Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

E todo o joelho se dobrará...

Em de 24/08/2010
Adailton escreveu:

Boa noite Pastor.
“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra” Filipenses 2.10

Quando o Apóstolo Paulo diz essa frase ele se refere aos mortos?
Um abraço,
Adailton

Resposta:
Caro Adailton,

O texto referido é este:
Filipenses 2. 1-11
1 ¶ Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Destaque no vers.10 “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra”

Note que o assunto do parágrafo bíblico é a recomendação para que sigamos o bom exemplo da humildade de Cristo. Ele, que desde sempre é o Eterno Filho de Deus manifesta tamanha humildade em sua trajetória salvífica, desde o afastamento de sua posição de plena soberania, passando pela humilhante encarnação, obediência e morte substitutiva, ascensão e exaltação até a completa glorificação com o reconhecimento submisso de todas as criaturas do Universo.

Adailton, sua questão específica nos leva a um ponto do qual a Bíblia não trata com muita freqüência, daí certa dificuldade em dizer o significado exato de todas as palavras, especialmente a expressão “debaixo da terra”. Por isso, vou, humildemente dizer o que julgo mais coerente com a totalidade do ensino bíblico, recurso conhecido na teologia como “Analogia das Escrituras”. Parto do princípio de interpretação que entende que textos difíceis devem ser explicados a partir dos textos mais claros.   

Creio que a expressão “nos céus” se refira aos seres angelicais juntamente com os que foram mortos e, então, ressuscitados em Cristo, que desde o momento da morte já gozam das virtudes celestiais.

Lucas 16:22  Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
Lucas 23:42, 43  E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

“Na terra”, penso que se trate dos vivos que estiverem na terra, por ocasião da volta de Jesus.

1 Coríntios 15:51, 52  Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

E “debaixo da terra” se refira aos ímpios, trazidos do inferno, juntamente com alguns anjos maus que já se encontram em algemas eternas, bem como o diabo e seus anjos (demônios) que serão lançados na “versão completa” do inferno, que então será chamada de Lago de Fogo, ou segunda morte.

Judas 1:6  e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;
Mateus 25:41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Apocalipse 20:12-15  Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
E finalmente:

2 Timóteo 4:1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino.

Romanos 14:11, 12  Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.


Entendo que o texto consultado, especialmente a parte final “toda a língua e todo o joelho”, de acordo com os demais textos apresentados, só pode se referir ao momento da Volta de Cristo e do estabelecimento do Juízo Final, com a nomeação de todas as classes de seres inteligentes, para que todos, mesmo aqueles que forem condenados, prestem glórias a Jesus Cristo. 

18 comentários:

  1. Pastorzinho, o amigo não entende o que lê?

    Veja: e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

    Se os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, por ocasião da volta de Jesus Cristo, que mortos estão no céu?

    Acaso não sabe o que é uma parabola? Leia a parabola toda que verás o desfecho: Lucas 16:30 - E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, AINDA QUE ALGUM DOS MORTOS RESSUSCITE.

    No outro versículo do ladrão arrependido: A tradução correta é: Em verdade te digo hoje, que estarás comigo no paraíso.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero e qualidade com vc irmã

      Excluir
    2. Pastorzinho? Vai devagar ai oh Jezabel.

      Excluir
    3. É lamentável o quanto o pastorzinho, torce o texto bíblico ainda bem que, o Falar de DEUS, lhe mostrou com quantos paus se faz uma jangada!
      Parabéns!

      Excluir
  2. Boa noite, amiga leitora.
    Agradeço-lhe a visita e a sua meiga observação.
    Mas, por favor, considere o que lhe digo abaixo.

    Biblicamente podemos dizer que aquele que crê vai imediatamente gozar as bênçãos ao lado de Cristo, como disse o apóstolo Paulo:
    “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”. Filipenses 1.23

    Sobre a história que Jesus contou do rico e do Lázaro, ainda que fosse uma parábola, merece nossa consideração quanto aos fatos da vida e da morte, pois todas as suas parábolas tratavam de fatos reais ou perfeitamente possíveis de terem acontecido; nosso Senhor jamais contou uma parábola ilusória ou inverossímil.
    Quanto ao texto que você mencionou, em nada contradiz o fato de que as almas dos mortos com Cristo já se encontram no céu aguardando a ressurreição do corpo; como podemos ver:

    1 Coríntios 15:42 e 54
    42. Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.
    54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
    E, quanto ao texto de Lucas 23.43, de Jesus com o ladrão na Cruz, lhe asseguro que tanto o texto grego, como todas as traduções de que disponho, em inglês, italiano, espanhol e português falam de maneira semelhante:

    Ex:

    Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
    Bíblia João Ferreira de Almeida
    Versão Revista e Atualizada

    E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
    Bíblia João Ferreira de Almeida
    Versão Revista e Corrigida

    Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.
    Nova Versão Internacional (NVI)

    Jesus respondeu: -Eu afirmo a você que isto é verdade: Hoje você estará comigo no paraíso.
    Versão na Linguagem de Hoje (SBB)

    Entonces Jesús le dijo: --De cierto te digo que hoy estarás conmigo en el paraíso.
    Versão Castelhana de Reina e Valera

    And Jesus said to him, "Assuredly, I say to you, today you will be with Me in Paradise."
    Versa Inglesa King James

    Kai eipev auto amem soi lego semeron met esse en to paradeiso
    Westcott Hort Greek Text


    Kai eipev auto ho iesous amem lego soi semeron met emou esse en to paradeiso
    Interlinear Greek New Testment


    A única versão (se é que assim pode ser chamada) que segue a sua interpretação é a dos testemunhas de Jeová, que arbitrariamente e sem sólido apoio linguístico, mudaram as Escrituras para se adequarem às suas doutrinas.

    Peço que leia ainda:
    http://respondapastor.blogspot.com.br/2010/10/onde-as-almas-ficam-hospedadas-apos.html

    E também o excelente artigo do instituto Cristão de Pesquisa:
    http://www.icp.com.br/83materia.asp


    Que Deus nos ilumine!!!

    ResponderExcluir
  3. Se os mortos em Cristo recebem as suas recompensas logo após a morte, vamos riscar da bíblia hebreus 11,13 APC 22,12, DANIEL12, 2 JOÃO 5,28-29 E 1TESS 4,16 e etc, a verdade é que muitos estão acostumados a beber água sem saber a procedência da fonte e acabam "repetindo" ensinamentos ultrapassados que são meramente ideologias humanas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem!! Só sob a luz d Espírito Santo,se pode entender a PALAVRA d Deus.

      Excluir
  4. Boa noite, caro Ronaldo.

    Não aconselho ninguém a riscar a Bíblia, antes procuro incentivar a estudá-la como um todo e não apenas as partes que lhe convém. Vamos aos textos que você citou:

    Hebreus 11.13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.

    Esta passagem trata acerca dos crentes do Antigo Testamento, que morreram na esperança da vinda do Messias, revelando que era preciso que o Senhor viesse para lhes garantir a eterna posse da Terra Prometida; mas, não diz nada acerca do que acontece após a morte. Embora os mortos com Cristo já tenham uma antevisão da glória, ainda não têm o cumprimento total das promessas de Deus, até que o Senhor traga à existência o Novo Céu e a Nova Terra.


    Apocalipse 22. 12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
    Este texto trata acerca da certeza do justo Juízo de Deus que há de revelar na Segunda Vinda de Cristo. Em nada contradiz o fato de que os justos já ao morrer vão à bendita presença de Deus e os ímpios vão preventivamente ao inferno aguardando a sentença divina, quando então o inferno será jogado no Lago de Fogo.


    Daniel 12. 2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
    E 13 Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.
    De igual modo, estas passagens de Daniel apenas afirmam que podemos morrer e descansar em paz na certeza de que, no momento certo, Deus fará a completa justiça sobre maus e bons.

    João 5. 28 e 29: Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

    I Tessalonicenses 4.16, 17 e 18: Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

    Também creio na Segunda Vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e na Ressurreição do corpo; e também acredito que isto em nada invalida a segurança que a Bíblia nos dá de que no momento de nossa morte, os que nEle cremos já desfrutaremos a felicidade de Sua companhia bendita:

    “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”. Filipenses 1. 21-23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só sob a luz d Espírito Santo se interpreta a Palavra de Deus!! Somente.

      Excluir
  5. 2 hereges testemunhas de Jeová se levantando contra este homem de Deus que com muita educação os respondeu a altura
    Bíblia pura parabéns pastor

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo apoio, querido irmão!
    Mas, fique tranquilo irmão, este espaço aqui é mesmo para que as pessoas das mais diversas linhas possam expressar suas dúvidas e ponderações. Tenho esperança de poder ser útil para, com a graça de Cristo, ajudar a esclarecer a todos quantos queiram minha opinião sincera como servo que ama a Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Realmente o maior problema com a tradução do novo mundo, é torcer as escrituras mudando as pontuações, para que suas doutrinas heréticas sejam ensinadas ao leigo que fica aprisionado por seus lideres.Que citam textos sem contextos .ESSE É O PERIGO.

    ResponderExcluir
  8. Desculpem, mais como vi que a maioria dos manifestantes aqui são "lideres religiosos" não posso deixar de me expressar.
    Em primeiro lugar quero pedir desculpas ao Adailton, que so queria tirar uma dúvida(aprender), ser discipulado.

    Em segundo."Falar de Deus"! Julgando, agindo sem educaçào, aprendestes assim com Cristo? Tenho certeza que não, mais evita os falatórios profanos, porque produzirão somente impiedade.
    Adailton, você é precioso pra Deus, procure lideres sérios que não se metem em questões loucas, que só produzem contendas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Caro (a) amigo (a) anônimo (a)
    Espero não ter sido mau educado ou deselegante, se o fui, com certeza, foi sem querer; nesse caso, me perdoem!
    Como você, todos aqui tem o direito de expressar sua opinião. É claro que esperamos que o façam de modo educado e responsável. Entretanto, ainda que não seja sempre assim, nem por isso, dou como debate inútil, pois penso o tempo todo nos amigos e irmãos que podem ser beneficiados com as explicações, apesar das divergências.
    O irmão Adailton é um amigo e irmão muito amado, e de modo algum quis expô-lo, ou a quem quer que seja!
    Confio em Deus, nosso Senhor, aquele que, por graça e misericórdia, usa a servos sinceros e imperfeitos como eu!

    ResponderExcluir
  10. Se a Palavra de Deus não nos muda podemos acabar mudando ou melhor tentando mudar a Palavra de Deus foi o que fez o fundador da seita TJ C T Russel

    ResponderExcluir