Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Onde Será a Morada Final dos Cristãos?

Pr. Sandro, bom dia.

Um dos assuntos que gostaria de explanar é sobre escatologia, no que tange ao texto de II Pedro, onde afirma que a “terra será atingida, mas não destruída” (não me lembro o capítulo e versículo), o que nos leva a pensar se o NOVO CÉU e a NOVA TERRA não serão aqui mesmo....
 Obrigado.


Caro irmão e Presbítero Carlos,

O texto que você menciona é II Pedro 3. 10-13

10  Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.
11 ¶ Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,
12  esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
13  Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

Como postei em 12 de outubro de 2010, respondendo à pergunta do irmão Danilo “Onde as almas ficam hospedadas após a morte do corpo?”:

" ... de acordo com a Bíblia, a alma do crente, imediatamente após a morte, entra na presença de Cristo. O lugar para onde vai é conhecido como Paraíso, Céu, terceiro Céu, Seio de Abraão, etc”.

Daí na Igreja Cristã, costumeiramente, quando se fala da vida futura prometida por Deus, o que mais se ouve é do céu como indicação do lugar final de descanso do cristão; como se a terra prometida fosse apenas uma bênção que foi ou será dada durante algum tempo aos descendentes de Abraão segundo a carne, os atuais israelitas ou israelenses.
Vê-se uma supervalorização deles como povo amado por Deus, e também do céu como morada eterna dos crentes, quando na verdade, este maravilhoso recanto de bênçãos é apenas de um lugar provisório para as almas dos salvos, que um dia, de corpo e alma ressuscitados haverão de tomar posse da terra, a Nova Terra, prometida aos verdadeiros filhos de Abraão.
É preciso que saibamos que a expressão Reino dos céus não nos remete ao destino final dos crentes, mas, antes à origem deste reino que veio do céu (de Deus) para nós, sendo equivalente ao termo “Reino de Deus”.

Confira:
Mateus 8.
11  Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.
Lucas 13.
29  Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus.

É necessário que percebamos que uma visão reduzida do plano de Deus para seus filhos tem pouca consideração com a natureza criada por Deus, e de certo modo, diminui a expectativa pela volta do nosso Senhor.
- Todavia, que Deus tem um plano que envolve a recuperação da terra que um dia foi amaldiçoada por causa do pecado humano:

Gênesis 3.
17 ¶ E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.
18  Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.

Romanos 8.
19  A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.
20  Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,
21  na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
22  Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
23  E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.


- Assim, diferentemente do que muitos pensam, não existe da parte de Deus um desprezo quanto à sua criação, como se apenas a parte imaterial tivesse importância, o Senhor, já desde o Antigo Testamento tem prometido a posse da terra aos Seus filhos, o que foi depois confirmada pelo nosso Senhor no Sermão do Monte:


Salmos 37:11  Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.
Salmos 37:29  Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.
Salmo 115.16  Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
Isaías 60:21  Todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.
Isaías 65:9  Farei sair de Jacó descendência e de Judá, um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão nela.
Mateus 5:5  Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.


- A promessa de Deus foi manifesta a Abraão e sua descendência:

Gênesis. 17.
7 Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.
8  Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.

Êxodo 19.
5  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;
6  vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

- E a Bíblia em sua revelação progressiva, nos mostra quem são os verdadeiros filhos de Abraão, deixando claro que as promessas de Deus ao patriarca são extensivas à igreja de Cristo:

Romanos 9.
6 E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;
7  nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
8  Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa.

Gálatas 3.
28  Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
29  E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Efésios 4.
4  há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;
5  há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6  um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
7  e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

Romanos 4.
13  Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.
14  Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa,
15  porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.
16  Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós,
17 ¶ como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
18  Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
19  E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,
20  não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
21  estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.
22  Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.
23 ¶ E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,
24  mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,
25  o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.

Efésios 1. 13,14
13  em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
14  o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

- Estas promessas ainda aguardam cumprimento, até que se complete o números dos verdadeiros filhos de Abraão, os herdeiros da promessa:

Hebreus 11.
13  Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
14  Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.
15  E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
16  Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

I Pedro 1.
10 ¶ Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada,
11  investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.
12  A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.


Hebreus 8.
10  Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

I Pedro 2.
9  Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10  vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

- Essas promessas envolvem a posse final e absoluta da Nova Terra. O Antigo Testamento já vislumbrava esta bênção, embora ainda não ficasse de todo evidenciada a vitória total sobre o pecado e a morte, já havia a expectativa da ressurreição e do juízo de Deus:

Daniel 12.13
13  Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.

Jó 19.
25  Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.
26  Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.
27  Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.

Ezequiel 34.
23  Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.
24  Eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.
25  Farei com elas aliança de paz e acabarei com as bestas-feras da terra; seguras habitarão no deserto e dormirão nos bosques.
26  Delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, eu farei bênção; farei descer a chuva a seu tempo, serão chuvas de bênçãos.
27  As árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as varas do seu jugo e as livrar das mãos dos que as escravizavam.
28  Já não servirão de rapina aos gentios, e as feras da terra nunca mais as comerão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante.
29  Levantar-lhes-ei plantação memorável, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios.
30  Saberão, porém, que eu, o SENHOR, seu Deus, estou com elas e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o SENHOR Deus.
31  Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois, mas eu sou o vosso Deus, diz o SENHOR Deus.

Isaías 65.
17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.
18  Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo.
19  E exultarei por causa de Jerusalém e me alegrarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor.
20  Não haverá mais nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.
21  Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto.
22  Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos.
23  Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles.
24  E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
25  O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.

Isaías 66.
22  Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
23  E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

- O Novo Testamento nos dá maior clareza acerca da promessa de Deus de que seus filhos possuirão a Terra, uma terra que será destruída e renovada, através de uma portentosa ação divina, não mais através da água como foi na criação e no Dilúvio de Noé, e sim pelo fogo:

II Pedro 3.
1 Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida,
2  para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos,
3 tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões
4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
5  Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus,
6  pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água.
7  Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.

Como lemos, isto se dará no Dia do Juízo do Senhor, que por esta ação renovará todo o Universo, fazendo deste céu e desta terra, um Novo Céu e uma Nova Terra, onde pra sempre habitará a justiça e Deus fará morada entre os homens.
Apocalipse 21.

1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
3  Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4  E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5  E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
... ...
22  Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23  A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24  As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.
25  As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite.
26  E lhe trarão a glória e a honra das nações.
27  Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.

Apocalipse 22

1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.
2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.
3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,
4 contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.
5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
6 Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.

Assim, podemos perceber que pela promessa de Deus existe sim um paraíso final e terreno reservado para os verdadeiros filhos de Deus, a Nova Terra, que é a Nova Jerusalém que descerá do céu, por ocasião da Segunda Vinda de nosso Senhor. E nós, os salvos e em corpos ressurretos e transformados viveremos e reinaremos aqui não apenas por mil anos, mas, para todo o sempre com o nosso Deus!

Para maiores esclarecimentos recomendo a leitura dos livros:
A Bíblia e o Futuro, de Antony Hoekema
A Vida Futura Segundo a Bíblia; e
Mais Que Vencedores (Comentário de Apocalipse), de William Hendricksen;
Todos da Editora Cultura Cristã. 

6 comentários:

  1. Boa noite paz do senhor pastor eu já fui casada e separei e gostaria de saber se é pecado namora outra pessoa separada também

    ResponderExcluir
  2. Irmã, para responder a sua pergunta seria necessário maior conhecimento da situação.
    Recomendo que a senhora acesse o link abaixo:
    https://respondapastor.blogspot.com.br/2011/08/posso-me-casar-com-um-divorciado.html?m=1

    ResponderExcluir
  3. Olá,pastor. A paz do Senhor
    Comecei a me interessar por um rapaz que é divorciado. (a relação anterior dele, foi bastante conturbada com vários términos e voltas/ com traição) que culminou no término do casamento. Antes de se casar ele já conhecia a palavra de Deus, mas "acredito eu" que estava afastado. Hoje, aparentemente, ele voltou pra Jesus. Foi consagrado à diácono na igreja que frequenta"nem sei se isso é correto, se puder me esclarecer tbm".Eu sou Solteira. Enfim, se me casar com ele posso perder minha salvação? No caso estarei cometendo adultério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara leitora, recomendo que leia:
      http://respondapastor.blogspot.com.br/2011/08/posso-me-casar-com-um-divorciado.html?m=1

      Excluir
  4. Boa Noite, Pastor. Me casei só no cartório, mas a convivência tem sido muito difícil. Queremos nos separar. Podemos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amigo (a) leitor (a)!
      Obrigado por me escrever.
      De início preciso lhe dizer que o casamento, foi instituído por Deus para a união entre homem e mulher e multiplicação da espécie humana, não só para os cristãos. Por isso, para formalizar o enlace é necessário mesmo a união civil no cartório. Igrejas não costumam oficializar casamentos, apenas rogam as bençãos de Deus para a nova união que já foi oficializada no cartório. Líderes religiosos podem até celebrar uniões com efeito civil, desde que atendam a todos os requisitos e registros legais. Assim, seu casamento no cartório é perfeitamente válido diante de Deus!
      Mas, reflita bem:
      Qual o motivo de sua futura separação?
      Houve adultério?
      Houve abandono por causa de sua fé?
      Estes são os dois únicos motivos aprovados pela Palavra de Deus, que lhe permitem um segundo casamento.

      Vivemos em tempos difíceis, quando cada pessoa busca a própria felicidade. Deste modo, as uniões se complicam, tornando-se descartáveis. Assim, quando a união não deu certo, o jeito é separar?!? Amigos se afastam, cônjuges se separam, às vezes até mesmo filhos ou país idosos são abandonados.
      Mas, por que não somos felizes?
      Porque baseamos nossas uniões em expectativas de realização pessoal e não em constituirmos um lar verdadeiramente cristão, para a glória de Deus.
      Ele, que criou a família, é que deve ser buscado para orientar e sustentar a casa!
      Peço que leia a Bíblia, especialmente as Cartas de Paulo aos Efésios, e aos Colossenses. Além disso, busque uma igreja com conselheiros verdadeiramente cristãos para servir bem a Deus, e conforme a Graça de Cristo, reconstruir o seu lar.
      Que Deus os abençoe!

      Excluir