Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

As Marias do Novo Testamento


Em 12 de agosto
Eliel Lago escreveu:
A paz do Senhor Pastor Sandro. Minha questão é sobre a Maria que ungiu os pés de Jesus. São quantas Marias e quais são? Maria Madalena era prostituta ou apenas endemoninhada? Shalom.

Resposta
Caríssimo Eliel:

No Novo Testamento temos referência a oito “Marias”, que provavelmente tratam de cinco ou seis pessoas distintas: 1. Maria, mãe de Jesus; 2. Maria Madalena; 3. Maria, mãe de Tiago, Maria, esposa de Cleopas, a outra Maria; 4. Maria, irmã de Marta e Lázaro;  5. Maria, mãe de João Marcos; e finalmente 6. Maria, saudada pelo apóstolo Paulo.

1.                  Maria, mãe de Jesus.
Reconhecida como serva de Deus, foi obediente e fiel na tarefa de conceber e dar a luz, e, juntamente com seu marido José, criar o menino Jesus, o Filho Unigênito de Deus encarnado. Contudo, a Bíblia menciona tanto a virtude como os momentos de fraqueza e de confusão da bem aventurada Maria. Isto de modo algum permite que nos esqueçamos do seu importante papel na vida de Jesus e de sua fiel participação na igreja do Novo Testamento. Todavia devemos lembrar que a Igreja do Novo Testamento jamais reconheceu outro senhor ou senhora, além de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Mateus 1:16  E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.
Lucas 1:38  Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.
Mateus 1:18 ¶ Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Mateus 1:20  Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
Mateus 2:11  Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
Lucas 2: 48-50 Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?
Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera.
Marcos 3. 20, 21  Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.
Marcos 3. 31-35 Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura. Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
João 19:25  E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Atos 1:14  Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
Efésios 4:5  Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
1 Coríntios 8:6  todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

2.                  Maria Madalena - Maria de Magdala (uma aldeia da Galiléia em Israel).
Esta Maria é aquela da qual se diz em Lucas 8:32 de quem Jesus expulsou sete demônios. Não é adequado identificá-la com a mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus, de Lucas 7:36-50, pois daquela apenas se menciona que era pecadora (não lhe mencionando o pecado), mas, com certeza não estava possessa, pois se põe conscientemente a adorar a Jesus. Era a primeira vez que se encontrava com Jesus (é o que podemos depreender da descoberta de Jesus acerca do passado dela, que o fariseu julgava como necessário para provar que Ele era um profeta de Deus), e já saiu de sua presença com a sentença de salvação. Maria Madalena foi testemunha da morte e ressurreição de Jesus.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Lucas 8:2  e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
João 19:25  E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Marcos 15:47  Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto.
Marcos 16:1 ¶ Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.
João 20:1 ¶ No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.
João 20:11 ¶ Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo,
João 20:16  Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!
Marcos 16:9 ¶ Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.
João 20:18  Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.
Lucas 24:10  Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos.

Lucas 7: 37-39, 50  E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.


3.                  Maria, mãe de Tiago; Maria, esposa de Cleopas; A outra Maria.
Das referências bíblicas abaixo é possível depreender com segurança que essas três “Marias” são a mesma pessoa. Segundo, Eusébio de Cesaréia (270-340 d.C), citando Hegesipo, ela era cunhada de Maria, mãe de Jesus. Ela fazia parte do grupo de mulheres que presenciou a morte e a ressurreição de Jesus.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Mateus 27:56  entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu.
Marcos 15:40  Estavam também ali algumas mulheres, observando de longe; entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;
Marcos 15:47  Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto.
Marcos 16:1 ¶ Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.
Lucas 24:10  Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos.
João 19:25  E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Mateus 27:61  Achavam-se ali, sentadas em frente da sepultura, Maria Madalena e a outra Maria.
Mateus 28:1 ¶ No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
“Depois do martírio de Tiago e da tomada de Jerusalém, que se seguiu ime­diatamente, é tradição que os apóstolos e discípulos do Senhor que ainda viviam reuniram-se de todas as partes num mesmo lugar, junto com os que eram da família do Senhor segundo a carne (pois muitos deles ainda viviam), e todos celebraram um conselho sobre quem seria considerado digno de suceder a Tiago, e todos, por unanimidade, decidiram que Simeão, o filho de Clopas - mencionado também pelo texto do Evangelho, era digno do trono daquela igreja, por ser primo do Salvador, ao menos segundo se diz, pois Hegesipo refere que Clopas era irmão de José... ... Com um pouco de cálculo pode-se dizer que tam­bém Simeão viu e ouviu pessoalmente o Senhor, baseando-se na longa duração de sua vida e na menção que o texto dos evangelhos faz de Maria de Clopas, de quem já se demonstrou que Simeão era filho”. [“História Eclesiástica”  de  Eusébio de Cesaréia. pp. 60, 69,70. Editora Novo Século. São Paulo, 1999].


4.                  Maria, irmã de Marta e Lázaro
Maria, irmã de Marta e Lázaro é a mulher mencionada em João 12:3, Mt 26:6-13 e Mc 14:3-9, que ungiu a Jesus próximo ao tempo em que Ele havia de morrer na cruz. Ela estava tremendamente agradecida por Jesus ter ressuscitado seu irmão. Há pouquíssimas diferenças nestes relatos; enquanto Mateus e Marcos dizem que a mulher ungiu a cabeça de Jesus, João nos conta que Maria, irmã de Lázaro lhe ungiu os pés. Isto não é um verdadeiro problema, pois uma coisa não exclui a outra. Entretanto, é importante diferenciar esta unção em Betânia daquela de Lucas 7, que ocorreu na Galiléia. Enquanto naquela, os presentes se achavam importantes demais para que a mulher de vida duvidosa viesse à sua presença, lhes causando estranheza a aceitação de Jesus; nesta os presentes achavam o perfume caro demais para ser “desperdiçado” em Jesus. Por outro lado, Maria sempre valorizava a presença do Senhor Jesus; nada lhe parecia mais importante do que estar junto dEle e ouvir Seus ensinos; esta atitude foi elogiada por Cristo.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS
João 11:2  Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.
João 11:19  Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão.
João 11:32  Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
João 11:45 ¶ Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.
Lucas 10:39  Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
Lucas 10:42  Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

João 12:3-9  Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes. Soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali, e lá foram não só por causa dele, mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.
Lucas 7:36-50 Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinqüenta.  Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?  Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés. Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.


5.                  Maria, mãe de Marcos
Existe apenas uma referência direta acerca desta Maria, mãe de João Marcos, autor do Evangelho de Marcos, primo de Barnabé. Especula-se que a instituição da Santa Ceia, por Jesus, tenha acontecido na casa dela e que o jovem do lençol (que fugiu desnudo), tenha sido o seu filho João Marcos.

REFERÊNCIA BÍBLICA

Atos 12:12  Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
Colossenses 4:10  Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o)
Marcos 14:51, 52  Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu desnudo.

6.                  Maria, saudada pelo apóstolo Paulo
O apóstolo não dá nenhuma outra informação acerca desta virtuosa mulher, que poderia ser qualquer uma das anteriores, ou ainda outra, visto que este nome era muito comum na igreja, pois era a forma helenizada de Miriã, irmã de Moisés e importante personagem bíblica.
 
REFERÊNCIA BÍBLICA
Romanos 16:6  Saudai Maria, que muito trabalhou por vós.

14 comentários:

  1. Obrigado pela resposta. Uma outra dúvida foi sanada a partir deste esclarecimento: as Marias que ungiram os pés de Jesus nas duas ocasiões nâo eram Maria Madalena e Maria irmã de Lázaro, e sim, Maria, a pecadora e Maria irmã de Lázaro. Fica na paz.

    ResponderExcluir
  2. Isto mesmo, mas lembre-se que a mulher chamada "pecadora" não recebe o nome de Maria. Embora seja comum a confusão, esta mulher pecadora, a mulher adúltera de João 8 e Maria Madalena, são três pessoas diferentes.
    Um forte abraço, Sandro.

    ResponderExcluir
  3. Então, hoje na minha igreja estudamos sobre a mulher pecadora que derramou que derramou alabastro na cabeça de Jesus, e Maria, irmã de Lázaro que ungiu os pés de Jesus. Entendi que o comentarista não foi bem claro nestas colocações, porém estudando melhor os textos entendi que eram pessoas distintas e pude colocar para os alunos e assim tirar as dúvidas. Agora, lendo este comentário fiquei ainda mais esclarecida. Obrigada. Embora assine como anônima, meu nome é Maria Magdalena Moraes de Souza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Maria Magdalena, fico feliz pela graça de poder ajudá-la! Ainda mais quando o assunto faz referência a alguém que como você, se chamava Maria Magdalena! Que o Senhor Jesus lhe abençoe para que você O sirva com semelhante fidelidade!!!

      Excluir
  4. Só não entendi por que o têxto de Lucas 7:36 a 50 entrou como referência à Maria irmã de Marta e Lázaro.
    Forte abraço.
    Edgard Gonçalves
    Igreja Batista Central de Nova Friburgo.

    ResponderExcluir
  5. Talvez eu não tenha sido claro como gostaria; eu só coloquei o texto de Lucas 7, para evidenciar que não se trata de Maria, irmã de Lázaro; eu só quis usá-lo como um paralelo!
    Obrigado pela observação!
    Outro abraço, irmão Edgard!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Edgard, eu citei Lucas 7, tanto no Caso de Maria Madalena quanto de Maria, irmã de Lázaro, tentando demonstrar que não era nenhuma delas, pois a tal "mulher pecadora" não é identificada na Bíblia como uma das Marias!
      Que Deus o abençoe, querido irmão!

      Excluir
    2. Ok Pastor, entendido. Muitíssimo obrigado.
      Poderia nos ajudar na seguinte questão?

      No episódio de Lucas 7:36 a 50, Marcos 14:3 a 9, Mateus 26:6 a 13 e João 12:1 a 8 onde Jesus é ungido, as mulheres mencionadas seriam três diferentes (mulher, mulher pecadora e Maria irmã de Lázaro), duas diferentes (mulher pecadora e Maria irmã de Lázaro) ou uma somente (Maria irmã de Lázaro)?

      Aguardamos ansiosamente por um esclarecimento para enriquecer a nossa EBD no próximo domingo.

      Um forte abraço.

      Edgard Gonçalves
      Igreja Batista Central de Nova Friburgo

      Excluir
  6. Ainda tem a mãe de José d' Arimatéia, que se chamava Maria.
    Marcos 15.47
    E Maria Madalena e Maria mãe de José observando onde o punham.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Ela é a número 4 de nossa lista: Maria, irmã de Marta e Lázaro. Os três moravam em Betânia, de Judá!

      Excluir
  8. Paz e graça, li um estudo que diz que maria irmã de Lázaro é a maria mãe de João marcos no capítulo 12 de atos ,seria isso realmente possivel3?

    ResponderExcluir