, cada um deveria seguir sucessivas reencarnações para pagar o carma de seus erros. Que fique bem claro: no espiritismo não há Salvador!
    Mas, você poderá dizer que o rapaz pode se converter, e isto é verdade; contudo, quando estamos apaixonados, tendemos a acreditar em todas as possíveis e menores demonstrações de conversão, e não são poucos aqueles que "se convertem" por pouco tempo, apenas para conquistar a crente ingênua e carente; e pelas suas palavras, cara irmã, parece ser esse o seu caso! Que Deus lhe proteja e prepare um rapaz que não traga em si tantos perigos de afastá-la da comunhão com o Pai! Procure uma igreja evangélica séria, com pastores fiéis que lhe ensinem a servir ao vivo evangelho da Graça de Deus!

    ResponderExcluir
  52. Pastor a paz do Senhor.
    Bom o meu caso é o seguinte.
    Eu era católica casei na igreja católica. Houve adulterio das duas partes nos divorciarmos pois éramos casados tmbm no civil. Hj vivo com outra pessoa temos uma filha e somos cristãos. Me converti faz 1 ano e pouco . A pergunta é. Posso casar novamente com meu atual companheiro no civil e receber a bênção na igreja ? Por favor me responda isso é uma dúvida muito constante em minha vida.

    ResponderExcluir
  53. Querida irmã, creio que não só pode como deve se casar de papel passado e com a bênção na Igreja, celebrando toda a restauração que Deus fez na sua vida, em testemunho a todos, dando total segurança à seu marido e filha de que lar de vocês pertence a Deus!

    ResponderExcluir
  54. Paz do senhor Pastor,
    Eu não tinha essa preocupacao antes de aceitar Jesus, quero segui uma vida correta mas tenho uma dúvida.
    Moro com pai do meu filho temos planos de casar, mas ele se divorciou antes de nos relacionarmos, e o motivo foi traição por parte dela ele os pegou em flagrante e não conseguiu confiar mais nela e divorciou.
    Ele não é cristão ainda,não casaram na igreja católica, só no civil. Pela minha familía que são católicos gostaria de casar na igreja católica pela situação dele eu sou solteira estaria em pecado??? E ele em adultério??? Como disse que quero seguir uma vida correta com Deus o que eu faço pois já li a Bíblia mas a sempre fatos que mudam o meu pensamento sobre minha situação Aceitei a Jesus por agora é agora que este fato inquietou meu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Jesus, irmã!
      Veja com atenção que, segundo as leis de nosso país, o casamento que mais importa é o realizado no civil; assim,se ele teve o justo motivo da traição da esposa, e devidamente oficializou o divórcio, só resta mesmo é firmar compromisso legal com você, que afinal, embora de forma inadequada, já constituem uma nova família. Mas, cuidado para não cair em tentação de seguir a vontade dos outros! O cristão deve fugir da idolatria! Peço que leia novamente o post principal e os comentários.Que Deus os abençoe!

      Excluir
  55. Pastor, boa tarde.
    Quando Deus fala através de sua palavra que comete adultério quem se casar novamente, caso não seja por ter sido traído(a) ou pelo falecimento do conjugue se tornam ambos adúlteros bem como, em caso de novos conjugues. Contudo, sei que o arrependimento é seguido de mudanças de atos, ou seja em caso de um segundo casamento a pessoa a pessoa deve abandonar seu conjugue, para que não continue na prática do pecado...? Além disso, caso não tenha entendido errado, em um comentário o sr. disse que caso uma pessoa divorciada por motivos que não estão na bíblia, o que não pediu o divórcio se casou novamente o que pediu o divórcio, torna-se então livre para se casar novamente... O versículo de que ele será adultero também não se aplica a ele? Além disso, existe na bíblica citações no novo testamento sobre segundo casamento? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Só mencionei motivos bíblicos para o divórcio e novo casamento que são traição e deserção obstinada por parte do outro. Os demais motivos, violência doméstica, por exemplo, dão razão para o afastamento (Deus vos tem chamado à paz), mas, não para contração de novas núpcias. Isto é muito diferente da irresponsabilidade que muitos vivem hoje, já assumindo um casamento que, desde o início, não pretendem levar adiante. Peço que leia com atenção o post principal!

      Excluir
  56. Pastor, me casei com uma mulher a qual tive um filho, mas me divorciei porque houve adulterio de ambas as partes. Poucos meses depois ela começou namorar e eu me casei de novo. Mas agora ela se separou e eu me divorciei novamente, e estamos pensando em se casar de novo. Nós podemos se casar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Bíblia, em busca de proteger a seriedade do casamento e do divórcio, temos palavras duras contra a volta ao matrimônio de antigos casais:
      Deut. 24:1-4

      1 Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa;
      2 e se ela, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem;
      3 e se este a aborrecer, e lhe lavrar termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,
      4 então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a desposá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim, não farás pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança.

      Entretanto, temos os exemplos de pessoas que fizeram isto, como Davi (II Samuel 3.20) e o profeta Oseias, este último por ordem de Deus, para demonstrar o perdão que o Senhor deu a Israel! Entretanto, ambos assumiram as consequências desta arriscada atitude!
      Que vocês finalmente compreendam a importância vital do casamento e não vivam meramente e buscar experiências momentaneamente agradáveis!!!

      Excluir
  57. Pastor me casei com um homem divorciado, ele só era casado no civil nunk casou na igreja. Isso antes d me converter... Ele se divorciou sem motivos d traição.. Eu q me casei com ele estou em pecado?? O q posso fazer ..fico com esse sentimento hoje q conheço a palavra q estou em pecado..me ajude a me tirar esse peso que estou sentindo...Quero casar na igreja, mas tenho esse sentimento. Me ajude Pois tenho vergonha d falr sobre isso cm meu pastor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, de fato, igreja não casa ninguém! Quem oficializa a união é o magistrado civil; a igreja apenas roga as bençãos de Deus sobre a nova família! E, mesmo quando há casamento religioso com efeito civil, necessário se faz os trâmites legais e o devido preenchimento dos livros do cartório, diante de uma autoridade legalmente constituída.
      Como você disse, isto foi antes de sua conversão, então, só o que resta é receber o perdão do Senhor, oficializar o seu casamento, orar e esforçar-se por levar seu marido aos pés de Jesus!
      "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." 2 Corintios 5:17

      Excluir
  58. Pastor se um homem ou mulher se divorciarem por motivo que não foi traição e depois um deles se casar, o outro pode casar-se?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz a Biblia:
      1 Coríntios: 7. 10. Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; 11. se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. - Bíblia JFA Offline
      Isto quer dizer que quando o casal se separa por outros motivos, que não os autorizados, diante de Deus, mesmo afastados, continuam em compromisso um com o outro. Contudo, manter este afastamento é o mesmo que expor o outro ao risco de adulterar.Neste caso, não há parte inocente que possa se casar novamente sem culpa!

      Excluir
  59. Vou aproveitar o assunto divórcio para postar uma dúvida que tenho. Por favor responde-me à luz das Escrituras!

    Imagine um casal. A esposa decide se separar do marido, pois deseja um outro homem, e depois case-se com esse outro homem. De acordo com a Bíblia a mulher estará cometendo adultério, certo?

    O homem, portanto, sofrerá adultério. Minha pergunta é: o homem está ou não livre para se casar novamente? Pois de acordo com Jesus: "Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, EXCETO por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério". - Mateus 19:9 NVI

    Se a ex-mulher dele continuar a manter o segundo casamento, então o homem estará sofrendo adultério. Portanto, de acordo as Escrituras, ele poderá casar-se novamente, certo?.

    O engraçado é que em um versículo paralelo vemos:
    "Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher DIVORCIADA estará cometendo adultério".Mateus 5:32

    Será que o versículo acima está dando resposta à minha pergunta ou será que ele está apenas dizendo que se o homem se separar de uma mulher, e não se casar com outra, mas sua ex-esposa casar com outro, então ela cometerá adultério?

    Jesus concede uma exceção àqueles que sofreram imoralidade sexual. Um homem que vê sua mulher casada com outro é vítima de imoralidade sexual. Sendo assim, ele poderá, de acordo com Jesus, casar-se com outra, correto?

    Agradeço desde já pelas respostas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fato que toda vez que se separam por motivos outros, acabam por expor o outro ao risco de acabar procurando outra pessoa, o que se configura em adultério.
      Creio que é de enorme maldade fazer isto na esperança de que ocorra o adultério do outro para se ver livre! Parte inocente é aquela que até o final lutou por seu casamento e mesmo assim foi obrigada a aceitar o fim que veio pelo adultério do cônjuge!

      Excluir
  60. Paz, Pastor! Durante dois anos vivi amasiada com um rapaz e tivemos uma filha, somos evangélicos, mas ele nunca quis casar comigo. Ele me abandonou e casou com outra pessoa, também evangélica no civil e na igreja, depois de uns meses ele se arrependeu e voltamos a ficar juntos, até que ele a deixou e voltou para nossa família. Eles já se divorciaram. Podemos então agora nos casar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã querida, abra bem seus olhos! Deus lhe deu a oportunidade de se livrar deste estorvo uma vez e você o quer de volta?
      Casamento é coisa séria, mas este rapaz parece não compreender isto! É claro que ele pode mesmo estar arrependido, mas, se você não se der ao respeito, jamais será respeitada!
      Pense bem no que você está fazendo com a sua vida!
      Que Deus lhe ilumine!

      Excluir
  61. Pastor uma pessoa que se divorciou pois segundo ele sua esposa o fazia mal a ponto de ele tomar remédios e fazer tratamento. ..Então ele disse que não aguentava mais e pediu o divórcio mesmo não sendo a vontade dela...Segundo ele ela nunca o amou e sim queria o status e a vida que ele poderia lhe dar pois essa pessoa ter um " cargo alto na sociedade"...Se essa pessoa se converter e se tornar membro da Igreja,ele pode um dia namorar alguém e se casar? Ou será adultéro se assim fizer? O fato de ter se divorciado antes de ter uma vida com Cristo muda? Ou deve permanecer sozinho? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  62. Querido (a) leitor (a),
    Diante de Deus, o casamento é uma união para toda a vida, independente se as pessoas sejam ou não evangélicas; do contrário, só os crentes cometeriam adultério quando traíssem seu cônjuge.
    Assim, sendo ou não do agrado do outro, uma vez casados, diante de Deus, eles são uma só carne.
    Conforme o ensino do apóstolo Paulo (I Coríntios 7), se, mesmo assim o casal vier a se separar por motivos não bíblicos, convém respeitarem um ao outro, sem traições e providenciando maneiras saudáveis de reconciliação e permanecer sozinho enquanto isso.
    Caso um dos dois tenha buscado outra companhia não há mais retorno, contudo, isto não inocenta aquele que expôs o companheiro a esse risco. É certo que até mesmo a esta situação Deus pode dar jeito, entretanto, o normal é sofrermos as consequências de nossa falta de confiança na sabedoria da vontade de Deus!
    Aconselho a que busquem uma igreja séria e comprometida com a Bíblia para lhe dar maiores esclarecimento, e acompanhamento espiritual!

    ResponderExcluir
  63. Pastor, depois que me casei meu marido mudou completamente, sempre desconfiei de traições, cheguei a pegar mensagens no celular dele, mas ele sempre negou, sempre tinha uma desculpa. Mas depois de 4 anos tive a confirmação quando ele se envolveu com uma mulher e ela engravidou, ele foi obrigado a me contar, e me pediu para ir embora, disse que não queria mais o casamento. Pelo que li na sua postagem, eu posso me casar novamente. Mas o problema é que mesmo ele estando com essa mulher, a família dele já a recebe em sua casa, ainda não nos divorciamos, pois ele fala que não faz questão e que não quer gastos, então dei entrada pelo Forum, mas leva um tempo para sair o divorcio, a meu dilema é que conheci um rapaz na igreja, ele é solteiro, e eu tenho olhado para ele diferente, gosto dele, mas não sei como agir em relação a isso, não sei se de alguma forma só de sentir isso já estou em pecado?

    ResponderExcluir
  64. A Paz de Cristo, amada irmã!
    Pelo que você me disse, sua situação é mesmo de divórcio legal e aprovado por Deus, com a observação de que a irmã ainda tentou viver bem, apesar das desconfianças, mas, chegou a um estágio em que ele mesmo já não queria mais continuar. Assim, acabou por entrar nos dois casos permitidos na Bíblia, adultério e deserção obstinada do outro. Sendo assim, não há pecado algum em pensar numa nova vida a dois, ao lado de um servo de Deus desimpedido que lhe agrade e que se agrade de você. Deve, contudo, formalizar o divórcio para que esteja totalmente livre para um novo casamento. Na Bíblia temos o exemplo de Boaz, que querendo desposar a jovem Rute, foi primeiro acertar as questões legais para desvencilhá-la do compromisso que por lei ela teria com um parente mais próximo que ele; e só então foi lhe propor casamento (Leia o Livro de Rute).
    Mas, por favor, tome cuidado para que você não se una mais uma vez a alguém que não te valoriza! Que Deus lhe abençoe e ilumine!!!

    ResponderExcluir
  65. Boa Tarde, Pastor

    Vivo a 6 anos em um casamento conturbado... Eu era solteira e me casei com um homem divorciado que tem 1 filho e que se casou na igreja católica com a ex esposa, mas segundo eu sei, eles se separaram por brigas, temperamentos difíceis... Eu sempre orei pelo meu casamento, pois já passei e ainda passo por muitas lutas... Sou provedora do lar, escuto muitas reclamações do meu atual esposo... ele já é batizado na congregação cristã do Brasil desde 12 anos, mas nunca seguiu os ensinamentos da igreja e sua ex esposa é espírita. Ela ainda não se casou novamente...ao buscar aconselhamento na igreja e ao pesquisar na internet sobre casamento e divórcio, percebi que casei errado. Quando casei, eu não era convertida. Me converti batizando na igreja batista faz quase um ano, a partir daí muitas coisas mudaram na minha vida e nesta família que constitui, não tem filhos... Sirvo n igreja e sempre quis fazer a vontade de Deus. Em um vídeo que vi sobre casamento e divórcio, um pastor orientou os solteiros que se casaram com divorciados, que abandonassem esse relacionamento e se casasse com solteiro. Apesar de ter muitos motivos, até adultério neste casamento, eu já perdoei, mas quero obedecer a palavra de Deus. Me orientaram a divorciar pela palavra não pelas circunstâncias...o que o Senhor acha sobre esta questão... Meu divórcio seria aprovado por Deus neste caso é voltaria a ser solteira?

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde, irmã!
    Sei que existem muitos pregadores, e cada um com o seu pensamento. Contudo, nós precisamos em oração e com atenção à Bíblia, discernir as ideias.
    Sinceramente, n ão consigo ver na Bíblia nada que autorize uma serva de Deus a se separar, apenas porque o marido não é crente. Seu casamento pode não ter começado certo, mas, de fato e de verdade ele é seu marido e ninguém pode lhe aconselhar a largá-lo.
    Eis a orientação do apóstolo Paulo em I Coríntios 7. 10-17:
    Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher.Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos. Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz. Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada um conforme Deus o tem chamado. É assim que ordeno em todas as igrejas.
    Que Deus lhe ilumine!

    Ps. E se alguém quiser polemizar dizendo que tem uma parte que Paulo diz "digo eu, não o Senhor", como se essa palavra fosse inferior, ele mesmo responde: penso que também eu tenho o Espírito de Deus.(I Coríntios 7.40)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, o que lhe habilitaria a se separar seria um novo adultério praticado por ele. Pois da outra vez, se ele se arrependeu e a irmã o perdoou, como disse acima, perdoado está!
      Mas, lembre-se de viver a vida cristã em seu lar, dando ao seu esposo o testemunho de que, acima dele, vocês têm um Senhor a quem servir: Jesus Cristo!

      Excluir
    2. Pastor, bom dia.
      Como mencionei acima, o homem com quem casei já era divorciado e eu solteira. Conforme a Bíblia o.divorciado não pode casar novamente, por isso quero separar dele, por causa das palavra. Ele não é o primeiro na minha vida, já pertence a outra mulher, mesmo divorciado. É isso que entendo pela palavra. A minha motivação em separar não é o fato de ser descrente, pois ele já é batizado, mas desviado. A minha dúvida é se estou em adultério por ter casado com um homem divorciado. Agradeço pela atenção e pelo aconselhamento. Deus abençoe o Senhor. Mas eu queria saber a sua opinião sobre esta questão do adultério. Obrigada

      Excluir
  67. Paz, Pastor!Tive um relacionamento com meu marido durante 3 anos e desse relacionamento nasceu o nosso filho,somos evangélicos e tínhamos cargos na igreja. Não deu mais certo e nos separamos. Ele algum tempo depois se casou, civil e religioso, com uma outra pessoa, também evangélica. Na última visita dele ao nosso filho acabamos ficando juntos e ele se separou dela e hoje estamos juntos. O divorcio deles já saiu, no caso foi ela quem deu entrada. Hoje estamos juntos e felizes em familia. Por tudo o que já foi comentado e de acordo com um relato parecido, se casarmos não seremos abençoados e estaremos em adultério? Ele deve se arrepender e voltar para a 1 esposa? Ela já nos perdoou, mas não aceita nem conversar com ele. E a nossa família, sei que o que fiz foi errado, mas fiz por amor a ele e ao nosso filho. E agora?

    ResponderExcluir
  68. A Paz, cara irmã!
    De acordo com o que me disse acima, fica evidente que, infelizmente,que muitas coisas erradas foram feitas e por todos os lados. E, temo que se isto não for bem entendido é natural que mais erros aconteçam.
    No início em que estavam juntos, ainda que não casados oficialmente, eram sim uma só carne e não podiam ter se separado e sim dirigido o relacionamento sob a vontade de Deus, dominando os temperamentos com amor e assim, oficializando a união civil.
    E mesmo que não estivessem ainda nos conformes, vocês tinham um compromisso de vida e amor um com outro e não podiam se unir a outra pessoa.
    E então, já casado com outra mulher, ele não poderia traí-la com ninguém, nem mesmo com você!
    Mas, quando a irmã diz que errou por amor, acaba por validar o que fizeram como se esse "amor" justificasse tudo; e essa postura não é boa, pois é a desculpa para novos erros de ambos os lados!
    Creio que, agora, após o divórcio, vocês são a parte culpada, e, diante de Deus, sem direito a nada, a não ser, arrependudos, clamar pela misericórdia do Senhor pedir que Ele, graciosamente, os perdoe, restaure e os fortaleça, para que se casem e comecem um novo lar, com novas atitudes e, sem desculpas para o erro.
    Quando erramos, Deus não quer justificativas, Ele é quem nos justifica através do Seu Filho Jesus Cristo, para uma nova vida em Seu amor!
    Procure uma igreja evangélica séria, com pastores fiéis e busque orientação!
    Que Deus abençoe seu lar!

    ResponderExcluir
  69. Boa noite Pastor, sou evangélica e meu namorado também há anos, somos jovens, Ele missionário e eu caminhando para Obreira, somos levitas, temos o mesmo ministério, amamos servir a Deus juntos e fazer a obra, já estamos há meio ano em um relacionamento, ele ja foi casado, porém ouve adultério mais não sei se de ambas partes, mais sua ex- mulher não dava apoio ao seu ministério, e afastou-se por um curto tempo quando casou-se com ela, o que levou á um extremo e depressão em sua vida, depois de muito tempo ja separado nos conhecemos, e decidimos orar e pedir pra Deus se deviamos ou não casar-se. ele tem um filho e eu também, mais ele cria meu filho como se fosse pai dele. Porém algumas pessoas disseram que nosso casamento não era de Deus, o que quase me deixou confusa, mais nosso Deus não é um Deus de confusão, antes disso, oramos e pedimos pra Deus nos dar respostas, colocamos propósitos diante de Deus e nosso relacionamento sempre foi bom, pois temos bastante de dialogos e pra não haver discórdias chegamos em acordos juntos, sobre como deve ser, o que tem que melhorar, além de namorados somos muitos amigos, e apoiamos um ao outro sempre principalmente em nossos ministérios, oramos juntos, estudamos a palavra, pregamos um para o o outro, é tudo que eu pedi pra Deus durante 2 nos e 9 meses, que estive sozinha dediquei minha vida inteiramente a orar ao Senhor para colocar alguém assim em minha vida. e servimos a Deus juntos, temos planos de noivar e casarmos depois de 2 anos juntos para termos certeza de que Deus abençoará nosso relacionamento.vivemos bem, somos felizes,e a sua ex mulher nao faz questão em reatar, nem temos problemas algum. Em duas ocasiões na igreja, vasos(profetas) foram usados sem nos conhecer e sem saberem que tinhamos algo, nem estavamos sentados perto quando pegaram e uniram nossas mãos, dizendo que DEUS abençoava e que grandes lugares iriamos juntos fazer a obra do Senhor e temos esse sonho. gostaria de sua opinião sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  70. Olá pastor tenho uma dúvida, sou cristã e tem um rapaz tbm cristão interessado em mim porém ele é divorciado sua esposa foi embora de casa não Gouveia traição porém ele assinou o divórcio, nesse caso ele pode casar de novo ? Eu pecaria casando com ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço que a irmã leia com atenção o que foi ensinado acima!
      Que Deus lhe ilumine!!!

      Excluir
  71. Olá pastor. Se puder me responder super agradeço!
    Me chamo Rayanne e estou em um noivado com uma pessoa divorciada no papel e tudo mais. Ele havia se casado apenas no Civil e ele e sua ex se consideravam católicos. Ela o traiu, ele ainda tentou continuar o relacionamento. Porém ela continuou o traindo até q o relacionamento se rompeu e eles decidiram se separar. Hoje ele é evangelico (somos da mesma denominacão).gostaria de saber se podemos nos casar no religioso? Porque onde congregamos nenhum dos pastores fazem segundo casamento.. mesmo sabendo do caso dele. Será que tem pastor q faz? Posso chamar pastor de outra congregacao para fazer? Me ajude.. não sei o que fazer :/
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, se tudo é como você está dizendo, não vejo impedimento algum para que vocês se casem.
      Como já disse aqui, a união é válida no cartório, de acordo com a lei do país.Nosso papel como pastores não é fazer o casamento e sim pedir a bênção de Deus sobre o casal; e não vejo motivo real para seus pastores não aceitarem fazer isto. Se Deus abençoa está união, por que eles não podem declarar isso???
      Aconselho a que conversem abertamente com eles; e, se for o caso, busquem congregar numa outra igreja que seja fiel à Bíblia, que os aceite e abençoe!

      Excluir
    2. Pastor, preciso de sua ajuda. Tenho 30 anos e namoro uma moça de 25 anos. Somos evangélicos. Ela foi casada durante 4 anos. Eu nunca fui casado. Conversamos muito, temos bom diálogo, oramos constantemente. Nosso sentimento tem crescido muito.
      O motivo do divórcio dela foram as brigas constantes, falta de postura de homem do ex esposo, e insultos.
      Estaria comentendo adultério casando com ela?
      Quais cuidados preciso ter ao casar com alguém divorciado?
      Me ajude! Não quero errar em meu primeiro casamento, espero que seja o primeiro e único

      Excluir
    3. Irmão, peço que leia o post e os comentários, pese com a Bíblia. Creio que também pode lhe ajudar o link abaixo:
      http://respondapastor.blogspot.com.br/2013/10/divorcio-e-novo-casamento.html

      Excluir
  72. Olá Pastor preciso de sua ajuda!

    Estou noiva à um ano e pretendo me casar em breve. Nunca me casei, mas a minha dúvida é em questão ao meu noivo, ele já foi casado na igreja católica, mas antes de se casar houve traição, o casamento dele é válido? Eu posso me casar com ele? Será válido nosso casamento perante Deus?

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Antes de tudo é preciso saber se hoje vocês são crentes. Quanto à validade do primeiro casamento, independente de ter sido na igreja católica, se a traição foi descoberta e perdoada antes do casamento, então não pode ser dada como motivo para a separação.
      Como foi essa separação?
      Reconheço que algumas coisas não estão se encaixando.
      Recomendo que se aconselhe com o seu pastor, pois, se o casamento dele ainda existe, vocês não poderiam nem sequer estar namorando ou noivando. Que Deus lhe ilumine!

      Excluir
  73. Ola!!!
    Sou solteira e entrei numa relação onde a pessoa mentiu desde o inicio, dizendo ser divorciado e não era.
    Ele e hoje a ex, viviam uma relação conturbada entre brigas e traições...e eu fui usada pra isso.
    Mas enfim, depois que eles realmente se divorciaram resolvi dar uma segunda chance a ele.
    Mas hoje estou muito confusa e não tenho certeza do que preciso fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que me disse, só no início você foi enganada. Depois teve oportunidade de se afastar, contudo, preferiu dar uma "segunda chance" a um relacionamento complicado.
      Se por segunda chance, você quer dizer que se casaram, ou vivem maritalmente; fazer o quê, agora é buscar consertar e formalizar esta relação na presença de Deus e dos homens.
      Se, todavia, vocês apenas estão namorando, peço que pare e reflita sobre o mal que tem trazido sobre a sua própria vida. Você precisa do amor de Deus, e também de amar a si mesma, para poder desenvolver uma relação saudável e abençoada!

      Excluir
  74. Pastor, tenho lido muito sobre o assunto de pessoas que se casaram novamente, e vejo ser um assunto de difícil "consenso"mas minha dúvida principal observando a esses assuntos refere-se a uma passagem que expõe o motivo da morte de João Batista ao qual faz referência a Herodes ter se casado com sua cunhada. E ainda na bíblia a se referir a essa mulher diz que não era lícito a Herodes viver com ela... e depois a cita como mulher de Felipe e não de Herodes. Enfim, minha dúvida é se estou em um segundo casamento originado de um divórcio que não foi por traição ou abandono devo me separar ou devo ficar casado. Estaria cometendo adultério ou cometi um adultério por ter casado? Sei que o assunto é delicado, por isso gostaria de ouvir a opinião do sr. sobre isso, não quero deixar sobre o sr. a responsabilidade de uma vida... gostaria apenas de entender como o senhor compreende essa passagem da história de Herodes. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  75. Caro anônimo,
    Acerca de Herodes e sua cunhada Herodias, lemos em Mateus 14: 3 e 4: Porque Herodes, havendo prendido e atado a João, o metera no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão; pois João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la.
    O que ocorreu foi que Herodes enviou seu irmão Filipe para terras longínquas para então se envolver com a mulher dele.
    Este descarado adultério era tolerado pelas autoridades de Israel, que faziam vistas grossos para o fato.
    Mas, João Batista, com o risco e sacrifício da própria vida, levantou a voz em repreensão ao rei infiel. Naquele caso, não houve divórcio ou novo casamento e sim uma afrontosa traição contra Deus, a família e o reino.
    Quanto ao seu caso, como você o descreveu, apesar do adultério cometido, recomendo que se arrependa, consagre sua vida e casamento a Deus e tome cuidado para não buscar motivos para se separar de novo! Que Deus os ilumine!

    ResponderExcluir
  76. CASAMENTO DE QUASE 7 ANOS MUITAS SEPARAÇOES, TODAS POR PARTE DO MEU MARIDO. ELE USA E TRAFICA DROGAS E UMA VEZ JA ME LARGOU E FOI MORAR COM OUTRA MULHER DEPOIS VOLTOU PRA NOSSA CASA MAS CONTINUOU TRAFICANDO E USANDO DROGAS E O PIOR PASSOU TAMBEM A ME AGREDIR SEMPRE QUE USAVA MUITAS DROGAS E VIRAVA A NOITE NA RUA. ELE USAVA DROGAS ATE NA FRENTE DO NOSSO FILHO. SINSERAMENTE EU JA SOFRI MUITO MESMO E SEMPRE PERDOEI MEU ESPOSO MAS DEPOIS DE MAIS DE SEIS SEPARAÇOES POR PARTE DELE ESTOU DESISTINDO DESSA RELAÇÃO. EM UMA VEZ QUE MEU ESPOSO ME ABANDONOU EU AINDA NAO ERA CONVERTIDA E ACABEI TENHO RELAÇAO COM OUTOS HOMENS.QUANDO EU CONHECI MEU ESPOSO EU ERA VIRGEM MAS DEPOIS QUE ELE ME LARGOU FIQUEI SABENDO QUE ELE ESTAVA COM OUTRAS MULHERES E QUE NAO QUERIA SABER MAIS DE MIM ACABEI FICANDO COM OUTROS HOMENS...MAS DEPOIS ME CONVERTI E ME ARREMPEDI DE TUDO Q HAVIA FEITO VERDADEIRAMENTE.QUERIA SABER SE É ERRADO EU PEDIR O DIVORCIO JA QUE FOI MEU ESPOSO QUE DESISTIU DO NOSSO CASAMENTO E CONTINUA NO TRAFICO NO VICIO E TAMBEM CONTINUA SE PROSTITUINDO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara irmã, acredito sinceramente que sua história revela fatos suficientes para a separação. Contudo, recomendo-lhe imensamente que você procure toda a ajuda necessária, tanto pastoral, como psicológica e assistência policial, pois caso não tenha todo o cuidado isto tudo pode ter graves consequências. Que Deus lhe abençoe, dirija e ampare!!!

      Excluir
  77. Pastor sabia que não deveria casar com uma certa mulher e me arrependo pela desobediência, ela é cristã, mas Deus tinha me dito que não era ela, fui teimoso mesmo assim. Enfim acabei traindo e nos divorciamos, hoje estou aproveitando minha "solterice" buscando mais de Deus, mas esses tempos surgiu essa dúvida algum dia poderei casar?

    ResponderExcluir

  78. Boa tarde, amado irmão!
    Em primeiro lugar, gostaria de lhe esclarecer que, independente das circunstâncias anteriores, a partir do momento que você desposou a sua mulher, não deve haver espaço para voltar atrás: ela é sua esposa, digna de todo o seu amor, paciência e compreensão. Vocês não se divorciaram porque foi um erro ter se casado, e sim por causa da sua traição; o que torna a sua esposa a parte fiel desta separação, e a única a ter direito a se casar novamente, se ela assim o desejar.
    Assim, caso ela não tenha se casado ainda e você não buscou uma nova união, recomendo que peça-lhe perdão e restaure o seu casamento com a bênção de Deus e muito esforço de sua parte, sabendo que, devido ao adultério, ela não é obrigada a lhe receber de volta!
    Mateus: 5. 31 e 32: "Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério".
    " Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher". I Coríntios 7. 10, 11.

    Caso ela já tenha contraído novas núpcias, recomendo que você siga a sua vida de solteiro no temor de Deus e não busque uma nova esposa.
    A Bíblia também nos ensina que é melhor casar do que viver abrasado. Por isso, entendendo que ao irmão não é lícito se casar, é imprescindível que seja firme nas tentações, bem como evite todas as situações que o exponha a riscos desnecessários!
    A vida pura de solteiro é uma verdadeira bênção, na qual você pode desenvolver amizades sadias e trabalhar desembaraçadamente para Deus!
    Que Deus o mantenha fiel!

    ResponderExcluir
  79. Pastor, boa noite... Apesar de não ser o tema direto do assunto, mas um pouco ocasional... como enfrentar a tristeza quando sabemos que não há esperança para quem é divorciado, no sentido de construir uma família, ter filhos...Por mais cristão que uma pessoa seja, é duro pensar no futuro e saber que não há mais esperança nesse sentido e olhar ao lado e ver que não há um recomeço para um lar ainda que agora na presença de Deus e se ver destinado (mesmo sendo ou não responsáveis por isso) a trilhar toda uma vida sem uma companhia, Deus mesmo viu que não era bom o homem está só... digo isso por que falo de como superar a falta de uma compainha no sentido que isso faz parte de nós humanos, não falo nem por questões sexuais...Não falo da falta de Deus ou da sua presença.É muito doído e triste isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, irmão, nós colhemos os frutos de nossas atitudes anteriores. Contudo, há um Deus no céu, a quem podemos chorar e clamar por misericórdia. Creia que, o mesmo Senhor que exige obediência é o Pai que conhece e supre nossas necessidades. Ser desobediente jamais será opção! Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará!

      Excluir
  80. Pastor boa noite.
    Minha situação é a seguinte.. era obreira, cai em pecado (sempre vivi uma vida desregrada, mesmo sendo obreira) logo depois de ter tido relação sexual com uma pessoa.. nos distanciamos então conheci um rapaz pelo facebook, nos encontramos e na primeira noite tivemos relação, dali 1 mês mais ou menos sai do cargo e da igreja e fui morar com ele.. ficamos na "fornicação" morando juntos 11 meses e depois casamos no civil apenas. Sempre tivemos muitas brigas e muita mentira envolvida.. ele também tinha grave desvio de caráter. Sempre pedi perdão a Deus porque sabia que tinha pecado e que aquela relação não agradava a Deus.. porém achei que me causando e saindo da fornicação estaria "fazendo o certo diante de Deus" resumo.. meu casamento durou 1 ano após ter me casado no civil.. ele me abandonou foi embora por que dizia não estar feliz.. e também tinha cometido muitos erros. Até onde sei enquanto estávamos juntos nunca descobri nenhuma traição. Depois que ele me abandonou e foi embora algumas semanas depois encontrei aquela primeira pessoa que tinha caído em pecado antes dele e aí saímos e tivemos relação sexual. Eu ainda não estava divorciada... somente separaseparada sei que errei..o divórcio está em andamento.. estou arrependida, estou voltando pra Jesus.. pegando firme de novo e a pouco tempo conheci um rapaz na igreja q estou indo.. é um homem trabalhador.. servo de Deus.. gostaria de saber pastor se mesmo eu tendo me arrependido de tudo que fiz, me divorciando e se eu fizer tudo certinho como Deus manda.. poderia me casar novamente ou seria isso condenado Diante de Deus?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara amiga, vejo pelas suas palavras que sua vida tem sido uma busca constante de prazer e realização, sem discernimento de que a verdadeira felicidade se encontra em conhecer e amar a Deus, e ser amada por Ele. Seus relacionamentos e mesmo seu envolvimento na igreja jamais substituirão um conhecimento pessoal de Jesus. Não basta apenas olhar para ele como o realizador de milagres ou o provedor de bênçãos. É preciso conhecê-lo verdadeiramente como a razão da sua vida. Aconselho-a que, sem pressa, e com muita atenção, Leia todo o evangelho de João, capítulo por capítulo e na sequência. Que Deus lhe ilumine!

      Excluir
  81. Olá, Pastor eu tenho 20 anos. Há 2 meses me juntei com uma pessoa na qual ele ainda está casado no cívil. A nossa história foi assim: quando o conheci ele ia fazer 1 ano de separado.Com dois meses quase que se conhecemos ele me pediu em namoro, Daí então aceitei.
    Mas esse namoro me trouxe muitas mágoas e problemas. A família dele me odeia sem ao menos eu nunca ter feito nada, e pelo fato dele não querer mais voltar com a ex esposa. No tempo em que namoramos eu pedi muito que ele se divorciasse pois eu sei da palavra de DEUS.Daí então nada foi feito...aconteceu que depois de muitas brigas da gente eu o deixei e arrumei uma outra pessoa na qual eu nunca gostei de verdade.Só o namorei pelo fato de me vingar... mas não deu muito certo. Acabei o traindo e com esse tal meu ex, que hoje é meu atual. Eu deixei esse rapaz que namorei por vingança e voltei pra pessoa que eu realmente gostava.
    Mas depois de 8 meses que estávamos separados essa mesma pessoa não tinha resolvido o problema do divórcio. Depois de uns 2 meses que voltamos ele ficou me chamando pra morar com ele. Aí eu disse que só iria morar com ele se ele, se divorciasse. Ele disse que iria resolver isso... mas jáse passaram 6 meses e ele nada resolveu. Estamos morando juntos. Mas tudo continua a mesma coisa.. de brigas, ofensas, e eu como sempre tocando no passado.

    Pastor, se até esses tempo ele não resolveu o problema do divórcio, e depois de tantas brigas, ofensas, humilhações por causa do mesmo, o senhor acha que eu deveria seguir a minha vida e o deixar, ou ter paciência até que ele resolva o dia em que ele bem quiser? Porquê o que eu vejo ele não quer pedir o divórcio. Eu até já falei o que faltava pra ele pedir o divórcio e ele respondeu que não faltava nada! Daí então sempre acabamos em brigas.
    Pastor, DEUS irá abençoar nosso relacionamento? O que o senhor poderia me responder referente à isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÓ pra concluir ele também foi casado numa cerimonia que o pastor fez. Eles não entraram na igreja, mas fizeram em um casa de festa também.

      Eu posso me casar com ele?
      Eu estou afastada dos caminhos do SENHOR, e por causa disso pago um preço caro com a minha felicidade. Gostaria da sua ajuda!

      Excluir
    2. Cara amiga, com muito respeito à sua dor, devo lhe dizer que, pelo que me contou acima, está tudo errado do começo ao fim. Precisamos parar de tentar forçar Deus a abençoar nossos pecados!
      Se queremos mesmo a bênção e a concordância divinas, devemos fazer a vontade dEle e não a nossa.
      Este homem não é seu e está lhe usando e assim, juntos vocês ofendem a Deus! Arrependa-se e não tente mais ser feliz fora da vontade de Deus! Procure a Deus numa igreja evangélica séria, com pastores não gananciosos, que ensinem o Evangelho bíblico e se afaste do mal!

      Excluir
  82. Ola pastor quero sabe se por casar com homen divociado posso ir pro inferno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Fique certa irmã de que todos já nascemos pecadores e, por isso, merecedores do inferno; sendo salvos exclusivamente pela graça de Cristo. Quanto ao mais, peço que leia o post inicial. Que Deus lhe abençoe!

      Excluir
  83. A paz do Senhor. Sou homossexual não praticante, fazem 3 anos que não me envolvo com outros homens. Mas gostaria de saber se eu estaria pecando se me envolvesse apenas sentimentalmente com outro homem (sentimento recíproco), sem que houvesse sexo, como dois amigos que se gostam muito. Aguardo a resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, que Deus lhe abençoe nessa luta diária! É preciso que você não se iluda e nem de deixe iludir. Seja amigo verdadeiro e não um "namoro disfarçado". Assuma a sua identidade verdadeira como homem de Deus, e abandone tudo o que te leva para o mal! Que Deus continue lhe abençoando mais e mais!

      Excluir
    2. Caro amigo, que Deus lhe abençoe nessa luta diária! É preciso que você não se iluda e nem de deixe iludir. Seja amigo verdadeiro e não um "namoro disfarçado". Assuma a sua identidade verdadeira como homem de Deus, e abandone tudo o que te leva para o mal! Que Deus continue lhe abençoando mais e mais!

      Excluir
  84. Senhor PR. Me tire essa dúvida sou divorciada me casei na igreja e civil mas meu ex marido cometeu adultério com 5 meses de casamento nos divorciamos. Hoje depois de dois anos finalmente encontrei alguém que vale a pena. Deus viu todo o meu sofrimento. E hoje não posso me casar novamente na igreja. Não entendo a igreja não aceita novo casamento após divórcio como se a gente ficasse presa pra sempre num casamento cheio de sofrimento ate que a morte nos separe.e ainda acham que Deus apóia isso?
    Então me explica uma coisa
    O divorciado não pode se casar na igreja denovo caso tenha se casado anteriormente certo
    Mas a igreja apóia casamento gay e acha isso normal onde tá marcado isso na bíblia que Deus apóia casamento gay? Se foi feito o homem para a mulher? Não é preconceito e sim apenas uma dúvida. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, cara leitora!
      Me desculpe, só agora me apercebi de que não havia respondido sua mensagem.
      Como procurei demonstrar pela Palavra de Deus, havendo traição, há motivo suficiente para divórcio e até novo casamento.
      Mas, pela sua mensagem não foi possível saber se vocês são evangélicos, e que igreja é essa que você mencionou que aceita como correta a união homossexual; na Bíblia aprendemos que é abominação diante de Deus. Por isso, antes mesmo de pensar em se unir a alguém, recomendo que busque a Jesus para que lhe dê salvação e direcione o seu viver!

      Excluir
  85. Pastor, conheci o meu marido há 3 anos, ele havia se separado em 2012,foi casado no civil ,mas o divórcio só saiu em 2016. Quando se separaram ele estava começando sua vida de cristão, ainda não conhecia a palavra de Deus com relação ao dovorvio,houve traição da parte dele, ele pediu perdão, mas ela não aceitou e saiu de casa com a filha que eles tinham,em 2012. Nós estamos juntos desde 2014,e nos casamos em 2016, mas o meu casamento têm sido o pior pesadelo da minha vida,nao sou feliz, brigamos muito, não temos respeito com o outro, e muitas vezes eu me afasto dele pra não ter nenhum contato
    Quando me casei eu amava outra pessoa, como ele não era cristão, não quis me arriscar e ficar com alguém que talvez poderia me afastar de Deus. Hoje eu pago um preço tão alto. Acho que estou pecando por estar casada com um divorciado, além disso peco tbm por amar outra pessoa, já busquei conselhos de pastores, mas tudo me diz estar em pecado. Me ajude pastor,pelo amor de Deus. Eu quero me separar!!

    ResponderExcluir
  86. A paz do senhor, irmã!
    Se, como você me disse, a traição dele e a separação da primeira esposa se deram quando ainda não era convertido. Temos assegurado o perdão de Deus para o início de uma nova vida. Deste modo, creio que vocês podem contar com a bênção de Deus para este recomeço.
    "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" 2 Coríntios 5.17.
    Contudo, ser fiel a Jesus, significa obedecer à Palavra de Deus na vida cotidiana do lar, com paciência, perdão e domínio próprio. Lembre-se, amor não é sentimento e sim MANDAMENTO!
    Peço que juntos leiam todo o capítulo 3 da Carta de Paulo aos Colossenses, e se esforcem por obedecer!
    Que Deus restaure e abençoe o seu lar!

    ResponderExcluir
  87. Obrigado pelo conselho Pastor. Só não sei ainda o que fazer com este sentimento que tenho por outro alguém. Vou me esforçar para esquecer, pois sei que o que prevalece é a vontade de Deus sobre a nossa vida,e não a nossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, os nossos sentimentos podem ser traiçoeiros, e não nos servem de guia para a vida.
      A todo momento nós nos contrariamos para fazer o que é certo, desde levantarmos com sono para ir trabalhar, e até rejeitarmos uma paixão proibida. Os sentimentos vem e vão, mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece eternamente, forte e com a consciência tranquila!
      Você nunca vai se arrepender de fazer o certo. Lute pela sua casa, para ser feliz e abençoada ao lado daqueles que Deus lhe deu!

      Excluir
  88. Boa noite paz do senhor pastor sandro eu fui casada e separei porque meu esposo mim batia eu gostaria de saber se eu posso namora outra pessoa que era casado e está separado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara irmã, compreendo que a sua situação praticamente exigia a separação para proteger sua vida. Contudo, não sendo por motivos autorizados na Bíblia, creio que a irmã não deve sê casar novamente, a não ser que seu ex-marido a traía com outra pessoa. Recomendo que leia a postagem principal e confira em sua Bíblia!

      Excluir
  89. Bom dia , a paz do senhor!
    Me chamo marines
    Gostaria de tirar uma dúvida
    Me casei com um homem divorciado e ah 8 anos estamos separados porem ainda temos relações maritais..ele moramos em residências separadas,e agora ele enciste em se divorciar. Gostaria de saber se ele esta desistindo do nosso casamento e não aceita a reconciliação, estarei livre pra ter um novo
    Casamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Marines!
      Por sua mensagem transparece que lhe falta clareza quanto ao significado e importância do casamento ordenado e abençoado por Deus. Peço que busque uma igreja evangélica séria, com pastores fiéis à Bíblia para que lhe instruam de forma eficaz!

      Excluir
  90. Bom dia, a paz do do senhor!
    Pastor me casei e o meu esposo
    Já era divorciado, e também estamos separados de casa mas mentíamos relações maritais.de janeiro brigamos e nos agredimos porque descobri msm dele para outra mulher.mesmo assim continuamos a nos relacionar.
    Mas ele agora quer o divórcio de todo jeito.e ele foi o meu primeiro casamento..se ele divorciar de mim posso me casar no futuro ou tenho que esperar que fique viúva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acerca do divórcio peço que leia o texto principal e o link abaixo:
      http://respondapastor.blogspot.com.br/2013/10/divorcio-e-novo-casamento.html?m=1
      Que Deus lhe abençoe!

      Excluir
  91. A paz do Senhor!
    Pastor eu namoro com um homem divorciado,teve o divórcio pq a ex dele o traiu três vezes e ele perdoou, mas na terceira vez ela foi embora com outro e hoje está casada,quando ela se casou com ele ela já era divorciada e tinha uma filha e ele era solteiro.ela nunca foi crente, ela era católica e ele evangélico mas estava afastado da igreja,ele fala que muitas pessoas o aconselharam a não casar com ela mas mesmo assim ele Se casou pois estava apaixonado, o casamento durou 6 meses então ela foi embora e hoje já é casada novamente!
    Então pastor me tire essa dúvida,
    Se eu me casar com ele estou cometendo pecado?

    E também gostaria de saber, mesmo afastado ele convidou um pastor que é amigo dele para fazer o casamento, como houve cerimônia religiosa, queria saber nos poderíamos casar na igreja ou seria errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, irmão!
      Pelo que você me disse, não há impedimento ao seu casamento.
      Recomendo que você o fortaleça a seguirem juntos a Deus, evitando todo caminho mal!
      Se puder, leia também:
      http://respondapastor.blogspot.com.br/2013/10/divorcio-e-novo-casamento.html?m=1
      Que Deus os abençoe!

      Excluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Olá pastor ..
    Eu namoro a 3 anos e meu namorado nunca foi casado perante a lei,apenas estava ajuntado e se separaram,tiveram uma menina.
    Minha dúvida é se está errado eu casar com ele,por ele ter ficado pouco tempo com ela morando na mesma casa mas não casado corretamente e neste pequeno relacionamento houve traições tanto dele como dela.
    O morar deles na mesma casa é um casamento perante a Deus. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você mencionou, aconteceram muitos erros. Embora não tenha sido um casamento legítimo, foi uma forma de união estável (até gerando um filho). Mas, eu lhe pergunto, vocês são convertidos? Se arrependeram dos pecados cometidos? Estão namorando como cristãos solteiros que se respeitam? Firmem a vida de vocês na rocha das Escrituras Sagradas e não apenas nos sonhos do coração! Que Deus lhe abençoe!

      Excluir
  94. Boa tarde pastor.
    Estou numa situação muito dificil. Moro com um rapaz ha 2 anos e quero me casar, mas ele ja foi casado duas vezes, e os dois divorcios foram mediante traição por parte dele. No caso do segundo, ele desistiu da relação porque ele queria ter filhos e a esposa não quis.
    Quero muito oficializar nossa união, mas isso esta me tirando o sono.
    Diante desta situação, ele esta impedido de se casar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara leitora, vivendo uma relação assim você demonstra não ter amor por si mesma, e ainda não conhecer o amor de Deus, através de Jesus Cristo. Recomendo que leia a Bíblia, especialmente o Evangelho de João, e busque uma igreja evangélica séria, com pastores não gananciosos que possam melhor lhe orientar!
      Que Deus lhe abençoe!!!

      Excluir
  95. Bom dia Pastor, estou namorando um cara separado não divorciado e a esposa dele está sozinha, isto é correto estar com ele nesse caso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Separado, não divorciado?!?
      Então ele ainda está casado!
      Isto é adultério, saia dessa o quanto antes, e peça a misericórdia de Deus!

      Excluir
  96. Pastor estou com meu coração aflito cheio de dúvidas,e com incerteza da minha salvação. Sou casada com uma pessoa divorciada,eu era soleira nunca tinha me relacionado antes com ninguém, o motivo da separação dele não foi por traição, e quando me casei com ele procurei antes examinar as escrituras a respeito e por falta de orar mais a Deus não me aprofundei, fui na fraqueza e na ilusão de que poderia dar certo, hoje refletindo parecia q fiquei sega, porque é tão claro o que o Senhor nos alerta a respeito do casamento do divórcio. Agora eu me sinto destruída causei o meu própria mal, me sinto em pecado e sem saber o q fazer.
    Existe ainda esperança para me.
    Será ainda possível para me alcançar o perdão de Deus?
    Hoje eu pergunto para Deus o que eu tenho que fazer para ter o perdão dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei pastor que poderia dar certo porque ele não tava firme na igreja, na epoca ele apenas frequetava, achava que poderia estar na igreja e ao mesmo tempo no mundo.

      Excluir
    2. A paz do Senhor, irmã!
      Pelo que a irmã me falou, ao se ligar a ele você iniciou o relacionamento com as marcas, os maus costumes e a insegurança, decorrentes do passado. Entretanto, uma vez que você se submeteu a isto e se casou, casada está; e agora, colhendo os frutos desta união, só resta pedir a misericórdia de Deus, para que restaure seu casamento. Cabe a você ser fiel a Deus e à liderança de seu marido, lutando para ser testemunha de Cristo em seu lar!
      Que Deus lhe ajude!!!

      Excluir
  97. Amém Pastor!!
    Obrigada pelo Conselho, eu sou consciente que só o Senhor poderá me ajudar, me socorrer com sua infinita misericórdia, mais eu precisava ouvir um Conselho de alguém e de preferência que não me conhecesse, e lendo sua publicação e vendo sei perfil me sentir segura em buscar um Conselho, pois sentir e vi um espirito de sinceridade e de verdade.
    Deus abençoe vc é sua família!!
    Estarei sim clamando pela misericórdia do Senhor, crendo que Ele não desistiu de me apesar das minhas falhas e pecados. Creio que Ele há de me da uma nova chance me restaurar e me ensinará o que eu devo fazer e como devo agir.
    Que a paz do Senhor Jesus seja sobre te em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  98. Olá, a paz.
    Se alguém se divorcia antes de conhecer a Jesus, e aí depois de algum tempo essa pessoa se converte, se ela se casar novamente com outra pessoa ela está pecando? E a outra pessoa com quem ela está se casando, também está pecando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus abençoe o seu casamento!
      De acordo com a Bíblia, se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas antigas já passaram,eis que tudo se fez novo.
      Só aconselho que se casem entre irmãos da mesma fé e que tenham aprendam com Cristo a não repetirem os erros de outras experiências!

      Excluir
  99. ola paz do Senhor pastor,to numa situação complicada,fui casado no civil,e somos cristãos,mas por desconfiança,minha ex mulher me traiu com outra pessoa por adulterio,só soube pois ela mesma me pediu o exame de dna de nosso filho,pois eu não tinha duvidas que era meu,mas antes disso ela ficava com outra pessoa,mesmo morando de baixo do mesmo teto que eu,mas jamais eu imaginaria que ela teria relações sexuais com outra pessoa,pois ela teve,então com a misericordia do Senhor eu a perdoei pois estavmos prestes a divorciarmos,pois ela antes de engravidar ela me rejeitava na hora de nossas relações,pois sei que o Senhor não agrada de um casal que rejeita um ao outro,mas mesmo assim fui fiel e a respeitei como esposa diante do Senhor,mas com tudo não conseguimos manter a relação firme,então divorciamos,pois eu tentei manter firme nossa relação,mas por ela me tratar mal eu descidi pedir o divorcio,ai divorciamos,mas depois que vi um video do pastor paulo junior sobre o tema:"o que destroi um casamento",descidi reatar nossa relação pois segundo o pastor paulo,o Senhor não da liberdade ao segundo casamento pois o conjuge vive,Ele só permite quando ha viuvez,então conversei com minha ex para reatarmos,só que ela diz que não me vê mais como marido e não me vê comigo mais,isso me deixou bastante frustrado!e agora ela vive com outra pessoa,moram juntos,o que o senhor me orienta?!ja rejeitei varias pessoas por causa desse video do pastor paulo junior,pois segundo ele,Deus condena essa pratica de segundo casamento e que não existe permissão de segundo casamento,exceto por viuvez ou então ficar sozinho sem se casar,ou reconcilio ou vivo sozinho,só que ela que não quer,ela nem pensa em nosso filho,pois ele sofre com tudo isso!e viver sozinho pra mim ta sendo dificil e impossivel pois quero tanto contrair outra relação,mas acho que não posso,pois me sinto aprisionado,e com isso fico pecando,pois só de pensar coisas impuras,principalmente com mulheres ja adulteramos com elas pelas nossas intenções em pesamentos na mente e no coração!

    ResponderExcluir
  100. A Paz do Senhor Jesus, irmão!
    Pelo que está dizendo, vocês estão divorciados e, você, como parte inocente (fiel), está livre para se casar de novo, contudo, segundo a Bíblia, com uma serva de Jesus.
    Tome cuidado para não seguir a Sandro ou a Paulo Jr, e sim ao que a Bíblia ordena.
    Recomendo que leia:
    http://respondapastor.blogspot.com.br/2013/10/divorcio-e-novo-casamento.html?m=1
    E que Deus lhe ilumine!!!

    ResponderExcluir
  101. A paz do Senhor Pastor, depois de haver lido todo esse conteúdo,ainda tenho uma dúvida estimado Pastor .
    No caso, eu fui casado durante 2 anos no cartório nesse período eu era incrédulo não conhecia a verdade porém depois me divorcie e conheci uma serva do Senhor o qual agora somos casados eu aceite a Cristo como Salvador , me batizei e me casei com essa serva que agora e a minha esposa os dois somos da mesma congregação.
    A minha pergunta e Pastor se existe alguma coisa de errado se existiu da minha parte Adultério tempo em vista que naquele tempo era incrédulo e agora me casei com outra mulher?

    ResponderExcluir
  102. A paz do Senhor, irmão!
    Que houve erros, o irmão bem deve ter percebido e se arrependido deles.
    Como tudo foi no tempo da ignorância, creio que ficou no passado.
    Agora resta nunca mais repetir aqueles erros e seguir a vida obediente a Deus e fiel à sua esposa.
    Que Deus abençoe seu lar!!!

    ResponderExcluir
  103. Pastor eu me casei só no papel e não na igreja e me separei minha mulher foi embora e está a juntada com Outro eu posso me casar de novo ou entro em adúlterio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo como você está dizendo, não parece haver problema em se casar novamente. Entretanto, que vocês dois sirvam a Deus, evitando os erros do passado!

      Excluir
  104. Pastor estou ajuntada com um homem que se divórcio antes de me conhecer o motivo do divórcio dele foi muitos desentendimentos e ele não aguentava mais viver com ela e eles são conhecedores da palavra de Deus. Pastor tenho muito medo de me casar com ele e viver em pecado diante dos olhos de Deus sei que tenho uma promessa na minha vida. Já tentei de varias formas de saber sobre isso por favor me ajude todos falam que vou viver debaixo de uma maldição.

    ResponderExcluir
  105. Pastor esqueci de dizer que a ex dele continua só. E ele já que se casar comigo pois ele me falou que sua separação foi de muito ela dizer a ele que se não fosse a igreja ele não teria ela como mulher na cama e também durante a brigas ela costumava a dizer que a porta da sala e serventia da casa. Agora esta buscando a Deus e procurando se melhorar e ele 15 anos de casamento. Já a gente junto só tem 6 meses que estamos junto,para mim seria de papel passado meu primeiro casamento.

    ResponderExcluir
  106. Boa noite, cara amiga!
    Você já é crente em Jesus?
    Por favor, leia o capítulo 4 do Evangelho de João, da conversa de Jesus com a mulher samaritana.

    Leia também o texto principal no início desta página do Blog.
    Que Deus lhe ilumine!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor eu vi que me falou pra ir na passagem de João sobre a questão da Samaritana e também vi o texto do começo desta página. No meu in tender as escritura quiz dizer que de fato estaria vivendo em adultério se eu me casa se com ele. É isso né Pastor, e sobre eu ser crente sim quero muito descer as aguas sem nenhum impedimento.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Espero que a irmã perceba que já peca vivendo com um homem que não é seu marido. Que Deus lhe dirija!

      Excluir
  107. Pastor, gosto muito de um homem de Deus, ele está há 5 anos divorciado da esposa por motivo de traição dela, ele quer se casar comigo, entendo pelo texto que nesse caso ele é livre e pode casar novamente, contudo eu não sinto paz, mesmo querendo muito que ele seja livre por causa da passagem que diz que a mulher casada está ligada pela lei ao marido enquanto ele vive mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal.
    De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias. Me explica por favor como ele pode se casar comigo se a esposa dele ainda vive, mesmo tendo sido infiel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila, este texto que você mencionou trata de separação de quem não foi fiel.
      Jesus deixou claro que a parte fiel é uma exceção:
      Mateus 19: 9. Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]
      Que Deus os abençoe!!!

      Excluir
  108. Pastor meu nome é Pablo, minha pergunta é: quando uma pessoa foi infiel ao seu cônjuge, se arrepende, pede perdão, e a pessoa não consegue liberar perdão e resolve ir embora, mas não toma a decisão de divorciar e quer levar a vida dessa forma, a pessoa que foi infiel continua esperando que um dia haja perdão pela parte inocente e espera até quando ele quiser? como deve ser o proceder? a pessoa não quer perdoar, não quer voltar pra seu cônjuge e nem divorciar, como fazer nessa situação? continua esperando?

    ResponderExcluir
  109. Caro Pablo, conforme o entendimento que temos das Escrituras, a parte fiel tem todo o direito de, mesmo sem rancor, se separar e refazer a vida num novo casamento. Contudo, se ela não se separou, pode haver alguma chance de reconquistá-la. Com oração, amor e mansidão, invista nisto!
    Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  110. Obrigado pastor, sei que nada é impossível para Deus, mas já faz 3 anos, me ajude em oração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Senhor lhe fortaleça, para que não seja mais infiel e assim reconquiste a confiança dela.
      Enquanto isso, sirva ao Senhor, com castidade e dedicação!

      Excluir
  111. Boa tarde pastor, estou namorando um rapaz que está convertido foi batizado, mas ele antes de conhecer a Jesus foi casado e atualmente a ex-esposa está casada, eu nasci em berço evangélico ele me pediu em casamento, eu fiquei com receio de começar a namorar com ele por ele ser divorciado ele me disse que Deus é amor e não o condenaria a uma vida solitária e cheia de sofrimento sendo ele pediu a Deus uma companheira, será sou muito radical em pensar que estou pecando contra Deus por amar a ele será que é necessário eu renunciar a esse amor estou tão confunsa, ele me fala com todas as letras que o velho homem ficou no tanque do batismo que hoje ele é uma nova criatura servo de Deus mas estou em conflito me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde, irmã!
    Pelo que me disse, por ser algo praticado antes de conhecer a Jesus, o divórcio, de fato foi enterrado com o velho homem. Daí, a possibilidade de vocês se casarem. Contudo, caso fosse errado, vocês não poderiam sequer estar namorando, pois o namoro do crente tem por objetivo o casamento!
    Contudo, ainda vale os mesmos conselhos que se dá a qualquer pessoa: Que o seu maior amor seja para Deus, que você só busque compromisso com quem te ajude a servir ao Senhor!
    Que o Espírito Santo lhe ilumine!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Deus, obrigada pelas palavras, me ajudou muito mesmo Deus sempre em primeiro lugar mesmo que tivesse que renunciar esse amor por amor a Deus.

      Excluir
  113. Bom dia, a paz do senhor estou no dilema segundo fui pedida em casmamento e pega de surpresa como assim casar, na minha juventude namorei com ele, mas Deus o afastou por ele não querer saber de Deus, e Deus tratou com ele o resgatou pela dor passados 10 anos ele me procurou disse que nunca me esqueceu que me ama que estava orando a Deus aguardando Deus responder, porque tudo é pelo guia de Deus (espírito santo) porque vamos concordar 10 anos eu poderia ter casado mas permaneci guardada reservada por ser serva Deus todo esse tempo eu esperei no senhor as vezes me sentia abandonada por Deus por ser jovem imaginava que viveria só para sempre sou uma jovem bela mas como estivesse ali escondida as vezes eu falava mãe oque será que acontece comigo ninguém me vê os anos estão se passando não acredito nisso que passarei uma vida solitária e quando não tiver mais vc oque será de mim um asilo morrerei sozinha, oque será que fiz não sou uma pessoa ruim sou serva do Deus altíssimo, mas sinto que fui esquecida, quando eu já nao tinha mas esperança surge meu grande amor do passado todo aquele sentimento surge em um turbilhão como nunca estivesse passado o tempo estou feliz mas apreensiva por que nos seres humanos imperfeito colocamos dúvidas em nossos corações, sei que o sera não provem de Deus somos sim sim ou não nao, mas o sera está me perseguindo Deus me guardou para ele e o preparou para mim. Hoje realmente ele está convertido em Deus.

    ResponderExcluir
  114. A paz do Senhor, uma pergunta, uma pessoa se casou na igreja evangélica com outra que também lá congregava, porém em um curto espaço de tempo o marido se separou por motivo fútil ou seja faltou sabedoria e analisar as escrituras e acabou se relacionando com outra mulher por algum tempo, e pelo que eu soube agora foi despertado o desejo do ex-marido voltar com a irmã, que mesmo com todos os contra-tempos continuou firme na igreja, daí vem a minha pergunta,pode a irmã reatar a união com o ex-marido uma vez que se divorciaram em juízo, ou pra ficar mais claro, hoje ambos são divorciados, podem reatar novamente?

    ResponderExcluir
  115. Pastor eu estou morando com uma pessoa que se seprou pq cometeu adulterio e a ex mulher dele saiu de casa .ele era desviado e ela era catolica na epoca do casamento e do divorcio, eu posso me casar com ele depois de sua conversao?

    ResponderExcluir
  116. Cara leitora, por que você me pergunta agora sobre a vontade de Deus, se você já está morando com esta pessoa?
    Não podemos nos dar ao direito do "erro calculado", esperando que Deus conserte no final. O caminho do Senhor é o caminho do arrependimento e da obediência. Como esperar que ele venha a se converter se você mesma não obedece a Deus acerca do ideal bíblico de um lar cristão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq eu tb tinha me desviado e engravidei e fomos morar juntod.agora voltei ao Senhor e pesquisei mais sobre isso e tive essa duvida. E gostaria agora de saber o certo a se fazer.

      Excluir
    2. E tb sinceramente eu nao sabia de fato sobre isso. Eu pensava que so casando com ele estaria tudo certo . Ate mesmo antes de eu voltar para Deus.

      Excluir
    3. Bem, irmã, neste caso, quando a gente erra muito, qualquer atitude que se tome terá consequências boas e ruins. Recomendo que, uma vez que vocês já vivem maritalmente, peça a misericórdia de Deus e formalize civilmente esta união.
      Sempre haverá esperança, onde houver verdadeiro arrependimento!
      Procure uma igreja fiel e que Deus os abençoe!

      Excluir
    4. Amem! Muito obg por esclarecer. Estava bem confusa com relacao a isso

      Excluir
  117. Boa noite pastor! Por favor me ajude a esclarecer uma dúvida. Conheci um rapaz no qual é divorciado pq sua ex tentou se matar pq morria de ciúmes de absolutamente tudo que ele fazia e chegou ao ponto de ele nao a suportar mais,eles tentaram reatar o casamento por causa do filhos que eles tem,mas a ex tentou novamente contra a própria vida foi então que ele desistiu do casamento. Na época ele era afastado da igreja dele que é Testemunha de Jeová e ela também desviada da Batista. Ele me contou que se casou com ela pq a engravidou. Pastor eu era afastada da igreja quando o conheci e retornei e com isso ele também quis voltar e estamos namorando mas tenho medo de estar indo contra a vontade de Deus temos orado juntos mas existe uma duvida pq queremos muito nos casar. E agora pastor,eu posso me casar com esse homem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara leitora, a vontade de Deus é a Bíblia Sagrada! Por ela nós devemos dirigir a nossa vida.
      A situação que você me descreveu e muito triste, pois o motivo que o seu namorado lhe contou para a separação não é aprovado por Deus, como você deve ter lido no texto do blog.
      Se a esposa tem ciúmes ao ponto de, por duas vezes, tentar se matar, significa que ela precisa ainda mais dos cuidados e do amor dele. E nem sabemos dizer se o ciúme dela era mesmo infundado!
      Como deve ter sido a vida dessa mulher, desviada da igreja batista casada com um Testemunha de Jeová! Não há relação alguma entre essas duas crenças.
      Enquanto os batistas buscam conhecer e obedecer a Bíblia, os testemunhas fizeram uma Versão Novo Mundo, segundo a vontade deles, não crendo na eterna divindade de Cristo, na vida da alma sem o corpo, e na personalidade do Espírito Santo, entre outras doutrinas amplamente ensinadas nas Escrituras.
      Creio que você precisa conhecer melhor a Palavra de Deus, para não ficar cega pela paixão!
      Que Deus lhe abençoe!

      Excluir
  118. A paz do Senhor Jesus!
    Me casei com um homem divorciado,onde ele traiu a sua ex esposa,namoramos por 11 meses e fomos induzidos pela pastora a nos casar pra não ficar na furnicação,disse que Deus estava no negócio. Porém assim que casamos começou as brigas,ciúmes até de mexer no celular e há um tempo examinando as escriturar me enquadro em ser uma adúltera e não quero ir para o inferno,hoje ele me convidou a voltar a casa dos meus pais eu quero o divórcio pq não posso estar atrelada a alguém que me trata como um ninguém viaja pra casa de familiares disse que não quer mais voltar o casamento pq não confia em mim, eu que deveria não confiar nele que vive vida de solteiro.Pastor eu só estou esperando o fórum voltar suas atividades para me divorciar lembrando que não houve adultério, eu posso refazer minha vida com.outra pessoa?Tenho medo de ir pro inferno caso isso não seja certo a fazer, prefiro ficar sozinha mas alcançar a graça de Deus sempre obrigada feliz 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus!
      Cara leitora, como você pode ver, muitas coisas erradas aconteceram entre vocês!
      Nós pastores temos a obrigação de orientar conforme as Escrituras, contudo, os crentes não podem viver segundo a nossa vontade, e sim de acordo com a vontade de Deus.
      A sua líder aconselhou o casamento, que foi o que melhor pareceu a ela, por conta de vocês já estarem morando juntos.
      Mas, veja que os problemas que estão enfrentando são consequência direta de uma união inadequada.
      Você me pergunta se com a separação poderá se casar de novo. Creio que depois de tudo o que passou, é muito cedo para pensar num novo relacionamento!
      Que Deus lhe ampare!
      Feliz 2018!

      Excluir
  119. Graça e paz!
    Sendo solteira, casei com um homem divorciado (que traiu a primeira mulher) acreditando que o mesmo havia mudado a vida promíscua que levava. Depois de quase 13 anos de casamento, sendo traída várias vezes, mas tendo perdoado, fui confrontada com a verdade: pequei contra Deus! Ele era o culpado do término do primeiro casamento e eu jamais deveria ter casado com esse homem... Arrependo-me amargamente, pois sei que pra agradar minha vontade, desagradei a vontade de Deus.
    Depois dessa realidade, me deparei com muitas dúvidas:
    Mesmo arrependida, continuo vivendo com esse homem.
    Participo da ceia do Senhor mas me sinto indigna em participar da ceia. Me sinto uma adúltera.
    Vivo ainda com ele porque tenho medo de tomar uma decisão precipitada de me separar e fazer as coisas fora da vontade de Deus. Mas meu desejo é me afastar do meu "marido", pois, sinto que estou em adultério vivendo com ele.
    Eu não o amo mais. O amor acabou com as traições e com as inúmeras e horrendas mentiras dele.
    Faço de conta que está tudo normal, mas dentro de mim não está nada bem. Sinto uma imensa tristeza. Tenho que lutar pra não entrar em depressão diariamente.
    Já pensei em falar com ele sobre o assunto, mas ele não tem o mínimo de interesse de aprender a Palavra de Deus. "Bate cartão" na igreja e pra ele tá bom. Ele nem lembra o que foi pregado no culto, tamanho é o interesse que tem pela Palavra. Mas pra ele tá de bom tamanho
    Isso me incomoda, porque sei que é apenas fachada.
    Já descobri outras traições dele. Mas, se não tiver provas concretas pra abordá-lo, ele nega até a morte. Das outras vezes que ele me traiu, eu tinha provas mas não mostrei no início, esperando a reação dele. Ele simplesmente negou e ainda alegou que eu era louca. Quando o pastor procurou ele pra esclarecer a situação, ele negou praticamente tudo, chorando e dizendo ser inocente!
    Então, mostrei todas as provas. Aí ele se calou. Mas a reação dele é sempre de ódio e revolta querendo saber quem foi que me mostrou aquilo.
    Apesar de tudo isso, orientada pelo pastor, eu perdoei e continuei.
    Infelizmente nessa época eu ainda não tinha "caído a fichal" sobre minha situação... Era minha chance pra sair fora desse relacionamento e eu perdi...
    Agora eu não sei como sair.
    Se alegar a verdade na Palavra de Deus, ele vai dizer que eu estou inventando história pra separar. Que com certeza devo ter outro homem. Eu sempre fui fiel a ele. Ele já me disse que se eu o traísse, me mataria.
    Eu nunca fiz e jamais farei isso, pois amo a DEUS! Se "pagar na mesma moeda" a traição do meu marido, estarei virando as costas pra Deus. E Deus é bom demais pra mim pra eu faça isso. Que Ele me ajude a permanecer de pé pela Sua infinita misericórdia.
    Pastor, responda-me:
    1) Sou uma adúltera?
    Eu já me arrependi de ter casado erroneamente, mas o fato de permanecer "casada" me põe na condição de "permanecer no erro"?
    2) Todo esses anos eu tomei a ceia do Senhor indignamente?
    3) Se continuar nessa vida, vou para o inferno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa você está em.uma situação mais complicada que a minha eu sou a pessoa acima do seu comentário,ore ore pra Deus te dar graça e veja alguém que segue a palavra de Deus e que seja de confiança que consiga guardar segredo sobre isso e esteja sendo instruído pelo Espírito Santo de Deus ... graça e Paz logo mais irá se resolver beijos .

      Excluir
    2. Querida irmã, sua vida não está nada fácil!
      Infelizmente ainda hoje em dia ha muitos pastores que insistem em orientar que a mulher viva com o marido traidor, mesmo com a permissão de Jesus para a libertação da parte fiel!
      Não creio que a irmã tenha tomado a Ceia de forma indigna, pois demonstrou verdadeiro arrependimento!
      Acredito que agora só cabe permanecer casada, com fidelidade a Deus e a seu marido, na certeza do amor e do perdão de Deus!
      Lembre-se que amor não é um mero sentimento, mas principalmente um mandamento de Deus.
      Ore a Deus e converse com seu marido, para recomeçarem a vida no temor de Cristo, sem traições e sem ameaças!
      Que Deus os abençoe!

      Excluir
  120. Pastor tive um. Caso por dez ano desce caso tenho dos filhos mas mim separei porque ele era casado. Voltei para a casa do senhor. E conheci um rapaz que está em processo de divórcio faz um ano . agora estamos namorando e aguardo o divórcio para nós casar mas a separação dele não foi traição .neste caso eu estou em pecado ao mim casar com ele meu casamento vai ser abençoado. Porque minha vida passada foi tão difícil que penso agora em forma uma família como manda a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara leitora, só Jesus pode nos dar verdadeiro sentido pra viver!
      Se a separação dele não é aprovada por Deus, e nem se divorciou ainda, como é que vocês já estão namorando???
      Lembra-se da passagem bíblica da mulher samaritana? (João Cap. 4).
      Que Deus lhe ilumine!

      Excluir
  121. Pastor mas eles faz um ano que estão separados e não deve sobre a mesma casa a um ano. Mesmo assim ele neste caso não éramos pra estamos namorando enquanto sai o divórcio meu Deus.

    ResponderExcluir
  122. Agora não sei oq fazer ele entrou na minha vida mim ajudando .mim pedido pra volta pra igreja mim dando força para que eu não voltasse com o pai dos meus filhos porque ele não mim fazia bem porque eu queria volta pra igreja .mas como eu vivia eu não tinha forças.quando eu a encontrei ele não mora aqui onde eu moro ele é da Bahia mas assim eu realizei tudo ok eu queria viver livre de uma vida tão difícil porque o pai do meus filhos era casado .e comecei depois de um ano namorando esse rapaz que se encontra em divórcio .mas ele disse que não gosta de ficar de namoro muito tempo o negócio é assumir um casamento comigo e cuida de mim. Mas até aí eu não sabia que divórcio e pecado. Meu Deus e agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, sua pergunta está correta, e para a pessoa certa, para Deus!
      Veja que, até aqui, você dirigiu sua vida como quis, e da maneira como achou melhor, cometeu muitos erros, colhendo por isso amargos frutos.
      Creio que é o momento de confiar em Deus e simplesmente obedecer à vontade dEle!
      Não fique a sair de uma união e entrar em outra!
      Aguarde em Deus e peça a Ele paciência e sabedoria!
      Acima de tudo, busque em Deus a sua felicidade, confie, Ele vai cuidar de você e da sua família!
      Que Deus lhe abençoe!

      Excluir