Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

sábado, 31 de dezembro de 2011

Qual o destino daqueles que morrem na Infância?




Em 25 de novembro de 2011, Catiúscia -GO escreveu:
Rev. Sandro:
Sei que ninguém tem direito a salvação e que já nascemos pecadores.
Então se uma criança nasce e não for eleita ela será condenada?
Se um bebê acaba de nascer e por uma fatalidade morre, se não for eleito ele vai pro inferno?
Mas é isso que me incuca... Mesmo sendo uma criança? Que não tem discernimento de nada?
Se for eleito vai pro céu?
Entende minha dúvida?
Reverendo, minha dúvida aumentou quando o pastor, que estava aqui, disse que todas as crianças, morrendo enquanto crianças iriam para o céu...
Minha irmã e eu estávamos conversando sobre esse assunto, e queríamos referências bíblicas sobre tal, por isso recorri ao senhor!

Resposta:
Caty, este assunto é cercado de uma carga emocional muito grande! Por um lado vemos pessoas,  pastores e mesmo igrejas inteiras, afirmando que todas as crianças que falecem são salvas, enquanto tantos outros asseguram que os que morrem na infância só são salvos se forem filhos de salvos; há também aqueles que pensam que só são salvos os que tem condições mentais para aceitar a Cristo como seu senhor e salvador e o fazem de fato; e por último há aqueles que defendem que Deus, pela graça de Cristo, salva a quem Ele quiser! Nem sequer falamos daqueles que adotam a posição de que o sacramento do batismo confere salvação, por sua total falta de coerência com o ensinamento bíblico!

É fácil constatar que, na maioria das vezes, as convicções pessoais se mostram mais fortes do que as próprias evidências disponíveis. Entretanto, devemos sempre lembrar que a Bíblia Sagrada é a nossa única infalível regra de fé e prática, e que fora dela o que temos são apenas opiniões!

Pois bem, de início, temos que reconhecer que não há texto bíblico que afirme, sem sombra de dúvida, que todas as crianças que morrem serão salvas, e nem que ensine claramente que alguma criança foi para o inferno!

O que vemos na Bíblia é a presença do pecado no mundo, após a queda de Adão e Eva e a condição de pecadores herdada por seus filhos, o pecado não é apenas aquilo que fazemos conscientemente, é na verdade uma disposição de espírito contrária a Deus. A Bíblia diz que éramos por natureza filhos da ira! Não pecamos porque pensamos de forma errada, mas pensamos e agimos erradamente porque somos pecadores, desde o nascimento! Assim, a despeito da “carinha de anjo”, toda criança é também um pecador! O que quero dizer é que ninguém tem direito à salvação. Ao nascer, a criança não está isenta do pecado, que faz parte de sua natureza decaída, ela só não é capaz de agir como um adulto o faz, mas, se olharmos com atenção, já podemos perceber manifestações da sua raiva. Tão logo ela possa, vai demonstrar o seu pecado através de ações; pois, assim que cresce um pouquinho, a criança, também mente, engana e até odeia; talvez não com a mesma “habilidade” dos adultos, mas o pecado já está ali!

Romanos 5:12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Salmo 51.5  Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Salmos 14:3  Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Eclesiastes 7:20  Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque.
Romanos 3:10  como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
Romanos 3:12  todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Romanos 3:23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

 Ué?!? Mas, e as palavras de Jesus em Lucas 18:17: “Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele” e  Mateus 19.14 “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus” ?
Quando Jesus diz que devemos nos tornar como crianças, não quer dizer puros como crianças, pois elas não são puras, e sim que devemos ser confiantes, humildes e aprendizes, como elas são!

E o outro texto mencionado acima, acerca de Jesus e as crianças, trata apenas da bênção do Senhor aos filhos daqueles que nEle crêem, e não estou certo se pode ser extensivo a todas as crianças. Não podemos afirmar com certeza. Creio que chamar uma criança de inocente não seja adequado pois então não seriam pecadoras desde o nascimento como a Bíblia diz e não precisariam de Jesus como seu Salvador!

Não estou afirmando que alguma criança se perde, e sim que, se uma criança é salva, assim o é, tão somente, pelo sacrifício de Cristo em seu favor, e não por alguma virtude que possua! Crianças ou adultos só são salvos pela graça de Cristo, mediante o Seu sacrifício na cruz!

Em João 1. 12 e 13, lemos:   Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Mas, se a fé e a aceitação consciente é um requisito para a salvação, poderia Deus salvar aqueles que são incapazes de crer?

Creio que sim, pois lemos na Bíblia que o Filho de Deus traz salvação a todo aquele que O aceita como seu Senhor e Salvador, não como uma atitude meramente intelectual, mas como uma reação natural ao novo nascimento que o Espírito Santo promove em nós, conforme João 3.3-8!  Além disso, registra-se nas Escrituras alguns relatos acerca daqueles que, mesmo não podendo ainda exercer a fé, já foram usados, reconhecidos e tratados como servos de Deus! É o caso de Isaque, Sansão, Samuel, Jeremias,  e especialmente de João Batista, que teve um mover especial do Espírito Santo, mesmo antes de nascer, por ocasião da visita de Maria, que estava esperando o Messias, à sua mãe Isabel que o trazia em seu ventre, conforme Lucas 1. 39-45.
Temos também a, já mencionada, palavra de Jesus aos pais crentes que traziam seus filhos para que Ele os abençoasse: “...porque dos tais é o reino dos céus”! São passagens que nos dão segurança para confiar a Ele a vida de nossos pequeninos, mesmo que eles ainda não possam crer.
   
Posto que penso já ter demonstrado que Cristo salva também as criancinhas, podemos afirmar que só os filhos dos salvos que morrem na infância, serão salvos?
Temos algumas evidências bíblicas que demonstram o favor de Deus também para com crianças que nasceram em lares infiéis:

É o caso do menino Abias, filho de Jeroboão, o rei apóstata (I Reis 14. 10-13):
10  portanto, eis que trarei o mal sobre a casa de Jeroboão, e eliminarei de Jeroboão todo e qualquer do sexo masculino, tanto o escravo como o livre, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que, de todo, ela se acabe.
11  Quem morrer a Jeroboão na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo aberto, as aves do céu o comerão, porque o SENHOR o disse.
12  Tu, pois, dispõe-te e vai para tua casa; quando puseres os pés na cidade, o menino morrerá.
13  Todo o Israel o pranteará e o sepultará; porque de Jeroboão só este dará entrada em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o SENHOR, Deus de Israel, em casa de Jeroboão.

Além disso, se a Bíblia fala sobre salvos de todas as nações, tribos, povos e línguas, e sabemos que muitos grupos étnicos desapareceram sem ter contato com o Evangelho, acaso os seus salvos seriam as sua crianças falecidas, soberanamente eleitas por Cristo?
Apocalipse 7. 9, 10.
9  Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
10  e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.

Podemos afirmar que Deus é soberanamente livre para exercer sua misericórdia sobre quem Ele quiser:
Romanos 9. 15, 16.
15  Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
16  Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.

Portanto, todos nascemos pecadores e mesmo que os bebês,  não possam ainda praticar o ato, o pecado já os acompanha e influencia, desde o nascimento, e, deste modo, ninguém tem o direito à salvação por inocência, seja uma criança pequena ou um adulto, mentalmente incapaz, ou alguem que jamais tenha ouvido o Evangelho. Pois, assim como foi justo que recebêssemos a herança do pecado de nosso representante Adão, é também justo que Cristo nos represente para a salvação, e não podemos afirmar se Ele predestinou ou não todas as crianças ao céu, não temos tanta sabedoria para avaliar o desígnio do Senhor, pois, Deus escolhe e salva a quem lhe apraz! Não há nada na Bíblia que nos proíba de pensar que Ele decidiu salvar a todas as crianças que falecem, bem como a todos os mentalmente incapazes. Entretanto, isto é algo que não podemos afirmar com plena certeza, muito embora fosse este o desejo de nosso coração! Todavia, há na Bíblia Sagrada o pacto de Jesus com os que crêem e com sua família (Josué 24.15; Atos 2.39; Marcos 5.19 e Atos 16.31) e esta esperança bendita é um dos motivos principais para nós que cremos em Jesus e somos batizados, batizarmos também nossos bebês e crermos na sua salvação, não é algo infalível, pois a Bíblia mostra muitos filhos de crentes que se revelaram infiéis, mas cabe a nós educá-los como crentes e confiar suas vidas ao Senhor!

Querida irmã, como posso observar na sua fala, você está correta em dizer que Deus elege aqueles que são seus. A Bíblia afirma que ao Senhor pertence a Salvação (Jonas 2.9; Apocalipse 7.10) e que a fé é um dom de Deus (Efésios 2.8), que ninguém vai ao Pai a não ser por Cristo (João 14.6), e ninguém vai a Cristo, senão for enviado pelo Pai (João 6.37), que Deus nos amou primeiro (I João 4.19), que Deus amou e salvou aos crentes do mundo todo (João 3.16), que o Senhor os elegeu antes da fundação do mundo (Efésios 1.4), não baseado em obras que fariam (Romanos 9.11), mas, tão somente em sua vontade e graça (Efésios 1.5). Contudo, embora possamos saber e crer na nossa própria eleição, visto que jamais creríamos por nosso próprio entendimento, não podemos fazer conjecturas acerca dos outros, sobre quem é ou não eleito para a salvação. 

Caty, há pastores que, categoricamente, afirmam a salvação de todas as crianças! Não acho que isto seja impossível, se Deus assim o quiser! Mas afirmar não é bom, pois como nos norteia um sábio princípio calvinista, é bom falar quando a Bíblia fala e calar quando ela se cala!

Sigamos pregando Evangelho para a salvação dos que crêem, e quanto aos demais que não tem condições mentais para aceitar a Jesus, confiemos na Soberania, na Justiça, no Amor, na Graça e na Sabedoria do nosso Deus! 

9 comentários:

  1. Olá Pr. Sandro!!
    Muito bom o seu texto e sua explicação, como sempre!!!!
    Obrigada pela atenção e me foi muito útil!!!
    Confirmou o que eu precisava saber..
    rsrs

    Um grande beijo!!!!

    Caty..

    ResponderExcluir
  2. O que dizer da fala do nosso SENHOR e salvador JESUS CRISTO que diz EM LUCAS 18:15;16 e 17 de forma IMPERATIVA:

    ...'DEIXAI VIR A MIM os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o Reino de DEUS'(...)?

    Ora, se CRISTO afirma ser do Reino os pequeninos, não há que se falar em arrependimento dos pais e não há um link determinante condicional entre os pais e os pequeninos que induza à salvação destes.

    ResponderExcluir
  3. Como o irmão citou: dos tais é o reino. A pergunta com a qual trabalhamos é, quem são os "tais"? São todos os pequeninos de toda época e lugar? São os tais que, como aqueles que lá estavam, são trazidos pelos pais a Jesus desde a infância?
    Concordo com o irmão acerca da falta de um determinante para fechar o assunto. Como procurei demonstrar, Deus salva crianças, mas a Bíblia não afirma que todas as crianças são salvas, mas, seja como for, todos os salvos têm a vida eterna por obra e graça de Deus, através de Jesus Cristo e não por direito de pouca idade, visto que todos já nascemos pecadores! Acima de tudo, não cabe a nós emitir julgamento, mas confiar a Deus a nossa família,como o fizeram os servos de Deus do passado: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Sim, caro Pastor; ( sem a pretensão de esgotar o assunto); somos salvos NÃO pela idade - pouca ou muita - conforme o Sr. mesmo colocou; tampouco somos salvos pelas obras como é do entendimento de todos porque todos sabemos e concordamos que com certeza somos salvos pela 'graça' de graça. A graça é favor imerecido! Pela graça sois salvos e isto não vem de vós...é doado por DEUS.

    O texto bíblico de Lucas 18: 15 em diante não afirma que aquelas crianças do contexto foram levadas 'por seus pais'; consta apenas que 'traziam'até as crianças e que estas se aproximaram do Senhor, e foram repreendidas pelos apóstolos.

    Quero crer que, o DEUS misericordioso eterno e Bom, não iria privilegiar apenas 'alguns' dos pequeninos com o Reino - num sentido 'estrito' e restrito; do contrário não insistiria para que recebêssemos o Reino de Deus como UMA criança...

    Ressalte-se que ELE não disse em nenhum momento 'como estas crianças'.

    Criança pelo que estou entendendo é uma 'condição imprescindível' para receber o reino de Deus; Não importando a esta altura se foram 'trazidas' ou não e a que época ou lugar pertençam. No entanto, concordo que devemos sempre que possível apresentar as coisas do alto aos pequeninos...sim é claro; independente se for através dos pais, responsáveis ou conhecidos, justamente porque aquelas são receptivas a tudo e qualquer coisa(devido a sua inocência)e é justamente por causa desta condição de aprendizado que Cristo fez esta analogia!

    Convenhamos; qualquer um pode dizer qualquer coisa para uma criança que ela irá acreditar posto que ainda (salvo raras exceções) não possuem ainda nenhum filtro; senso crítico ou discernimento completo de todas as coisas. Inocência, pureza d'alma e de espírito são as características básicas que devem fundamentar e padronizar a personalidade humana.

    Agilidade, perspicácia e discernimento vem mais tarde na medida de nosso entendimento, discernimento, maturidade, conveniência e necessidades.

    Em suma; acredito que a todas as crianças pertence SIM o REINO de DEUS e que são resgatadas pelo criador independente de sua condição de vida e do que quer que seja! Ainda que repreendidas por suas 'traquinagens' isto não é condição para sua 'salvação' posto que apenas 'refletem' o ambiente em que vivem e/ou são educadas.

    Se vivem em meio ao pecado, brigas, agressões, vícios violências é isso que refletem geralmente em seus comportamentos;de outra sorte; se vivem em ambiente sadio, respeitoso, amoroso,cheio de harmonia é isso que refletem também! Como a um espelho, não podem ser responsabilizadas pelas imagens que captam; e DEUS em toda sua sapiência deixa isto bem claro ao recebê-las independentemente da imagem ou impressão a que estão refletindo. Essas impressões 'não são as crianças' apesar de serem expressas através das crianças.

    É assim que compreendo ordem 'imperativa' de Jesus: Deixai vir a mim os pequeninos porque dos tais ( dos pequeninos) é o reino de DEUS!

    Meus respeitos caro Pastor Sandro, pelo belo trabalho a que está se dispondo a fazer neste Blogger e, desta forma, nos presenteado com seus sábios conselhos fundamentados sempre na Palavra contida na Biblioteca Sagrada.

    Seja sempre e sempre agraciado com as bençãos do Altíssimo!

    ResponderExcluir
  5. pastor, a biblia diz(o salario do pecado é a morte) podemos interpretar assim? ( e o salario do pecado é a vida eterna nas garras do pai da mentira?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pecado e tudo aquilo que contrária a Deus...no meu entendimento Deus se aborrece com a desobediência e o desobediente está sujeito a morte como consequência dos seus atos pecaminosos e não existe vida eterna nas garras do pai da mentira...pois a vida e uma dádiva de Deus...

      Excluir
  6. Uma resposta politica,,, Nem sim, nem não, mais quem sabe talvez....Acaso o céu existirão crianças ou velhos, ou jovens?
    Incrível como pastores presbiterianos fogem da doutrina para agradar ao seu membros... Talvez por precisar tanto de seus dízimos... Quem sabe?

    ResponderExcluir
  7. Uma resposta politica,,, Nem sim, nem não, mais quem sabe talvez....Acaso o céu existirão crianças ou velhos, ou jovens?
    Incrível como pastores presbiterianos fogem da doutrina para agradar ao seu membros... Talvez por precisar tanto de seus dízimos... Quem sabe?

    ResponderExcluir
  8. Caro "Unknown", seu comentário demonstra falta de atenção ao que escrevi. Minha sincera disposição aqui não é ser político ou afirmar doutrinas ou dogmas humanos. Minha proposta é ser o mais bíblico possível, conforme a iluminação que Deus me deu! É bem provável que verdadeiros irmãos em Cristo acreditem que tenham (e talvez tenham mesmo) melhor entendimento e maior iluminação, e por isso, concedo este espaço para expressarem seu posicionamento. Todavia, peço que não façam ataques pessoais, principalmente, para com toda uma classe de servos de Deus, e que antes, atendam ao que a Bíblia nos ordena: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" (Colossenses 4:6).

    ResponderExcluir